Lazer, Experiência Turística, Mediação e Cidadania
Um Estudo sobre o Projeto Turismo Jovem Cidadão (SESC-RJ)
DOI:
https://doi.org/10.35699/2447-6218.2009.878Palabras clave:
Lazer, Experiência turística, Mediação, CidadaniaResumen
Este trabalho teve por objetivo analisar o projeto Turismo Jovem Cidadão (TJC), uma iniciativa do Serviço Social do Comércio (Sesc) do Rio de Janeiro, que intenta proporcionar, a jovens de comunidades de baixa renda do bairro da Tijuca, visitas a pontos turísticos e equipamentos de lazer e cultura da cidade. No decorrer das atividades foram realizadas esquetes e dinâmicas informativas sobre a formação acadêmica e as principais funções dos trabalhadores que integram o TJC. Para a coleta de dados, examinamos criticamente o documento escrito de elaboração da proposta e realizamos entrevistas semi-estruturadas com profissionais e jovens que participaram do TJC, norteadas por quatro categorias de análise: os entendimentos de lazer, de turismo e de mediação; e a contribuição efetiva para os envolvidos. Os resultados demonstraram que os profissionais não possuem uma compreensão teórica aprofundada sobre os conceitos de lazer, turismo, mediação e cidadania. Neste sentido, não surpreende que tenhamos constatado que os jovens tenham identificado como a maior contribuição do projeto a ampliação do horizonte profissional e não exatamente a formação cultural. De qualquer maneira, vale destacar, ainda que com restrições e limites, as mediações adotadas indicam a busca de estratégias pedagógicas construídas coletivamente, convidando os jovens a participarem ativamente das ações do TJC.
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Derechos de autor 2015 LICERE - Revista do Programa de Pós-graduação Interdisciplinar em Estudos do Lazer
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