Realidade Virtual para Pessoas com Deficiência

O Uso do Vídeo Game como Prática de Lazer

Autores

  • Maysa Venturoso Gongora Buckeridge Serra Universidade de Franca (UNIFRAN)
  • Mariana Caramore Fava Universidade de Franca (UNIFRAN)
  • Maria Georgina Marques Tonello Universidade de Franca (UNIFRAN)

DOI:

https://doi.org/10.35699/1981-3171.2018.1952

Palavras-chave:

Atividades de Lazer, Jogos de Vídeo, Estilo de Vida

Resumo

Esta reflexão teórica objetiva discutir uma proposta diferente de encorajar pessoas com deficiência a utilizarem a realidade virtual como uma atividade de lazer, uma vez que existam barreiras que são encontradas para prática de lazer dessa população. Os ambientes virtuais fornecem um acesso seguro a situações interativas que, de outra forma, podem ser inacessível a eles devido a limitações motoras, cognitivas, psicológicas, além das barreiras de locomoção, transporte e necessidade de um cuidador. A capacidade de alterar o ambiente virtual de forma relativamente fácil, classificar a dificuldade da tarefa e adaptá-la de acordo com as capacidades do jogador são vantagens importantes da realidade virtual. A realidade virtual é eficaz não somente como um treinamento cognitivo e motor de habilidades, mas pela atratividade dos jogos, como uma proposta de lazer para pessoas com deficiências.

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Publicado

2018-12-23

Edição

Seção

Artigos de Revisão

Como Citar

Realidade Virtual para Pessoas com Deficiência: O Uso do Vídeo Game como Prática de Lazer. (2018). LICERE - Revista Do Programa De Pós-graduação Interdisciplinar Em Estudos Do Lazer, 21(4), 529-548. https://doi.org/10.35699/1981-3171.2018.1952