Uma Investigação dos Interesses de Lazer dos Professores de Educação Física do IFCE – Campus Juazeiro do Norte

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DOI :

https://doi.org/10.35699/2447-6218.2022.44478

Mots-clés :

Atividades de lazer, Trabalho, Professores

Résumé

O estudo teve por objetivo investigar quais as possibilidades de vivências do lazer de professores universitários; de modo especifico relacionar as atividades de lazer e a predominância dos interesses por Dumazedier (1974), Camargo (2006) e Schwartz (2003) e quais são as obrigações evidenciadas no cotidiano dos professores de Educação Física do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará – IFCE, Campus Juazeiro do Norte. A metodologia da pesquisa caracteriza-se como qualitativa, descritiva e de campo. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas com 11 professores do IFCE - Juazeiro do Norte. Observou-se uma primazia dos interesses sociais e intelectuais, que são fatores importantes para o pleno desenvolvimento do ser humano, todavia, houve uma baixa menção no tocante aos interesses físicos que são necessários para manutenção da saúde e qualidade de vida. Em relação as obrigações foram citadas apenas as demandas familiares e os cuidados domésticos.

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Publiée

2023-02-09

Comment citer

Silva, L. N. B., & Pessoa, A. R. R. (2023). Uma Investigação dos Interesses de Lazer dos Professores de Educação Física do IFCE – Campus Juazeiro do Norte. LICERE - Revista Do Programa De Pós-graduação Interdisciplinar Em Estudos Do Lazer, 25(4), 58–82. https://doi.org/10.35699/2447-6218.2022.44478

Numéro

Rubrique

Artigos Originais