Submissões
Condições para submissão
Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.- A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista.
- O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, extensão de arquivo *.doc.
-
O texto está em Verdana 11, regular, espaçamento 1,25 cm, primeira linha com recuo 1,25 cm, justificado. O itálico é usado em palavras ou expressões a serem enfatizadas e também no caso de palavras estrangeiras à língua empregada, além de outros casos previstos nas normas da 7ª edição do manual de estilo da APA. Não há uso de palavras sublinhadas ou de marca d’água.
- URLs para as referências foram informadas quando possível.
- O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Submissões.
- As instruções disponíveis em Assegurando a avaliação pelos pares cega foram seguidas.
-
Foi anexada carta de encaminhamento dirigida aos Editores contendo:
a) autorização para o processo editorial de seu texto;
b) garantia de que todos os procedimentos éticos referentes a um trabalho científico foram atendidos;
c) indicação de três pesquisadores (com título de Doutorado e de instituição distinta daquela dos autores) como indicação de possíveis pareceristas;
d) endereço completo de um dos Autores para correspondência com os Editores (incluir CEP, telefone e e-mail).
O envio da carta pode acontecer de dois modos:
(a) Impressa e assinada de próprio punho por todos os Autores do texto e digitalizada para envio pelo sistema.
(b) Digitalizada e assinada digitalmente por todos os Autores do texto e digitalizada para envio pelo envio pelo sistema.
Diretrizes para Autores
Os originais submetidos ao Conselho Editorial devem atender rigorosamente aos critérios abaixo, bem como ser caracterizado como inédito ao ser submetido ao sistema de controle de plágio Plagius para verificação de sua autenticidade. A partir dos relatórios gerados pelo software, a equipe editorial confere as informações e verifica cada caso, seguindo as diretrizes do Comitê de Ética em Publicações (COPE). Colaborações em desacordo serão recusadas.
A revista está atualmente com chamada aberta para Dossiê Temático: Formação e ensino de História da Psicologia em países ibero-americanos (leia mais no link).
Consulte o checklist de conferência das normas de submissão no link: CLIQUE AQUI
1. Todos os textos enviados como colaboração à Revista Memorandum: Memória e História em Psicologia devem ser encaminhados eletronicamente pelo sistema de submissão neste ambiente.
2. Os textos devem ser enviados em arquivos eletrônicos em formato Word (extensão de arquivo .doc).
3. São aceitos artigos que tenham ao menos um autor com título de doutor, escritos em português, espanhol, inglês, italiano e francês.
4. O texto original deve ser apresentado como arquivo gravado em *.doc; Office 97 ou superior; contendo, no mínimo 15 e, no máximo, 25 laudas, em fonte Verdana. A página deverá ser de tamanho A4, com todas as margens de 2,5 cm.
4.1 Nenhuma ferramenta de Inteligência Artificial Generativa deve ser utilizada na redação de textos que compõem a estrutura do artigo a ser submetido ao periódico.
5. Apresentação do texto:
5.1. Título
Na língua empregada no artigo e em inglês (O título deve informar o leitor sobre o objetivo do artigo).
Formatação:
Título em português: Verdana 14, negrito, espaçamento simples, centralizado, acrescentar linha em branco após.
Título em inglês: Verdana 11, negrito, espaçamento simples, centralizado, acrescentar 2 linhas em branco após.
5.2. Nome dos Autores e respectivas afiliações institucionais (nome da universidade) e país.
Formatação:
Nome do primeiro autor: Verdana 11, negrito, espaçamento simples, centralizado.
URL do ORCID: Verdana, 11, regular, espaçamento simples, centralizado, sem hiperlink.
Afiliação institucional do primeiro autor: Verdana 11, regular, espaçamento simples, centralizado.
País: Verdana 11, regular, espaçamento simples, centralizado.
Nome do segundo autor: Verdana 11, negrito, espaçamento simples, centralizado.
Instituição do segundo autor: Verdana 11, regular, espaçamento simples, centralizado.
País: Verdana 11, regular, espaçamento simples, centralizado.
Em caso de coincidência de afiliação institucional e/ou país, registrar uma única vez, após o nome de ambos autores.
5.3. Resumo
Na língua empregada no artigo, contendo entre 100 e 150 palavras. O resumo deve apresentar brevemente os objetivos, método, resultados e discussão do estudo. Não devem ser incluídas referências bibliográficas.
Formatação:
Iniciar com o termo Resumo em Verdana 10, negrito, espaçamento simples, justificado, recuos de 1 cm à esquerda e 1 cm à direita. Na linha inferior, inserir o texto do resumo em Verdana 10, regular, espaçamento simples, justificado, recuos de 1 cm à esquerda e 1 cm à direita.
5.4. Palavras-chave
Na língua do artigo (no mínimo 3 e no máximo 5, em letras minúsculas e separadas com ponto e vírgula). Consulte a Terminologia em Psicologia da Biblioteca Virtual em Saúde para indicação de descritores. Disponível no site BVS Psicologia ULAPSI Brasil.
Formatação:
Iniciar com o termo Palavras-chave em Verdana 10, negrito, espaçamento simples, justificado, recuos de 1 cm à esquerda e 1 cm à direita. Na mesma linha, inserir os descritores em Verdana 10, regular, espaçamento simples, centralizado, recuos de 1 cm à esquerda e 1 cm à direita. Acrescentar linha em branco após.
5.5. Abstract (resumo traduzido para o inglês).
Formatação:
Iniciar com o termo Abstract em Verdana 10, negrito, espaçamento simples, justificado, recuos de 1 cm à esquerda e 1 cm à direita. Na linha inferior, inserir o texto do abstract em Verdana 10, regular, espaçamento simples, justificado, recuos de 1 cm à esquerda e 1 cm à direita.
5.6. Keywords (palavras-chave traduzidas para o inglês).
Formatação:
Iniciar com o termo Palavras-chave em Verdana 10, negrito, espaçamento simples, justificado, recuos de 1 cm à esquerda e 1 cm à direita. Na mesma linha, inserir os descritores em Verdana 10, regular, espaçamento simples, centralizado, recuos de 1 cm à esquerda e 1 cm à direita. Acrescentar linha em branco após.
5.7. Corpo do Texto:
Formatação:
Os subtítulos devem aparecer em Verdana 11, negrito, espaçamento 1,25 cm, justificado. Acrescentar linha em branco antes e após cada subtítulo.
Em caso de seções dentro de um subtítulo, estas devem ser numeradas iniciando pelo 1 a cada subtítulo, em Verdana 11, negrito, espaçamento 1,25 cm, justificado. Acrescentar linha em branco antes e após cada seção.
Corpo do texto: Verdana 11, regular, espaçamento 1,25 cm, primeira linha com recuo 1 cm, justificado. Use itálico em palavras ou expressões a serem enfatizadas e também no caso de palavras estrangeiras à língua empregada. Use negrito apenas no título, subtítulos e nomes dos autores. Não use palavras sublinhadas. Não use marca d’água.
Notas no texto devem ser em número mínimo. Quando for necessário incluí-las, utilizar o recurso “Inserir notas de fim de página” do software editor de texto (Word e similares). A formatação das notas no fim da página deverá ser Verdana 9, regular, espaçamento simples, justificado. Não inserir notas no título ou no nome dos autores, e sim apenas no corpo do texto. Agradecimentos e créditos a instituições de financiamento deverão aparecer como nota.
Citação literal com menos de 40 palavras deve permanecer integrada ao texto, entre aspas. Logo após a citação, antes da pontuação, inserir as informações: autor, data e página separadas por vírgulas e entre parênteses. Em caso do autor ser mencionado antes da citação, a data deve ser inserida logo após o nome e a indicação da página deve ser inserida após a citação. Quando parte da citação na fonte original estiver entre aspas duplas, substituir por aspas simples.
Citação literal com mais de 40 palavras devem ser destacadas do texto em novo parágrafo com recuo de 4 cm à esquerda, em Verdana 10, regular, espaçamento simples, justificado. Logo após a citação, antes da pontuação, inserir as informações: autor, data e página separadas por vírgulas e entre parênteses. Em caso do autor ser mencionado antes da citação, a data deve ser inserida logo após o nome e a indicação da página deve ser inserida após a citação. Acrescentar linha em branco antes e após a citação e não colocar a citação inteira entre aspas.
Citação de trecho de entrevista com menos de 40 palavras deve permanecer integrada ao texto, entre aspas, em itálico. Citação de trecho de entrevista com mais de 40 palavras devem ser destacadas do texto com recuo de 4cm à esquerda, em Verdana 10, itálico, espaçamento simples, justificado. Acrescentar linha em branco antes e após a citação.
Figuras e tabelas devem ser incluídas no carpo do texto no formato *.jpg e na posição “em linha com o texto” do software editor de texto.
Figuras e tabelas devem ser numeradas (Tabela 1, Tabela 2, Figura 1, Figura 2). O número da tabela/figura deve estar em negrito, tamanho 11, justificado. O título da tabela/figura deve ser inserido na linha seguinte à numeração, em itálico, tamanho 11, justificado. Todas as colunas das tabelas devem conter cabeçalho apropriado. Fonte da figura/tabela indicada após o corpo (exceto se tiver sido elaborada pelo/a próprio/a autor/a). Acrescentar linha em branco antes e após os elementos da figura/tabela.
As notas e legendas das tabelas devem ser inseridas após a discriminação da fonte, com espaçamento 1,25, tamanho 11, sem itálico ou sublinhado, justificado.
Pode-se incluir arquivos de áudio, enviados separadamente, em anexo, no formato *.mp3. Devem ser apresentados já editados. Os arquivos serão incluídos exatamente como nos forem enviados. Citar autoria, data e local de gravação. Não nos responsabilizamos pelo uso indevido das gravações por terceiros.
5.8. Referências
Devem ser incluídas no modelo autor-data, segundo normas do Publication Manual of the American Psychological Association – APA (7a edição). Apresentar as referências em ordem alfabética, pelo sobrenome dos autores. Referências a vários estudos do mesmo autor, são apresentadas em ordem cronológica, do mais antigo ao mais recente. Quando coincidirem autores e datas, utilizar a primeira letra do título como critério para listar as referências em ordem alfabética. Ao repetir nomes de autores não substituir por travessões ou traços. Não usar os comandos “sublinhado” ou “negrito” nesta seção. Os grifos devem ser em itálico.
A URL do DOI deve ser informada em toda referência que a possua. Caso não possua DOI, mas esteja disponível digitalmente, informar URL de acesso. A data de recuperação deve ser indicada junto com a URL de acesso apenas para casos em que o conteúdo digital saia do ar com o tempo.
Formatação:
Verdana 11, regular, espaçamento simples, justificado, com recuo de 1,25cm no parágrafo, exceto na primeira linha. Acrescentar uma linha em branco após cada referência.
5.9. Anexos
Indicar os anexos no corpo do texto e apresentá-los no final, após as Referências, identificados por letras maiúsculas (A, B, C, e assim por diante) e por títulos adequados. Utilizar anexos somente quando for imprescindível: dar preferência à informação que facilite o acesso a materiais e instrumentos, por meio de notas e/ou links.
6. Normas de Citação:
Observar rigorosamente as normas de citação. Todos os estudos referidos devem ser acompanhados dos créditos aos autores e das datas de publicação. Os nomes de autores cujos trabalhos forem citados devem ser seguidos da data de publicação, na primeira vez que forem citados em cada parágrafo. A citação literal de um texto deve ser indicada colocando o trecho entre aspas e deve incluir a referência ao número da página da publicação do qual foi copiado. Citações de mais de 40 palavras devem ser apresentadas como novo parágrafo, recuado de 4 cm da margem esquerda, sem aspas, tamanho 10, espaçamento simples.
Evitar citações secundárias, quando o original pode ser recuperado com facilidade. Quando necessárias, informar no corpo do texto o nome do autor que faz a citação original e a data de publicação do estudo, e, em nota, a referência bibliográfica original. Somente a obra efetivamente consultada deve ser listada nas referências bibliográficas.
Não usar os termos apud, op. cit., id. ibidem etc. Eles não fazem parte das Normas da APA. Utilizar preferentemente formas tais como: “citado por”, “obra citada acima”, “idem” etc.
Todos os estudos citados no texto devem ser apresentados na seção de Referências. Apenas as obras consultadas e mencionadas no texto devem aparecer naquela seção.
Seguem indicações e exemplos para citações no corpo do texto:
6.1. Textos com Autoria Múltipla
dois autores: Citar no texto os dois nomes sempre que o artigo for referido, acompanhado da data do estudo entre parênteses. Usar "e" se menção for no texto ou "&" se entre parênteses.
três autores ou mais: Mencionar o sobrenome do primeiro autor seguido de "et al." em cada citação, desde a primeira.
Para evitar ambiguidade, mencionar todos os autores necessários para distinguir um trabalho de outro, e omitir os demais com "et al".
6.2. Citação de Obras Antigas e Reeditadas
Autor (data de publicação original/data de publicação consultada).
6.3. Citação Secundária
Citação de artigo discutido em outra publicação consultada, sem que o original tenha sido utilizado. Neste caso, apresentar sobrenome do autor referido e em seguida, entre parênteses, data, "citado por", sobrenome do autor consultado e data da obra consultada. Na seção de referências, cite somente a obra consultada. Apresentar em nota, quando possível, referência bibliográfica da obra secundária.
6.4. Citações de mesmo autor e mesmo ano
Logo após a indicação do ano, acrescentar letras minúsculas, sem espaço. A primeira referência, segundo a ordem alfabética do título, será seguida por “a”, a segunda por “b” e assim por diante.
6.5. Destaques e supressões na citação
Caso a citação possua palavras ou expressões enfatizadas pelo próprio autor da citação, deve-se utilizar o formato itálico e, após a indicação da página, acrescentar: grifo do autor.
Caso o autor do artigo deseje enfatizar uma palavra ou expressão da citação, deve utilizar o formato itálico e, imediatamente após, acrescentar entre colchetes: ênfase adicionada.
Em caso de supressão de parte da citação, usar reticências entre parênteses. Não usar reticências no início e nem no final da citação.
7. Exemplos de formatação das Referências:
Os exemplos abaixo são apenas algumas das muitas possibilidades de referências. Utilizar o Publication Manual of the American Psychological Association (7ª edição) para verificar as normas exigidas para os demais tipos de referência.
7.1. Artigo de Revista Científica
Bloch, M. (1999). As transformações das técnicas como problema de psicologia coletiva. Signum, 1, 169-181.
7.2. Artigo de Revista Científica ordenada por Fascículo
Citar como no caso anterior, acrescentando o número do fascículo, entre parênteses, sem itálico, imediatamente após o número do volume:
Dunaway, D. K. (1991). The oral biography. Biography, 14(3), 256-266.
7.3. Artigo de Revista Científica em suporte eletrônico
Strappazzon, A. L., Sawaia, B., & Maheirie, K. (2022). A liberdade em Espinosa como base ontoepistemológica no enfrentamento do sofrimento ético-político. Psicologia & Sociedade, 34, Artigo e242492. https://doi.org/10.1590/1807-0310/2022v34242492
Gomes, W. B. (2022). Limitações e inconsistências das definições sintéticas para psicologia. Memorandum: Memória & História em Psicologia, 39, 1-18. https://doi.org/10.35699/1676-1669.2022.35827
7.4. Artigo de Revista Científica no Prelo
No lugar da data, indicar: no prelo. Não referir data, volume, fascículo ou páginas até que o artigo seja publicado. No texto, citar o artigo indicando, entre parênteses: no prelo.
7.5. Texto publicado em Revista de Divulgação Comercial
Havendo indicação do autor, iniciar a citação pelo sobrenome e inicial do nome, seguido do ano, dia e mês entre parênteses, nome do artigo, nome da revista em itálico, URL:
Rigueira, I. Jr. (2022, 27 de junho). Tese da psicologia revela como docentes valorizam em suas práticas a função pública da ciência. Notícias UFMG. https://ufmg.br/comunicacao/noticias/tese-da-psicologia-revela-como-docentes-valorizam-em-suas-praticas-a-funcao-publica-da-ciencia
Quando o texto não indicar o autor, iniciar com o título, seguido do ano, dia e mês e nome da revista em itálico. Como no exemplo a seguir:
As armas do barão assinalado (1998, maio). Bravo!
7.6. Livro com Autoria Única
Bosi, E. (2003). O tempo vivo da memória: ensaios de psicologia social. Ateliê Editorial.
7.7. Livro Traduzido para o Português
Foucault, M. (1992). As palavras e as coisas (S. T. Muchail, Trad.). Martins Fontes. (Original publicado em 1966).
7.8. Obra Antiga e Reeditada em Data Posterior
No corpo do texto, ao indicar a data, inserir a data de publicação original/data da publicação consultada.
Descartes, R. (1989). Les passions de l'âme. In F. Alquié (Org.). OEuvres philosophiques de Descartes: tome III (pp. 939-1103). Bordas. (Original publicado em 1649).
7.9. Publicação original póstuma
No corpo do texto, ao indicar a data, inserir a data dos originais/data da publicação consultada.
Stein, E. (1997). Senso e possibilità di una filosofia cristiana. In E. Stein. La ricerca della verità: dalla fenomenologia alla filosofia cristiana (2a ed., pp. 132-152). (L. Vigone, Trad.; A. Ales Bello, Org. e Rev. Trad.). Città Nuova. (Original de 1934-36, publicação póstuma em 1952).
7.10. Autoria Institucional
American Psychological Association. (2001). Publication manual of the American Psychological Association (5a ed.).
7.11. Livro Organizado por um Editor
Neisser, U. (Org.). (1982). Memory observed: remembering in natural contexts. Freeman.
7.12. Capítulo de Livro
Jacó-Vilela, A. M. & Rodrigues, H. B. C. (2004). Além e aquém da separação: a psicologia no Brasil. In A. G. Penna, A. F. Holanda & M. Massimi (Orgs). História da Psicologia no Brasil do século XX (pp. 217-230). E.P.U.
7.13. Capítulo traduzido para o Português de uma Série de Múltiplos Volumes
Bausola, A. (1999). O pragmatismo (A. P. Capovilla, Trad.). In S. Vanni Rovighi (Org.). História da Filosofia Contemporânea: do século XIX à Neoescolástica (Vol. 8, pp. 459-471). Loyola. (Original publicado em 1980).
7.14. Teses ou Dissertações
Peixoto, B. P. (2014). A Escola de São Paulo de Psicologia Social: uma análise histórica do seu desenvolvimento desde o materialismo histórico-dialético. [Dissertação de Mestrado, Programa de Estudos Pós-Graduados em Psicologia: Psicologia Social, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo] Repositório PUC-SP. https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/17047
7.15. Texto Publicado em Enciclopédia
Stroll, A. (1990). Epistemology. In The new encyclopedia Britannica (Vol.18, pp. 466-488).
7.16. Trabalho apresentado em evento e publicado em Anais (completo)
Campos, R. H. F. e Lourenço, E. (1998). Psicologia da criança e direitos humanos no pensamento do Instituto Jean-Jacques Rousseau – Genebra – 1912-1940. In Anais Encontro de Pesquisa da FAE. FAE/UFMG.
7.17. Trabalho apresentado em evento e publicado em Anais em suporte eletrônico (resumo)
Domingues, S. & Campos, R. H. F. (2007). Bases teóricas e epistemológicas do conceito de excepcional na obra de Helena Antipoff. In Anais do VIII Congresso Nacional de Psicologia Escolar e Educacional. ABRAPEE. http://www.abrapee.psc.br/documentos/cd_ix_conpe/IXCONPE_arquivos/ComunicacoesOrais_ok.pdf
7.18. Trabalho apresentado em Congresso, mas não-publicado
Massimi, M. (2000, 15 a 21 de outubro). Identidade, tempo e profecia na visão de Padre Antônio Vieira. [Apresentação de trabalho]. XXX Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Psicologia, UnB, Brasília, DF.
7.19. Documento jurídico
Decreto n. 3.298, de 20 de dezembro de 1999. (1999). Regulamenta a política nacional para a integração da pessoa portadora de deficiência, consolida as normas de proteção e dá outras providências. Presidência da República. http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/decreto/d3298.htm
7.20. Publicação de circulação limitada
Ficha de Observação de D. N. (1908). In Livro de observações clínicas 111 do Pavilhão de Observações (pp. 64-67). (Disponível no acervo da Biblioteca do Instituto de Psiquiatria da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, RJ).
7.21. Filmes e vídeos
Bergman, I. (Diretor). (2006). A flauta mágica [Filme]. Versatil Home Video.
Patto, M. H. S. (2020, 29 de outubro). Raízes da Psicologia em terras brasileiras: a questão da apropriação de idéias estrangeiras. [Video]. Youtube. Disponível em:https://youtu.be/yladk-4qWr4
7.22. Comunicação Pessoal
Carta, mensagem eletrônica, conversa telefônica ou pessoal podem ser citadas, mas apenas no texto, apresentando as iniciais e o sobrenome do emissor e a data completa. Não inclua nas referências.
7.23. Web Site ou Homepage
Para citar um Web Site ou Homepage na íntegra, incluir o endereço no texto. Não é necessário listá-lo nas Referências. Exemplo: http://www.scielo.org
Formação e ensino de História da Psicologia em países ibero-americanos
FORMAÇÃO E ENSINO DE HISTÓRIA DA PSICOLOGIA EM PAÍSES IBERO-AMERICANOS
Artigos
Política padrão de seção
Declaração de Direito Autoral
Os trabalhos publicados na revista eletrônica Memorandum: Memória e História em Psicologia são licenciados sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Política de Privacidade
Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.