O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista.
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word,   extensão de arquivo *.doc.
  • URLs para as referências foram informadas quando possível.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
  • O texto está em Book antiqua 11, regular, espaçamento 1,25 cm, primeira linha com recuo 1 cm, justificado. O itálico é usado em palavras ou expressões a serem enfatizadas e também no caso de palavras estrangeiras à língua empregada.   Não há uso de palavras sublinhadas ou de marca d’água.

  • As instruções disponíveis em Assegurando a avaliação pelos pares cega foram seguidas.
  • Foi anexada carta de encaminhamento dirigida aos Editores contendo:

    a) autorização para o processo editorial de seu texto;

    b) garantia de que todos os procedimentos éticos referentes a um trabalho científico foram atendidos;

    c) endereço completo de um dos Autores para correspondência com os Editores (incluir CEP, telefone e e-mail);

    A carta deve ser impressa, assinada de próprio punho por todos os Autores do texto e digitalizada para envio pelo sistema.

Diretrizes para Autores

Os originais submetidos ao Conselho Editorial devem atender rigorosamente aos critérios abaixo, bem como ser caracterizado como inédito ao ser submetido a sistemas de controle de plágio para verificação de sua autenticidade. Colaborações em desacordo serão recusadas.

1. Todos os textos enviados como colaboração à Revista Memorandum: Memória e História em Psicologia devem ser encaminhados eletronicamente pelo sistema de submissão neste ambiente.

2. Os textos devem ser enviados em arquivos eletrônicos em formato Word (extensão de arquivo .doc).

3. São aceitos artigos que tenham ao menos um autor com título de doutor, escritos em português, espanhol, inglês, italiano e francês.

4. O texto original deve ser apresentado como arquivo gravado em *.doc; Office 97 ou superior; contendo, no mínimo 15 e, no máximo, 25 laudas, em fonte Book antiqua. A página deverá ser de tamanho A4, com todas as margens de 2,5 cm.

 

5. Apresentação do texto:

5.1. Título

Na língua empregada no artigo e em inglês (O título deve informar o leitor sobre o objetivo do artigo).

Formatação:

Título em português: Book antiqua 14, negrito, espaçamento simples, centralizado, acresecentar linha em branco após.

Título em inglês: Book antiqua 11, negrito, espaçamento simples, centralizado, acresecentar 2 linhas em branco após.

 

5.2. Nome dos Autores e respectivas afiliações institucionais (nome da universidade) e país.

Formatação:

Nome do primeiro autor: Book antiqua 11, negrito, espaçamento simples, centralizado.

Afiliação institucional do primeiro autor: Book antiqua 11, regular, espaçamento simples, centralizado.

País: Book antiqua 11, regular, espaçamento simples, centralizado.

Nome do segundo autor: Book antiqua 11, negrito, espaçamento simples, centralizado.

Instituição do segundo autor: Book antiqua 11, regular, espaçamento simples, centralizado.

País: Book antiqua 11, regular, espaçamento simples, centralizado.

Em caso de coincidência de afiliação institucional e/ou país, registrar uma única vez, após o nome de ambos autores.

 

5.3.  Resumo

Na língua empregada no artigo, contendo entre 100 e 150 palavras. O resumo deve apresentar brevemente os objetivos, método, resultados e discussão do estudo. Não devem ser incluídas referências bibliográficas. 

Formatação:

Iniciar com o termo Resumo em Book antiqua 10, negrito, espaçamento simples, justificado, recuos de 1 cm à esquerda e 1 cm à direita. Na linha inferior, inserir o texto do resumo em Book antiqua 10, regular, espaçamento simples, justificado, recuos de 1 cm à esquerda e 1 cm à direita.

 

5.4. Palavras-chave

Na língua do artigo (no mínimo 3 e no máximo 5, em letras minúsculas e separadas com ponto e vírgula). Consulte a Terminologia em Psicologia da Biblioteca Virtual em Saúde para indicação de descritores. Disponível no site BVS Psicologia ULAPSI Brasil.

Formatação:

Iniciar com o termo Palavras-chave em Book antiqua 10, negrito, espaçamento simples, justificado, recuos de 1 cm à esquerda e 1 cm à direita. Na mesma linha, inserir os descritores em Book antiqua 10, regular, espaçamento simples, centralizado, recuos de 1 cm à esquerda e 1 cm à direita. Acresecentar linha em branco após.

 

5.5. Abstract (resumo traduzido para o inglês).

Formatação:

Iniciar com o termo Abstract em Book antiqua 10, negrito, espaçamento simples, justificado, recuos de 1 cm à esquerda e 1 cm à direita. Na linha inferior, inserir o texto do abstract em Book antiqua 10, regular, espaçamento simples, justificado, recuos de 1 cm à esquerda e 1 cm à direita.

 

5.6. Keywords (palavras-chave traduzidas para o inglês).

Formatação:

Iniciar com o termo Palavras-chave em Book antiqua 10, negrito, espaçamento simples, justificado, recuos de 1 cm à esquerda e 1 cm à direita. Na mesma linha, inserir os descritores em Book antiqua 10, regular, espaçamento simples, centralizado, recuos de 1 cm à esquerda e 1 cm à direita. Acresecentar linha em branco após.

 

5.7. Corpo do Texto:

Formatação:

Os subtítulos devem aparecer em Book antiqua 11, negrito, espaçamento 1,25 cm, justificado. Acresecentar linha em branco antes e após cada subtítulo.

Em caso de seções dentro de um subtítulo, estas devem ser numeradas iniciando pelo 1 a cada subtítulo, em Book antiqua 11, negrito, espaçamento 1,25 cm, justificado. Acresecentar linha em branco antes e após cada seção.

Corpo do texto: Book antiqua 11, regular, espaçamento 1,25 cm, primeira linha com recuo 1 cm, justificado. Use itálico em palavras ou expressões a serem enfatizadas e também no caso de palavras estrangeiras à língua empregada. Use negrito apenas no título, subtítulos e nomes dos autores. Não use palavras sublinhadas. Não use marca d’água.

Notas no texto devem ser em número mínimo. Quando for necessário inclui-las, utilizar o recurso “Inserir notas de fim de página” do word. A formatação das notas no fim da página deverá ser Book antiqua 9, regular, espaçamento simples, justificado. Não inserir notas no título ou no nome dos autores, e sim apenas no corpo do texto. Agradecimentos e créditos a instituições de financiamento deverão aparecer como nota.

Citação literal com menos de 40 palavras deve permanecer integrada ao texto, entre aspas. Logo após a citação, antes da pontuação, inserir as informações: autor, data e página separadas por vígulas e entre parênteses. Em caso do autor ser mencionado antes da citação, a data deve ser inserida logo após o nome e a indicação da página deve ser inserida após a citação. Quando parte da citação na fonte original estiver entre aspas duplas, substituir por aspas simples.

Citação literal com mais de 40 palavras devem ser destacadas do texto em novo parágrafo com recuo de 4 cm à esquerda, em Book antiqua 10, regular, espaçamento simples, justificado. Logo após a citação, antes da pontuação, inserir as informações: autor, data e página separadas por vígulas e entre parênteses. Em caso do autor ser mencionado antes da citação, a data deve ser inserida logo após o nome e a indicação da página deve ser inserida após a citação. Acrescentar linha em branco antes e após a citação e não colocar a citação inteira entre aspas.

Citação de trecho de entrevista com menos de 40 palavras deve permanecer integrada ao texto, entre aspas, em itálico. Citação de trecho de entrevista com mais de 40 palavras devem ser destacadas do texto com recuo de 4 cm à esquerda, em Book antiqua 10, itálico, espaçamento simples, justificado. Acrescentar linha em branco antes e após a citação.

Figuras, fotos e tabelas devem ser incluídas no carpo do texto no formato *.jpg e na posição “em linha com o texto” do word.

A legenda de figuras e fotos deve ser iniciada com a indicação: Figura 1 ou Imagem 2, etc., e inserida abaixo da imagem, em Book antiqua 10, itálico, espaçamento simples, centralizado. Acrescentar linha em branco antes e após a legenda.

A legenda de tabelas e quadros deve ser iniciada com a indicação: Tabela 1 ou Quadro 2, etc., e inserida acima da imagem, em Book antiqua 10, itálico, espaçamento simples, centralizado. Acrescentar linha em branco antes e após a legenda.

Pode-se incluir arquivos de áudio, enviados separadamente, em anexo, no formato *.mp3. Devem ser apresentados já editados. Os arquivos serão incluídos exatamente como nos forem enviados. Citar autoria, data e local de gravação. Não nos responsabilizamos pelo uso indevido das gravações por terceiros.

 

5.8. Referências

Devem ser incluídas no modelo autor-data, segundo normas do Publication Manual of the American Psychological Association – APA (5a edição). Apresentar as referências em ordem alfabética, pelo sobrenome dos autores. Referências a vários estudos do mesmo autor, são apresentadas em ordem cronológica, do mais antigo ao mais recente. Quando coincidirem autores e datas, utilizar a primeira letra do título como critério para listar as referências em ordem alfabética. Ao repetir nomes de autores não substituir por travessões ou traços. Não usar os comandos “sublinhado” ou “negrito” nesta seção. Os grifos devem ser em itálico.

Formatação:

Book antiqua 11, regular, espaçamento simples, alinhamento à esquerda. Acrescentar uma linha em branco após cada referência.

 

5.9. Anexos

Indicar os anexos no corpo do texto e apresentá-los no final, após as Referências, identificados por letras maiúsculas (A, B, C, e assim por diante) e por títulos adequados. Utilizar anexos somente quando for imprescindível: dar preferência à informação que facilite o acesso a materiais e instrumentos, por meio de notas e/ou links.

 

6. Normas de Citação:

Observar rigorosamente as normas de citação. Todos os estudos referidos devem ser acompanhados dos créditos aos autores e das datas de publicação. Os nomes de autores cujos trabalhos forem citados devem ser seguidos da data de publicação, na primeira vez que forem citados em cada parágrafo. A citação literal de um texto deve ser indicada colocando o trecho entre aspas e deve incluir a referência ao número da página da publicação do qual foi copiado. Citações de mais de 40 palavras devem ser apresentadas como novo parágrafo, recuado de 4 cm da margem esquerda, sem aspas.

Evitar citações secundárias, quando o original pode ser recuperado com facilidade. Quando necessárias, informar no corpo do texto o nome do autor que faz a citação original e a data de publicação do estudo, e, em nota, a referência bibliográfica original. Somente a obra efetivamente consultada deve ser listada nas referências bibliográficas.

Não usar os termos apud, op. cit., id. ibidem etc. Eles não fazem parte das Normas da APA. Utilizar preferentemente formas tais como: “citado por”, “obra citada acima”, “idem” etc.

Todos os estudos citados no texto devem ser apresentados na seção de Referências. Apenas as obras consultadas e mencionadas no texto devem aparecer naquela seção.

Seguem indicações e exemplos para citações no corpo do texto:

 

6.1. Textos com Autoria Múltipla

dois autores: citar no texto os dois nomes sempre que o artigo for referido, acompanhado da data do estudo entre parênteses.  

três a cinco autores: citar no texto todos os autores na primeira referência, seguidos da data do estudo entre parênteses. Os sobrenomes dos autores devem vir separados pela letra “e” se citados no texto. Quando citados dentro de parênteses, devem vir separados por “&”. Quando repetir a mesma referência, utilizar o sobrenome do primeiro autor seguido de "e outros" e da data.

seis ou mais autores: citar apenas o sobrenome do primeiro autor, seguido de "e outros" e da data. Porém, na seção de Referências Bibliográficas todos os nomes dos autores deverão ser relacionados.

 

6.2.  Citação de Obras Antigas e Reeditadas

Autor (data de publicação original/data de publicação consultada).

 

6.3. Citação Secundária

Citação de artigo discutido em outra publicação consultada, sem que o original tenha sido utilizado. Neste caso, apresentar sobrenome do autor referido e em seguida, entre parênteses, data, "citado por", sobrenome do autor consultado e data da obra consultada. Na seção de referências, cite somente a obra consultada. Apresentar em nota, quando possível, referência bibliográfica da obra secundária.

 

6.4. Citações de mesmo autor e mesmo ano

Logo após a indicação do ano, acrescentar letras minúsculas, sem espaço. A primeira referência, segundo a ordem alfabética do título, será seguida por “a”, a segunda por “b” e assim por diante.

 

6.5. Destaques e supressões na citação

Caso a citação possua palavras ou expressões enfatizadas pelo próprio autor da citação, deve-se utilizar o formato itálico e, após a indicação da página, acrescentar: grifo do autor.

Caso o autor do artigo deseje enfatizar uma palavra ou expressão da citação, deve utilizar o formato itálico e, após a indicação da página, acrescentar: grifo meu ou grifos nossos, etc.

Em caso de supressão de parte da citação, usar reticências entre parênteses. Não usar reticências no início e nem no final da citação.

 

7. Exemplos de formatação das Referências:

Os exemplos abaixo são apenas algumas das muitas possibilidades de referências. Utilizar o Publication Manual of the American Psychological Association (5ª edição) para verificar as normas exigidas para os demais tipos de referência.

 

7.1. Artigo de Revista Científica

Bloch, M. (1999). As transformações das técnicas como problema de psicologia coletiva. Signum, 1, 169-181.

 

7.2. Artigo de Revista Científica ordenada por Fascículo

Citar como no caso anterior, acrescentando o número do fascículo, entre parênteses, sem itálico, imediatamente após o número do volume:

Dunaway, D. K. (1991). The oral biography. Biography, 14(3), 256-266.

 

7.3. Artigo de Revista Científica em suporte eletrônico

Coelho, M. A. N. & Hoffmann, A. (2002). A cultura na FMRP-USP. Medicina (Ribeirão Preto), 35, 367-370. Recuperado em 22 de junho, 2001, de http://www.fmrp.usp.br/revista/2002/vol35n3/cultura_ fmrp.pdf

 

7.4. Artigo de Revista Científica no Prelo

No lugar da data, indicar: no prelo. Não referir data, volume, fascículo ou páginas até que o artigo seja publicado. No texto, citar o artigo indicando, entre parênteses: no prelo.

 

7.5. Texto publicado em Revista de Divulgação Comercial

Havendo indicação do autor, iniciar a citação pelo sobrenome e inicial do nome, seguido do ano, dia e mês entre parênteses, nome do artigo, nome da revista em itálico, volume e páginas:

Toledo, R. P. (2001, 23 de maio). O santo de Assis – Jacques Le Goff. Veja, 20, 160.

Quando o texto não indicar o autor, iniciar com o título, seguido do ano, dia e mês, nome da revista em itálico, volume e páginas. Como no exemplo a seguir:

As armas do barão assinalado (1998, maio). Bravo!, 8, 58-63.

 

7.6. Livro com Autoria Única

Bosi, E. (2003). O tempo vivo da memória: ensaios de psicologia social. São Paulo: Ateliê Editorial.

 

7.7. Livro Traduzido para o Português

Foucault, M. (1992). As palavras e as coisas (S. T. Muchail, Trad.). São Paulo: Martins Fontes. (Original publicado em 1966).

 

7.8.  Obra Antiga e Reeditada em Data Posterior

No corpo do texto, ao indicar a data, inserir a data de publicação original/data da publicação consultada.

Descartes, R. (1989). Les passions de l'âme. Em F. Alquié (Org.). OEuvres philosophiques de Descartes: tome III (pp. 939-1103). Paris: Bordas. (Original publicado em 1649).

 

7.9. Publicação original póstuma

No corpo do texto, ao indicar a data, inserir a data dos originais/data da publicação consultada.

Stein, E. (1997). Senso e possibilità di una filosofia cristiana. Em E. Stein. La ricerca della verità: dalla fenomenologia alla filosofia cristiana (2a ed., pp.  132-152). (L. Vigone, Trad.; A. Ales Bello, Org. e Rev. Trad.). Roma: Città Nuova. (Original de 1934-36, publicação póstuma em 1952).

 

7.10.  Autoria Institucional

American Psychological Association. (2001). Publication manual of the American Psychological Association (5a ed.). Washington: Autor.

 

7.11. Livro Organizado por um Editor

Neisser, U. (Org.). (1982). Memory observed: remembering in natural contexts. San Francisco: Freeman.

 

7.12. Capítulo de Livro

Jacó-Vilela, A. M. & Rodrigues, H. B. C. (2004). Além e aquém da separação: a psicologia no Brasil. Em A. G. Penna, A. F. Holanda & M. Massimi (Orgs). História da Psicologia no Brasil do século XX (pp. 217-230). São Paulo: E.P.U.

 

7.13. Capítulo traduzido para o Português de uma Série de Múltiplos Volumes

Bausola, A. (1999). O pragmatismo (A. P. Capovilla, Trad.). Em S. Vanni Rovighi (Org.). História da Filosofia Contemporânea: do século XIX à Neoescolástica (Vol. 8, pp. 459-471). São Paulo: Loyola. (Original publicado em 1980).

 

7.14. Teses ou Dissertações

Xavier, C. R. (2001). Encontros e permutas entre dois pensadores: um estudo sobre as correspondências entre Wolfang Pauli e Carl Gustav Jung. Dissertação de Mestrado, Programa de Estudos Pós-Graduados em História da Ciência, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, SP.

 

7.15. Texto Publicado em Enciclopédia

Stroll, A. (1990). Epistemology. Em The new encyclopedia Britannica (Vol.18, pp. 466-488). Chicago: Encyclopedia Britannica.

 

7.16. Trabalho apresentado em evento e publicado em Anais (completo)

Campos, R. H. F. e Lourenço, E. (1998). Psicologia da criança e direitos humanos no pensamento do Instituto Jean-Jacques Rousseau – Genebra – 1912-1940. Em Anais Encontro de Pesquisa da FAE, V, (pp. 154-166). Belo Horizonte: Faculdade de Educação da UFMG.

 

7.17. Trabalho apresentado em evento e publicado em Anais em suporte eletrônico (resumo)

Domingues, S. & Campos, R. H. F. (2007). Bases teóricas e epistemológicas do conceito de excepcional na obra de Helena Antipoff [Resumo]. Em Congresso Nacional de Psicologia Escolar e Educacional, VIII. São João Del Rei, MG : ABRAPEE. Recuperado em 30 de maio, 2011, de http://www.abrapee.psc.br/documentos/cd_ix_conpe/IXCONPE_arquivos/ComunicacoesOrais_ok.pdf

 

7.18. Trabalho apresentado em Congresso, mas não-publicado

Massimi, M. (2000, outubro). Identidade, tempo e profecia na visão de Padre Antônio Vieira. Trabalho apresentado na XXX Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Psicologia, Brasília, DF.

 

7.19. Documento jurídico

Decreto n. 3.298. (1999, 20 de dezembro). Regulamenta a política nacional para a integração da pessoa portadora de deficiência, consolida as normas de proteção e dá outras providências. Brasília, DF: Presidência da República.

 

7.20. Publicação de circulação limitada

Ficha de Observação de D. N. (1908). Em Livro de observações clínicas 111 do Pavilhão de Observações (pp. 64-67). (Disponível no acervo da Biblioteca do Instituto de Psiquiatria da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, RJ).

 

7.21. Materiais especiais: filmes, gravações musicais, programas de TV, etc.

Bergman, I. (Diretor). (2006). A flauta mágica [DVD]. São Paulo: Versatil Home Video.

 

Valença, A. (2003). Anunciação. Em Ao vivo em todos os sentidos [CD]. Rio de Janeiro: Indie Records.

 

Em caso de regravação de música por artista diferente do autor, indicar na primeira data o ano do copyright e, ao fim da referência, indicar o ano da regravação:

Jobim, T. & Oliveira, A. (1963). Inútil paisagem [Gravada por Caetano Veloso]. Em Roberto Carlos e Caetano Veloso e a música de Tom Jobim [CD]. Rio de Janeiro: Indie Records. (2008).

 

Schroder, C. H. (Diretor). (2009, 11 de abril). Morro Vermelho preserva tradições em Minas [Epsódio de programa de televisão]. Em Vasconcelos, S. (Editora Chefe) & Perdigão, J. (Produtora). Terra de Minas. Belo Horizonte: TV Globo Minas.

 

7.22. Comunicação Pessoal

Carta, mensagem eletrônica, conversa telefônica ou pessoal podem ser citadas, mas apenas no texto, apresentando as iniciais e o sobrenome do emissor e a data completa. Não inclua nas referências.

 

7.23. Web Site ou Homepage

Para citar um Web Site ou Homepage na íntegra, incluir o endereço no texto. Não é necessário listá-lo nas Referências. Exemplo: http://www.scielo.org

 

 

Artigos

Política padrão de seção

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.