Análise do Impacto das Políticas Públicas de esportes e Lazer em Petrópolis

Autores

  • Renato Farjalla Universidade de Trás os Montes e Alto Douro (UTAD)

DOI:

https://doi.org/10.35699/1981-3171.2015.1105

Palavras-chave:

Avaliação, Políticas Públicas, Esportes, Atividades de Lazer

Resumo

Analisamos o Programa de Iniciação ao Desporto (PID) de Petrópolis, RJ, política pública de atividades esportivas para crianças no contraturno escolar. Este programa não possui ferramenta de avaliação de impacto, analisamos o impacto. Os resultados obtidos apontam para o êxito destas ações, os diretores responsáveis acreditam que os projetos contribuem para a disciplina (92,4%), respeito aos professores (78,9%), cooperação (100%) e desenvolvimento dos alunos (100%). Os professores apontam que as atividades do projeto são capazes de desenvolver responsabilidade (52,2%), apontam para melhorias na aprendizagem dos alunos (57,7%) e acreditam que a prática esportiva melhora os alunos (100%). Os pais de alunos apontam mais ânimo para frequentar a escola (67,7), diagnosticando seu caráter assistencialista. Apontamos a falta de clareza na formulação, implantação e controle do programa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ALA- HARJA, M. HELGASON, S. Em direção às melhores práticas de avaliação, Revista do Serviço Público, Brasília, v.51, n.4, p. 5-59, 2000.

ARRETCHE, M. Dossiê agenda de pesquisa em políticas públicas. Revista brasileira de ciências Sociais, São Paulo, v.18, n. 51. p.7-9, 2003.

BARDIN, L. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 1994. 221p.

BETTI, M. ZULLIANI, L.R. Educação Física Escolar: Uma proposta de diretrizes pedagógicas. Revista Mackenzie de Educação Física e Esportes, São Paulo, v.1, p73- 81, 2002.

BRASIL. Constituição. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília: Senado, 1988.

BRASIL. Senado Federal. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional: nº5691/71. Brasília: Gráfica Senado, 1971.

BRASIL. Ministério da educação. Lei nº 9394, 20 de Dezembro de 1996, que ‘estabelece as diretrizes e bases da educação nacional’, e dá outras providências. Presidência da República-Casa Civil-Subchefia de Assuntos Jurídicos. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/2003/L10793.htm .Acesso em 10 dez. 2006.

CARVALHO, S. Análise das Políticas públicas brasileiras. Rio de janeiro: Ed. Cortes, 2002. 98p.

CARVALHO, S, N, Avaliação de Programas Sociais: balanço das experiências e contribuições para o debate. São Paulo em perspectiva, São Paulo, v.17, n. 3-4, p.185- 197.Jul/Dez 2003.

DACOSTA. Atlas do Esporte brasileiro. Rio de Janeiro: Shape. 2005.

DICKERT, J. Esporte de Lazer. Tarefa e Chance para todos. Rio de Janeiro: Ao Livro Técnico, 1984.

FAÇANHA E MARINHO. Programas Sociais: Efetividade, eficiência e eficácia como dimensões operacionais de avaliação. Rio de Janeiro: (IPEA) Ministério do Planejamento Orçamento e Gestão, 2001.

FARIA, C, A, Ideias Conhecimento e Políticas Públicas: Um inventário Sucinto das Principais vertentes analíticas recentes. Revista Brasileira de Ciências Sociais. São Paulo, v.20, n.59, p.21-29 fev.2003.

FARJALLA, R. Petrópolis Sports and Leisure Public Policies: Analysys of their impact on the formation of citizenship and the development of the population, 2007.

FREY, K. Políticas públicas: um debate conceitual e reflexões referentes à prática da análise de políticas públicas no Brasil. Planejamento e Políticas Públicas, Brasília, n. 21, p. 211-259, 2000.

GARCIA, R, C, Subsídios para organizar avaliações da Ação Governamental, Planejamento e Políticas Públicas. Brasília, n.23, p. 7-70 Jan/Jul. 2001.

LIMA, T. O desporto está nas Suas Mãos. Lisboa: Livros Horizonte, 1988. p.88.

MARCELLINO, N.C. Políticas Públicas Setoriais de Lazer. Campinas: Autores associados, 1996. p79.

MARCUSE, H. La Agressividad em La Sociedad Industrial Avanzada. Madrid: Aliaza Editorial, 1971.

MELO M.P. Esporte e Juventude pobre: políticas de lazer na vila Olímpica da Maré. Campinas: Autores Associados, 2005. p. 71-81.

MELLO, M, A, As sete vidas da Agenda Pública brasileira. In: Rico E, M (Org.) Avaliação de Políticas Sociais: Uma questão em debate. São Paulo: Cortez, 1999 p.11-29.

MOKATE, K. M. Convertiendo el “ Monstruo” em aliado: la evaluacion como herramienta de la gerencia social. Revista do Serviço Público, Brasília, v.53, n.1, p. 89-13,1 Mar 2002.

NAHAS, F. Conferência para a promoção da saúde. SESC. Acesso 10-10-06.2005.

PREFEITURA Municipal de Petrópolis. PID. Programa de Iniciação Desportiva Municipal, 2005.

PREFEITURA MUNICIPAL DE PETRÓPOLIS. Programa de Iniciação ao Desporto, PID. Petrópolis: PMP, 2009. p.1-59.

REIS, E. Reflexões legais para a formatação de uma agenda de pesquisa em Políticas Públicas. Revista Brasileira de Ciências Sociais, São Paulo, v.18. n. 51, 2003, p.11- 14.

SILVA, P, L, B, COSTA, N, R, Avaliação de Programas Públicos: reflexões sobre a experiência brasileira. Brasília: IPEA 2002.

SOUZA, C. Estado de campo da pesquisa em Políticas Públicas no Brasil. Rev. Brasileira de Ciências Sociais, v.18 p. 51-55, 2003.

STEINHILBER, J. Educação física, Esporte e Escola. In: VARGAS et al. (Org.). Questões do Esporte LECSU, p.61-68, 2008.

THOENING J.C. Avaliação como conhecimento utilizável para reformas de gestão pública. Revista do serviço Social, Brasília, v. 51, n. 2, p.54-70, 2000.

TREVISAN. A. P., BELLEN H. Avaliação de Políticas públicas: uma revisão teórica de um campo em construção. RAP. Revista de Administração Pública FGV, Rio de Janeiro, 2000.

TUBINO, M.J. G. Dimensões Sociais do Esporte. 2. ed. São Paulo: Ed. Cortez,2001.

TUBINO, M. J. G. Os conceitos de Eficiência e Eficácia como orientadores administrativos de cursos e graduação em Educação Física. Brasília: Ministério da Educação e Cultura, Departamento de Desporto e Educação, 1977.

UNESCO Carta Internacional de Educação Física e do esporte. Paris, 1978.

VARGAS, A. Ética: ensaios sobre educação física social e esporte. Rio de Janeiro: LECSU, 2007. p121

VASCONCELOS, D. W. Esporte Poder e Relações intersetoriais. Brasília: Fundação Alexandre Gusmão 2008.

Downloads

Publicado

2015-08-24

Como Citar

Farjalla, R. (2015). Análise do Impacto das Políticas Públicas de esportes e Lazer em Petrópolis. LICERE - Revista Do Programa De Pós-graduação Interdisciplinar Em Estudos Do Lazer, 18(2), 114–153. https://doi.org/10.35699/1981-3171.2015.1105

Edição

Seção

Artigos Originais