O Efeito dos Exergames na Motivação para a Prática de Atividade Física em Jovens Universitários

Autores

  • Fernanda Carolina Pereira Universidade Estadual Paulista (UNESP)
  • Adriane Beatriz de Souza Serapião Universidade Estadual Paulista (UNESP)
  • José Silvio Govone Universidade Estadual Paulista (UNESP)

DOI:

https://doi.org/10.35699/1981-3171.2017.1685

Palavras-chave:

Atividades de Lazer, Motivação, Educação Física e Treinamento

Resumo

Os exergames (EXGs), jogos virtuais que englobam o movimento humano em sua prática, têm funcionado atualmente como um intermédio entre a vida extremamente tecnológica e a inatividade física. Os objetivos do presente estudo foram identificar os principais motivos pelos quais as pessoas jogam videogames e EXGs, correlacionando-os aos motivos pelos quais elas praticam atividades físicas e esportes. Participaram do estudo 18 voluntários de ambos os gêneros, com idade média de 22,7 ± 2,4 anos. Foi utilizado o Inventário de Motivação, Jogos Virtuais e Prática de Atividades Físicas/Esportes. Os resultados proporcionaram estabelecer conexões entre a influência das novas tecnologias, com enfoque específico nos jogos virtuais e EXGs, os estados emocionais, mais especificamente a motivação e a prática de exercícios e atividades físicas.

 

 

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Publicado

2017-10-13

Como Citar

Pereira, F. C., Serapião, A. B. de S., & Govone, J. S. (2017). O Efeito dos Exergames na Motivação para a Prática de Atividade Física em Jovens Universitários. LICERE - Revista Do Programa De Pós-graduação Interdisciplinar Em Estudos Do Lazer, 20(3), 59–75. https://doi.org/10.35699/1981-3171.2017.1685

Edição

Seção

Artigos Originais