Uma Investigação dos Interesses de Lazer dos Professores de Educação Física do IFCE – Campus Juazeiro do Norte
DOI :
https://doi.org/10.35699/2447-6218.2022.44478Mots-clés :
Atividades de lazer, Trabalho, ProfessoresRésumé
O estudo teve por objetivo investigar quais as possibilidades de vivências do lazer de professores universitários; de modo especifico relacionar as atividades de lazer e a predominância dos interesses por Dumazedier (1974), Camargo (2006) e Schwartz (2003) e quais são as obrigações evidenciadas no cotidiano dos professores de Educação Física do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará – IFCE, Campus Juazeiro do Norte. A metodologia da pesquisa caracteriza-se como qualitativa, descritiva e de campo. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas com 11 professores do IFCE - Juazeiro do Norte. Observou-se uma primazia dos interesses sociais e intelectuais, que são fatores importantes para o pleno desenvolvimento do ser humano, todavia, houve uma baixa menção no tocante aos interesses físicos que são necessários para manutenção da saúde e qualidade de vida. Em relação as obrigações foram citadas apenas as demandas familiares e os cuidados domésticos.
Téléchargements
Références
AQUINO, Cássio; MARTINS, José. Ócio, lazer e tempo livre na sociedade do consumo e do trabalho. Revista mal-estar e subjetividade, Fortaleza, v.7, n.2, p.479-500, set.2007.
AZEVEDO, Raquel; CARVALHO, Ana Maria. O lugar da família na rede social do lazer após a aposentadoria. Revista Brasileira de Crescimento e Desenvolvimento Humano, v.16, n.3, p.76-82, 2006.
BARDIN, Laurence. Análise do conteúdo. Tradução: Luís Antero Reto, Augusto Pinheiro, 3ª reimpressão da 1. ed. São Paulo: Edições 70, 2016.
CAMARGO, Luiz Otávio de Lima. O que é lazer. 3ª reimpressão da 3. ed. São Paulo: Brasiliense, 2006.
CARAMÊS, Aline de Souza et al. Atividades circenses no âmbito escolar enquanto manifestação de ludicidade e lazer. Revista motrivivencia, v.24, n.39, p.177-185, dez.2012.
DOMINGUES, Thiago; RECHIA, Simone. Trabalho e lazer: oposição ou composição? Licere, Belo Horizonte, v.19, n.3, p.363-382, set, 2016.
DUMAZEDIER, Joffre. Lazer e cultura popular. 2ª reimpressão da 3. ed. São Paulo: Perspectiva, 2004.
DUMAZEDIER, Joffre. Sociologia empírica do lazer. 1. ed. São Paulo: Perspectiva, 1974.
GIL, Antonio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. ed. São Paulo: Editora Atlas, 2008.
MARCELLINO, Nelson Carvalho. Academias de ginástica como opção de lazer. Revista Brasileira Ciências e Movimento. Brasília, v.11, n.2, p.49-54, jun.2003.
MARCELLINO, Nelson Carvalho. Estudos do lazer: uma introdução. 5. ed. Campinas: Autores Associados, 2012.
MASCARENHAS, Fernando. Lazer como prática da liberdade. Goiânia: Editora UFG, 2003.
MELO, Victor A.; ALVES JUNIOR, E. de Drummond. Introdução ao lazer. Barueri: Manole, 2003.
MOTA, Georgina Lopes Da. Lúdico - Jogos e brincadeiras. Valinhos, 2017.
PADILHA, Valquíria. Shopping center: a catedral das mercadorias e do lazer reificado. 2003. 317 f. Tese (Doutorado em Ciências Sociais) - Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2003.
PEREIRA, Marcela Andressa Semeghini. O direito ao lazer de professor do ensino superior. Revista da faculdade de direito, Rio de Janeiro, n. 30, p.55-75, dez.2016.
PRONOVOST, Gilles. Introdução à sociologia do lazer. Tradução: Marcelo Gomes. São Paulo: Senac, 2011.
RESENDE, José; VIEIRA, Maria. Subculturas juvenis nas sociedades modernas: os Hippies e os Yuppies. Revista crítica de ciências sociais. Lisboa, n.35, p.131-147, jun.1992.
RUSSEL, Bertrand. O elogio ao Ócio. Rio de Janeiro: Sextante, 2002.
SANTOS, Lucas Moreira dos. Beat bat bump! Bebop! Dig it?? Ensaiando com Beatniks. A musicalidade jazzística de uma poética espontânea. Revista Urutágua, Maringá, n.5, p.1-13, ago., 2009.
SCHWARTZ, Gisele Maria. O conteúdo virtual do lazer: contemporizando Dumazedier. Licere, Belo Horizonte, v.6, n.2, p.23-31, nov., 2003.
SILVA, Shana Ginar da et al. Fatores associados à inatividade física no lazer e principais barreiras na percepção de trabalhadores da indústria do Sul do Brasil. Cad. Saúde Pública. Rio de Janeiro, v.27, n.2, p.249-259, fev.2011.
SILVESTRE, Bruno Modesto. Precários no trabalho e no lazer: um estudo sobre os professores da rede estadual paulista. 2016. 140 f. Dissertação (Mestrado em Educação Física) - Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2016.
SILVESTRE, Bruno; AMARAL, Silvia. O lazer dos professores da rede estadual paulista: uma investigação comparativa entre os gêneros. Licere, Belo Horizonte, v.20 n.1, p.60-87, Mar., 2017.
STIGGER, Marco Paulo. Educação física, esporte e diversidade. 2. ed. (Coleção educação física e esportes), Campinas: Autores Associados, 2011.
THOMAS, Jerry R.; NELSON, Jack K.; SILVERMAN, Stephen J. Métodos de pesquisa em atividade física. 5. ed. Porto Alegre: Artmed Editora, 2012.
WEBER, M. A ética protestante e o espírito do capitalismo. 3.ed. São Paulo,1983.
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés LICERE - Revista do Programa de Pós-graduação Interdisciplinar em Estudos do Lazer 2022
Ce travail est disponible sous licence Creative Commons Attribution - Pas d’Utilisation Commerciale 4.0 International.