Comparação de narrativas sobre Canudos na perspectiva da história dos saberes psicológicos

Autores

  • Gabriela Daud Bollela Universidade de São Paulo
  • Marina Massimi Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.35699/1676-1669.2021.15286

Palavras-chave:

Canudos, Euclides da Cunha, história dos saberes psicológicos, vivências da temporalidade

Resumo

O objetivo do artigo é comparar duas narrativas acerca de um evento histórico à luz da história dos saberes psicológicos: o movimento de Canudos liderado por Antônio Conselheiro. As narrativas comparadas são: a interpretação dada por Euclides da Cunha acerca das características psicológicas dos participantes desse movimento, em Os Sertões; e os relatos acerca das experiências subjetivas vivenciadas em narrativas orais de sobreviventes de Canudos, colhidas por Odorico Tavares. As duas fontes, produzidas em diferentes gêneros literários (literatura e memória oral) focam as vivências dos participantes de Canudos, divergindo na forma como foram colhidas: a primeira por um observador externo e escritor interprete da visão cultural da intelectualidade brasileira da época; a segunda, expressão narrativa dos atores do movimento entrevistados. Os lugares-comuns evidenciados em ambas as narrativas foram analisados à luz dos respectivos universos histórico-culturais. As divergências emergentes são relacionadas a teorias e saberes psicológicos inerentes a esses universos.

Biografia do Autor

  • Gabriela Daud Bollela, Universidade de São Paulo

    Gabriela Daud Bollela é estudante de Psicologia na Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ribeirão Preto, da Universidade de São Paulo.

  • Marina Massimi, Universidade de São Paulo

    Marina Massimi é Professora Titular aposentada da Universidade de São Paulo. Atualmente, Professora-sênior junto ao Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo e lidera Grupo de Pesquisa Tempo, Memória e Pertencimento

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Publicado

2021-03-23

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Comparação de narrativas sobre Canudos na perspectiva da história dos saberes psicológicos. (2021). Memorandum: Memória E História Em Psicologia, 38. https://doi.org/10.35699/1676-1669.2021.15286