Lazer, Educação Física Escolar e Adolescência

Autores

  • Vagner Miranda da Conceição Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
  • Luciana Karine de Souza Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

DOI:

https://doi.org/10.35699/1981-3171.2015.1107

Palavras-chave:

Atividades de Lazer, Educação física e Treinamento, Adolescente

Resumo

O objetivo deste estudo foi analisar a percepção de 18 adolescentes de uma escola pública de Ribeirão das Neves sobre lazer, educação física e da relação entre estas áreas. A fundamentação teórica teve como base a ciência interdisciplinar do desenvolvimento humano, os estudos do lazer e trabalhos empíricos sobre adolescência, educação física e lazer. A coleta de dados envolveu entrevista semiestruturada individual e, posteriormente, grupo focal com nove dos 18 estudantes. As respostas foram analisadas e geraram categorias temáticas semelhantes em sentido. O lazer para estes escolares é fazer o que gosta, diversão e liberdade. Críticas e anseios acerca da educação física foram referenciados, assim como a associação desta disciplina com atividade física. A relação lazer e educação física se dá pela diversão, fazer o que gosta e esportes/jogos. A vivência do lazer na escola pode promover o desenvolvimento do adolescente.

 

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Publicado

2015-08-24

Como Citar

Conceição, V. M. da, & Souza, L. K. de. (2015). Lazer, Educação Física Escolar e Adolescência. LICERE - Revista Do Programa De Pós-graduação Interdisciplinar Em Estudos Do Lazer, 18(2), 193–220. https://doi.org/10.35699/1981-3171.2015.1107

Edição

Seção

Artigos Originais