O Espaço da Beira da Praia, a Criança e a Produção de uma Ordem

Implicações para Além da Escola

Autores

  • Thiago Silva de Souza Universidade Federal de Pelotas (UFPel)
  • Luiz Felipe Alcantara Hecktheuer Universidade Federal do Rio Grande (UFRG)
  • Luiz Carlos Rigo Universidade Federal de Pelotas (UFPel)

DOI:

https://doi.org/10.35699/1981-3171.2016.1247

Palavras-chave:

Atividades de Lazer, Área Urbana, Criança

Resumo

O ensaio aborda a beira da praia do Cassino (Rio Grande-RS) a partir de cartas extraídas de um jornal local. Metodologicamente, operamos com a noção foucaultiana de problematização e objetivamos: problematizar esse espaço e as práticas que aí acontecem a partir do que é colocado como problema para nós e do que corresponde às problematizações que sobre o tema tem se desenvolvido. A Educação Física é pensada na ação que seus profissionais podem exercer frente a determinadas questões implicando numa abertura que possibilite pensar de outros modos, práticas e espaços educativos.  Agrupamos o que foi possível ser produzido em dois platôs: em um, relacionado à estrutura, localizamos investimentos visando organizar a beira da praia, de modo a planejar, ordenar e controlar o que ali ocorre. Para isto foram abordados ordenamentos como leis, projetos de zoneamento, resoluções; b) em outro, relacionado à condição existencial produzimos perguntas que apontassem para “modos de existência”, resistindo aos julgamentos e a polêmica. Como principal resultado alcançado destacamos a demonstação de um exercício de pensamento que conecta práticas de lazer e o espaço da beira da praia como uma heterotopia produtiva de práticas educativas.

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Publicado

2016-06-01

Como Citar

Souza, T. S. de, Hecktheuer, L. F. A., & Rigo, L. C. (2016). O Espaço da Beira da Praia, a Criança e a Produção de uma Ordem: Implicações para Além da Escola. LICERE - Revista Do Programa De Pós-graduação Interdisciplinar Em Estudos Do Lazer, 19(2), 294–328. https://doi.org/10.35699/1981-3171.2016.1247

Edição

Seção

Artigos Originais