Esporte e Lazer

Diálogos Possíveis à Luz da Pedagogia do Esporte

Autores

  • Rafael Stein Pizani Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
  • Silvia Cristina Franco Amaral Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
  • Roberto Rodrigues Paes Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)

DOI:

https://doi.org/10.35699/1981-3171.2012.717

Palavras-chave:

Esportes, Atividades de Lazer, Educação

Resumo

No presente artigo, mais do que apresentar o esporte enquanto possibilidade de atividade de lazer, nosso objetivo foi discutir as possibilidades, à luz da pedagogia do esporte, de o pesarmos e entendermos como elemento constituinte de nossa cultura e sua relação com a educação. Pautados em conceitos oriundos da pedagogia do esporte, procuramos questionar qual seria papel desta ou como esta poderia nos ajudar a pensar o esporte enquanto atividade de lazer. Desta forma, ao pensarmos na ligação de dois fenômenos singulares e dotados de significados próprios, dentre os quais está o caráter pedagógico, a pedagogia do esporte nos ajuda a pensar e atuar (teoria e práxis), bem como organizar, sistematizar, aplicar e avaliar procedimentos pedagógicos (FERREIRA; PAES, 2004).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ALMEIDA, M.A.B.de; GUTIERREZ, G.L. A nova dimensão esportiva: uma leitura do esporte e do lazer. EFDeportes. Buenos Aires: Año 12, n. 116, Enero de 2008. Disponível em: http://www.efdeportes.com/efd116/uma-leitura-do-esporte-e-do- lazer.htm . Acesso em: 28 maio 2010.

BENTO, J.O. Contextos da Pedagogia do Desporto: perspectivas e problemáticas. Lisboa: Livros Horizonte, 1999.

BRACHT, V. Sociologia crítica do esporte: uma introdução. 3. ed. Ijuí: Ed. Unijuí, 2005. (Coleção educação física).

BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília: Senado Federal, 1988.

________. Sociologia Empírica do Lazer. 2. ed. São Paulo: Perspectiva: SESC, 1999.

FERREIRA, H. B; PAES, R. R. O ensino das tarefas desportivas: Relato de experiência do programa de iniciação esportiva do SESC/Campinas. Rev. Portuguesa de Ciências do Desporto, v. 4, n. 2, 2004, p. 365-366.

FERREIRA, H.B. Pedagogia do esporte: identificação, discussão e aplicação de procedimentos pedagógicos no processo de ensino-vivência e aprendizagem da modalidade basquetebol. Dissertação (Mestrado) – Faculdade de Educação Física, Universidade Estadual de Campinas.Campinas: [s.n], 2009.

GALATTI, L.R. Pedagogia do Esporte: O livro didático como um mediador no processo de ensino e aprendizagem dos jogos esportivos coletivos. (2006). 138f. Dissertação (Mestrado) – Faculdade de Educação Física, Universidade Estadual de Campinas. Campinas: [s.n], 2006.

GALEANO, E. Futebol ao Sol e à Sombra. Tradução de Eric Nepomuceno e Maria do Carmo Brito. 3. ed. Porto Alegre: L&PM, 2004.

GALLAHUE, David L.; OZMUN, John C. Compreendendo o desenvolvimento motor de crianças, adolescentes e adultos. 3. ed. São Paulo: Phorte, 2005.

GUTTMANN, A. From ritual to record: the nature of modern sports. New York: Columbia University Press, 1978.

MAGNANI, J.G.C. Festa no Pedaço: cultura popular e lazer na cidade. 2. ed. São Paulo: Hucitec/UNESP, 1998.

MARCELLINO, N. C. Estudos do Lazer: uma introdução. Campinas: Autores Associados, 1996.

________. Estudos do Lazer: uma introdução. 3. ed. Campinas: Autores Associados, 2002. (Coleção educação física e esportes).

MASCARENHAS, F. Lazer como Prática da Liberdade: uma proposta para a juventude. 2. ed. Goiânia: Ed. UFG, 2004.

MARQUES, R.F.R.; GUTIERREZ, G.L.; ALMEIDA, M.A.B.de. A Transição do Esporte Moderno para o Esporte Contemporâneo: tendência de mercantilização a partir do final da guerra fria. ENCONTRO DA ALESDE, 1, “Esporte na América Latina: atualidade e perspectivas” UFPR - Curitiba - Paraná – Brasil. Disponível em: < http://cev.org.br/arquivo/biblioteca/a-transicao-esporte-moderno-para-o-esporte- contemporaneo-tendencia-mercantilizacao-partir-final-guerra-fria.pdf> Acesso em: 11 set. 2011.

MATOS, Z. Contributos para a compreensão da pedagogia do desporto. In: TANI, G.; BENTO, J. O.; PETERSEN, R. D. S. (Ed.). Pedagogia do desporto. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2006. p. 154-184.

PAES, R.R. Esporte Educacional. CONGRESSO LATINO-AMERICANO DE EDUCAÇÃO MOTORA, 1., Foz do Iguaçu, 1998.; CONGRESSO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO MOTORA, 2. Foz do Iguaçu, 1998. Anais... Campinas: UNICAMP: FEF/DEM, 1998. p. 109-114.

________. Educação Física Escolar: o esporte como conteúdo pedagógico do ensino fundamental. Canoas: Ed. ULBRA, 2001.

PAES, R.R.; BALBINO, H.F. Processo de ensino e aprendizagem no basquetebol: perspectivas pedagógicas. In: DE ROSE JUNIOR, D.; TROCOLI, V. Basquetebol: uma visão integrada entre ciência e prática. Barueri: Manole, 2005.

PARKER, Stanley. A Sociologia do lazer. Rio de Janeiro: Zahar, 1978.

SANTANA, W.C.de. Pedagogia do Esporte na Infância e Complexidade. In: PAES, R.R.; BALBINO, H.F. Pedagogia do Esporte: contextos e perspectivas. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2005. p. 1-23.

STUCCHI, Sérgio; Esporte de Lazer: Uma nova concepção pela educação. LICERE, Belo Horizonte v. 12, n. 4, p.1-30, 2009.

WERNECK, C.L.G.Recreação e Lazer: apontamentos históricos no contexto da educação física. In: WERNECK, C.L.G.; ISAYAMA, H.F. Lazer, Recreação e Educação Física. Belo Horizonte: Authêntica, 2003. p. 15-56.

Downloads

Publicado

2012-09-20

Como Citar

Pizani, R. S., Amaral, S. C. F., & Paes, R. R. (2012). Esporte e Lazer: Diálogos Possíveis à Luz da Pedagogia do Esporte. LICERE - Revista Do Programa De Pós-graduação Interdisciplinar Em Estudos Do Lazer, 15(3). https://doi.org/10.35699/1981-3171.2012.717

Edição

Seção

Artigos de Revisão