Atividades Lúdicas e Esportivas Desenvolvidas em Instituições de Educação Não Formal

Reflexões dos Adolescentes Institucionalizados

Autores

  • Paula Marçal Natali Universidade Estadual de Maringá (UEM)
  • Ercília Maria Angeli Teixeira de Paula Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)

DOI:

https://doi.org/10.35699/1981-3171.2012.736

Palavras-chave:

Adolescente, Esportes, Atividades de Lazer

Resumo

Este trabalho apresenta reflexões de adolescentes institucionalizados em relação às atividades lúdicas e esportivas desenvolvidas em projetos de Educação Não Formal de duas instituições da cidade de Maringá-PR. Na constituição do referencial teórico desta pesquisa foi utilizada a multirreferencialidade de Macedo (2000). Na pesquisa de campo foi adotada a técnica de grupo focal com os adolescentes das instituições. Nas transcrições e análises das falas dos adolescentes, eles atribuíam funções e conteúdos sobre a forma como as atividades lúdicas e esportivas eram realizadas nestes locais. Nestas falas foi possível observar que, nas duas instituições, existia uma forte preocupação com o preparo dos adolescentes para o mercado de trabalho e que as atividades lúdicas e esportivas não eram prioritárias. Elas eram consideradas como ocupação do tempo livre e controle disciplinar. Entendemos que estas atividades são manifestações culturais que precisam ser compreendidas em suas possibilidades e contradições. Para tanto, consideramos a reflexão sobre as atividades lúdicas e esportivas nas instituições de Educação Não Formal como um desafio a ser problematizado e discutido de forma mais aprofundada nas universidades e instituições do Terceiro Setor.

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Referências

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Publicado

2012-03-20

Como Citar

Natali, P. M., & Paula, E. M. A. T. de. (2012). Atividades Lúdicas e Esportivas Desenvolvidas em Instituições de Educação Não Formal: Reflexões dos Adolescentes Institucionalizados. LICERE - Revista Do Programa De Pós-graduação Interdisciplinar Em Estudos Do Lazer, 15(1). https://doi.org/10.35699/1981-3171.2012.736

Edição

Seção

Artigos Originais