O Efeito dos Exergames na Motivação para a Prática de Atividade Física em Jovens Universitários

Autores

  • Fernanda Carolina Pereira Universidade Estadual Paulista (UNESP)
  • Adriane Beatriz de Souza Serapião Universidade Estadual Paulista (UNESP)
  • José Silvio Govone Universidade Estadual Paulista (UNESP)

DOI:

https://doi.org/10.35699/1981-3171.2017.1685

Palavras-chave:

Atividades de Lazer, Motivação, Educação Física e Treinamento

Resumo

Os exergames (EXGs), jogos virtuais que englobam o movimento humano em sua prática, têm funcionado atualmente como um intermédio entre a vida extremamente tecnológica e a inatividade física. Os objetivos do presente estudo foram identificar os principais motivos pelos quais as pessoas jogam videogames e EXGs, correlacionando-os aos motivos pelos quais elas praticam atividades físicas e esportes. Participaram do estudo 18 voluntários de ambos os gêneros, com idade média de 22,7 ± 2,4 anos. Foi utilizado o Inventário de Motivação, Jogos Virtuais e Prática de Atividades Físicas/Esportes. Os resultados proporcionaram estabelecer conexões entre a influência das novas tecnologias, com enfoque específico nos jogos virtuais e EXGs, os estados emocionais, mais especificamente a motivação e a prática de exercícios e atividades físicas.

 

 

Referências

BETKER, A. L. et al. Vídeo game-bases exercises for balance rehabilitation: A single subject design. Archives of Physical Medicine and Rehabilitation. v. 87, p. 1141–1149, 2006.

CRAIG, C. L. et al. International physical activity questionnaire: 12-country reliability and validity. Medicine and Science in Sports and Exercise, v. 35, n. 8, p. 1381–1395, 2003.

DALEY, A. J. Can exergaming contribute to improving physical activity levels and health outcomes in children? Pediatrics, v. 124, n. 2, p. 763–771, 2010.

ENNIS, C. D. Implications of exergaming for the physical education curriculum in the 21st century. Journal of Sport and Health Science, v. 2, p. 152–157, 2013.

ENNIS, C. D. On their own: preparing students for a lifetime. Journal of Health, Physical Education and Recreation, v. 81, p. 17–22, 2010.

EPSTEIN, L.H. et al. Choice of interactive dance and bicycle games in overweight and non-overweight youth. Annals of Behavioral Medicine, v.33, p. 124–131, 2007.

GAO, Z. et al. Impact of interactive dance games on urban children’s physical activity correlates and behavior. Journal of Exercise and Science Fitness, v. 10, p. 107–112, 2012.

GAO, Z.; PODLOG, L.; HUANG, C. Associations among children’s situational motivation, physical activity participation, and enjoyment in an active dance video game. Journal of Sport and Health Science, v. 2, p. 122–128, 2013.

KESKINEN, T. et al. Schoolchildren’s user experiences on a physical exercise game utilizing lighting and audio. Entertainment Computing. In press, 2014.

MADDISON, R. et al. Feasibility, design and conduct of a pragmatic randomized controlled trial to reduce overweight and obesity in children: The electronic games to aid motivation to exercise (eGAME) study. BMC Public Health, n. 146, p. 1–9, 2009.

SUN, H. Impact of exergames on physical activity and motivation in elementary school students: a follow up study. Journal of Sport and Health Science, v. 2, p. 138–145, 2013.

TROUT, J.; CHRISTIE, B. J. Interactive video games in physical education: rather than contribute to a sedentary lifestyle, these games demand activity from the players. Journal of Physical Education, Recreation and Dance, London, v. 5, n. 78, p. 29–35, 2007.

VAGHETTI, C. A. O. et al. Exergames na Educação Física: ferramentas para o ensino e promoção da saúde. Proceedings of SBGames, XIII SBGames, Porto Alegre, 2014.

WANG, X.; PERRY, A. C. Metabolic and Physiologic Responses to Video Game Play in 7- to 10-Year-Old Boys. Archives of Pediatrics and Adolescent Medicine, v. 160, p. 411–415, 2006.

WIDMAN, L. M.; McDONALD, C. M.; ABRESCH, R. T. Effectiveness of an Upper Extremity Exercise Device Integrated With Computer Gaming for Aerobic Training in Adolescents With Spinal Cord Dysfunction. Journal of Spinal Cord Medicine, v. 29, n. 4, p. 363–370, 2006.

Downloads

Publicado

2017-10-13

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

O Efeito dos Exergames na Motivação para a Prática de Atividade Física em Jovens Universitários. (2017). LICERE - Revista Do Programa De Pós-graduação Interdisciplinar Em Estudos Do Lazer, 20(3), 59-75. https://doi.org/10.35699/1981-3171.2017.1685