Natureza e Educação dos Sentidos
Forjando Novas Sensibilidades no Âmbito da Educação para Todos (Brasil e Espanha, Finais do séc. XIX e Início do Séc. XX)
DOI:
https://doi.org/10.35699/1981-3171.2012.716Palavras-chave:
Atividades de Lazer, Educação Física e Treinamento, NaturezaResumo
Na esteira do plural movimento que pretendeu renovar a educação nas décadas finais do séc. XIX e nas iniciais do séc. XX localizamos pistas de prescrições que pretendiam ter um caráter universal. Algumas ênfases tiveram grande impacto em diferentes países, tais como, a educação estética, a educação pela experiência, a educação para a paz, a educação física, além de um às vezes genérico retorno à natureza, que visavam fortalecer o que chamamos de uma educação dos sentidos. Partindo das pistas localizadas em arquivos brasileiros e espanhóis, nesse espaço me ocuparei apenas de uma das suas expressões, aquela que aqui denomino “retorno à natureza”, ciente que uma educação dos sentidos mobilizou e mobiliza inúmeras possibilidades de pensar os processos de formação, os quais às vezes estão diretamente relacionadas com aquilo que hoje denominamos lazer, que freqüentemente alimenta o mito de um retorno à uma natureza pretensamente imaculada.
Downloads
Referências
AZEVEDO, Fernando. A evolução do esporte no Brasil e outros estudos. Obras escolhidas . São Paulo: Melhoramentos, 1960. v.1.
BENJAMIN, Walter. Magia e técnica, arte e política. São Paulo: Brasiliense, 1985.
BERMAN, Marshall. Tudo que é sólido desmancha no ar: a aventura da modernidade. São Paulo: Companhia das Letras, 1986.
BHABHA, Homi. O local da cultura. Belo Horizonte: Editora da UFMG, 2005. BILE - Boletin de la Libre Institución de Enseñanza. Madri, 1919.
BILE - Boletin de la Libre Institución de Enseñanza. Madri, 1934. CARUSO, Marcelo. A biopolítica na aulas. Buenos Aires: Prometeu, 2005.
COSSÌO, Manuel Bartolomé. Sobre la educación estética. Boletín de la Institución Libre de Enseñanza, Madrid, tomo XI, 1887.
________. Los problemas contemporáneos en la ciencia de la educación. Madrid, Boletín de la Institución Libre de Enseñanza, XXI, 1897.
________. El maestro, la escuela y el material de enseñanza y otros escritos. Madrid: Biblioteca Nueva, 2007. Ed. de Eugenio Oltero Urtaza.
DANAILOF, Katia. Crianças na trama urbana: as práticas corporais nos Parques Infantis da São Paulo dos anos 1930. Tese – doutorado. Programa de Pós Graduação em Educação. Universidade Estadual de Campinas, 2006.
GAY, Peter. A educação dos sentidos. São Paulo: Companhia das Letras, 1999.
GOETHE, Wolfgang. Reflexiones sobre la naturaleza. Boletín de la Institución Libre de Enseñanza, tomo LVI, 1932.
GOODSON, Ivor. Historia del currículum. Barcelona: Pomares-Corredor, 1995.
HILL, Christopher. Origens intelectuais da revolução inglesa. São Paulo: Martins Fontes, 1992.
LEPENIES, Wolf. As três culturas. São Paulo: EDUSP, 1996.
LOURENÇO FILHO, Manuel Bergstron. Educação Physica. Aulas ministradas na Escola Normal do Ceará. Transcritas pela normalista Aracy Medeiros, 1923.
MONARCHA, Carlos. Brasil arcaico, Escola Nova: ciência, técnica e utopia nos anos 1920-1930. São Paulo: UNESP, 2009
MORENO MARTINEZ, Pedro Luis. Por las escuelas de Europa: los viajes de Féxil Martí Alpedra (1900-1911). In: MIGNOT, Ana Chrystina Venâncio e GONDRA, José Gonçalves (Org.). Viagens pedagógicas. São Paulo: Cortez, 2007.
OEHLER, Dolf. O velho mundo desce aos infernos. São Paulo: Companhia das Letras, 1999.
PASATIEMPOS. Colección de mariposas. Barcelona: Ediciones Muntañola, s/d. PASATIEMPOS. Colección de orugas. Barcelona: Ediciones Muntañola, s/d.
ROSSI, Paolo. A ciência e a filosofia dos modernos. São Paulo: UNESP, 1992. SAID, Edward. Orientalismo. São Paulo: Companhia das Letras, 1990.
________. Freud e os não europeus. São Paulo: Boitempo, 2004.
SEVCENKO, Nicolau. Orfeu extático na metrópole. São Paulo: Companhia das Letras, 1992.
TEIXEIRA, Anísio. As diretrizes da escola nova. Boletín de la Institución Libre de Enseñanza, tomo LVIII, 1934.
THOMAS, Keith. O homem e o mundo natural. São Paulo: Companhia das Letras, 1988.
THOMPSON, Edward. Costumes em comum. São Paulo: Companhia das Letras, 1998.
________. Agenda para una historia radical. Barcelona: Crítica, 2000. TORRES, Ambrósio. Metodologia da Educação Physica. Rio de Janeiro, 1928.
URTAZA, Eugenio Oltero. Introdución. In: COSSÌO, Manuel Bartolomé. El maestro, la escuela y el material de enseñanza y otros escritos. Madrid: Biblioteca Nueva, 2007. VIÑAO, Antonio. Escuela para todos. Madrid: Marcial Ponds, 2004.