Perspectivas Históricas para o Lazer e a Educação na Natureza

Autores

  • Cleber Dias Universidade Federal de Goiás (UFG)

DOI:

https://doi.org/10.35699/1981-3171.2011.783

Palavras-chave:

História, Atividades de Lazer, Natureza

Resumo

O propósito deste artigo é analisar a história das concepções e das instituições ligadas à promoção do lazer e da educação por intermédio de práticas corporais em ambientes naturais. O principal argumento do trabalho é que embora alguns importantes acontecimentos sob este aspecto tenham se desdobrado, inegavelmente, apenas muito recentemente, a história de tais iniciativas são mais antigas e remontam, no mínimo, ao século XIX, resultado, portanto, de configurações sociais dinamizadas pela modernidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ABREU, Jean Luiz Neves. A Educação física e moral dos corpos : Francisco de Mello Franco e a medicina luso-brasileira em fins do século XVIII. Estudos Ibero- Americanos, Porto Alegre, v. 32, n. 2, p. 65-84, dez. 2006.

ALPHANDÉRY, Pierre; BITOUN, Pierre; DUPONT, Yves. O equívoco ecológico: riscos políticos da inconseqüência. São Paulo: Brasiliense, 1992.

ATTARIAN, Aram. Trends in outdoor adventure education. In: ASSOCIATION OF OUTDOOR RECREATION AND EDUCATION. Annual International Conference on Outdoor Recreation and Education: Preserving the Past, Protecting the Future. 16, Proceedings... Bloomington: Association of Outdoor Recreation and Education, 2002, p. 28-40.

CORBIN, Alain. O território do vazio. São Paulo: Companhia das Letras, 1989.

DIAS, Cleber. História do lazer na natureza no Rio de Janeiro entre 1779 e 1838: um estudo de caso. Tese (Doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação Física, Campinas, 2010.

DIAS, Cleber; MELO, Victor; ALVES JUNIOR, Edmundo. Os estudos dos esportes na natureza: desafios teóricos e conceituais. Revista Portuguesa de Ciências do Desporto, Lisboa, v. 7, n. 3, p. 358-367, dez. 2007.

GINZBURG, Carlo. O queijo e os vermes. São Paulo: Companhia das Letras, 1987. LE GOFF, Jacques. Na Idade Média: tempo da Igreja e tempo do mercador. In: _____. Para um novo conceito de Idade Média. Lisboa: Estampa, 1979, p. 61-73.

MAC FARLANE, Robert. Montanhas da mente. Rio de Janeiro: Objetiva, 2005.

MARINHO, Alcyane; INÁCIO, Humberto. Educação física, meio ambiente e aventura: um percurso por vias instigantes. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, Campinas, v. 28, n. 3, p. 55-70, maio 2007.

McCORMICK, John. Rumo ao paraíso: a história do movimento ambientalista. Rio de Janeiro: Relume Dumará, 1992.

PICKETT, Bronte; POLLEY, Scott. Investigating the history of outdoor education in South Australia. Australian Journal of Outdoor Education, v. 5, n. 2, p. 49-53, 2001.

RAUCH, André. As férias e a natureza revisitada (1830-1939). In: CORBIN, Alain (ed.). História dos tempos livres. Lisboa: Teorema, 2001, p. 93-135.

SALGUEIRO, Valéria. Grand Tour: uma contribuição à história do viajar por prazer e por amor à cultura. Revista Brasileira de História. São Paulo, v. 22, n. 44, p. 289-310, 2001.

THOMAS, James. Kurt Hahn and the aims of education. Journal of Experiential Education, v. 13, n. 1, p. 6-13, 1990.

VIGARELLO, Georges. A invenção da ginástica no século XIX: movimentos novos, corpos novos. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, Campinas, v. 25, n. 1, p. 9- 20, set. 2003.

WOODS, Henry. Nols history. National Outdoor Leadership School. Disponível em: http://www.nols.edu/about/history/nols_history.shtml. Acesso em: 21 jan. 2009.

Downloads

Publicado

2011-03-20

Como Citar

Dias, C. (2011). Perspectivas Históricas para o Lazer e a Educação na Natureza. LICERE - Revista Do Programa De Pós-graduação Interdisciplinar Em Estudos Do Lazer, 14(1). https://doi.org/10.35699/1981-3171.2011.783

Edição

Seção

Artigos de Revisão