O Conceito de Formação nas Propostas Curriculares da Psicologia brasileira de 1932 e 1962

Autores

  • Danillo Lisboa Universidade de São Paulo
  • Carmen Lúcia Cardoso Universidade de São Paulo
  • Roberta Vasconcelos Leite Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri
  • Yuri Elias Gaspar Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri

DOI:

https://doi.org/10.35699/1676-1669.2021.29199

Palavras-chave:

Formação do Psicólogo, Currículo Mínimo, História da Psicologia

Resumo

O presente estudo objetiva compreender a ideia de formação que perpassa as primeiras propostas curriculares para o ensino da Psicologia no Brasil. Para o alcance deste objetivo foi utilizada abordagem descritiva e analítica da história da Psicologia científica, a partir do estudo de duas fontes principais, sendo elas o currículo de 1932 proposto por Waclaw Radecki e o currículo mínimo de 1962 reconhecido pelo Estado brasileiro, além de fontes complementares que versam sobre o tema. Foram identificadas duas categorias que circularam as proposições curriculares do ensino em Psicologia no Brasil, a saber: formação do psicólogo generalista e do especialista, sendo prevalente esta última. Concluímos que as propostas formativas que visaram alcançar o perfil do graduado em Psicologia no Brasil, sobretudo em sua gênese, revelam muito mais uma reação às questões político-sociais e culturais da época do que a construção de um sentido próprio para a formação do psicólogo brasileiro.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Danillo Lisboa, Universidade de São Paulo

Psicólogo, doutorando em Psicologia pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo.

Carmen Lúcia Cardoso, Universidade de São Paulo

Psicóloga, professora-associada do Departamento de Psicologia e do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo.

Roberta Vasconcelos Leite, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri

Psicóloga, doutora em Psicologia pela Universidade Federal de Minas Gerais e professora-adjunta da Faculdade de Medicina da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri.

 

Yuri Elias Gaspar, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri

Psicólogo, doutor em Psicologia pela Universidade Federal de Minas Gerais. Professor-adjunto da Faculdade Interdisciplinar de Humanidades da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri.

Referências

Antunes, M. A. M. (1997). Sobre a formação de psicólogos: aspectos históricos. Psicologia da Educação, 5, 35-56. Recuperado em 05 de julho, 2021, de https://revistas.pucsp.br/index.php/psicoeduca/article/view/42899/28563.

Autuori, M. (2014). Uma história do Instituto de Psicologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Boletim - Academia Paulista de Psicologia, 34(86), 7-23. Recuperado em 05 de julho, 2021, de http://pepsic.bvsalud.org/pdf/bapp/v34n86/a02.pdf.

Bernardes, J. S (2006). Formação generalista em Psicologia e Sistema Único de Saúde. Em Conselho Federal de Psicologia. (Org.). I Fórum Nacional de Psicologia e Saúde Pública (pp. 17-40). Brasília: Conselho Federal de Psicologia.

Cabral, A. (1953). Requisitos básicos da formação de psicologistas. Ciência e Cultura, 5(1), 43-44.

Carvalho, M. T. M. & Sampaio, J. R. (1997). A formação do psicólogo e as áreas emergentes. Psicologia: ciência e profissão, 17(1), 14-19. Recuperado em 18 de julho de 2020, de http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-98931997000100003&lng=pt&tlng=pt.

Centofanti, R. (1982). Radecki e a Psicologia no Brasil. Psicologia: Ciência e Profissão, 3(1), 2-50. Recuperado em 05 de julho, 2021, de dx.doi.org/10.1590/S1414-98931982000100001.

Chehuen Neto, J. A., Sirimarco, M. T., Cândido, T. C., Ulhoa, C. M., Reis, B. P., & Lima, V. M. (2014). Formação médica generalista: percepção do profissional e do estudante. HU Revista, 40(1 e 2). Recuperado em 05 de julho, 2021, de https://periodicos.ufjf.br/index.php/hurevista/article/view/2095.

Coimbra, C. M. B. (1999). Práticas “psi” no Brasil do “milagre”: algumas de suas produções. Em A. M. Jacó-Vilela, F. Jabur & H. B. Rodrigues (Org.s). Clio-Psyché: histórias da Psicologia no Brasil (pp. 75-95). Rio de Janeiro: Clio-Psyché.

Conselho Federal de Psicologia (Org.). (1988). Quem é o psicólogo brasileiro? São Paulo: Edicon.

Conselho Federal de Psicologia (Org.). (2018). Ano da formação em Psicologia: revisão das diretrizes curriculares nacionais para os cursos de graduação em Psicologia. São Paulo: Conselho Federal de Psicologia.

Decreto n. 21.173 (1932, 19 de março). Converte o atual Laboratório de Psicologia da Colônia de Psicopatas, no Engenho de Dentro, em Instituto de Psicologia. Rio de Janeiro: Presidência da República.

Decreto n. 21.999 (1932, 24 de outubro). Extingue o Instituto de Psicologia, anexando os respectivos serviços, sem aumento de despesa, à Assistência a Psicopatas. Rio de Janeiro: Presidência da República.

Esch, C. F., & Jacó-Vilela, A. M. (2012). A regulamentação da profissão e os currículos de formação psi. Em A. M. Jacó-Vilela, A. C. Cerezzo & H. B. C, Rodrigues (Org.s). Clio-psyché: fazeres e dizeres psi na história do Brasil (pp. 17-24). Rio de Janeiro: Centro Edelstein de Pesquisas Sociais.

Fernandes, S., Seixas, P. & Yamamoto, O. (2018). Psicologia e concepções de formação generalista. Psicologia da Educação, 47, 57-66. Recuperado em 05 de julho, 2021, de doi.org/10.5935/2175-3520.20180018.

Ferreira Neto, J. L. (2010). Uma genealogia da formação do psicólogo brasileiro. Memorandum, 18, 130-142. Recuperado em 05 de julho, 2021, de https://periodicos.ufmg.br/index.php/memorandum/article/view/6645/4219

Jacó-Vilela, A. M. (2002). Idas e vindas do curso de Psicologia no Brasil. Revista do Departamento de Psicologia da UFF, 1(14), 11-22.

Langenbach, M. & Negreiros, T. C. G. M. (1988). A formação complementar: um labirinto profissional. Em Conselho Federal de Psicologia (Org.). Quem é o psicólogo brasileiro? (pp. 86-99) São Paulo: Edicon.

Lei n. 4119 (1962, 27 de agosto). Dispõe sobre a formação em Psicologia e regulamenta a profissão de psicólogo. Brasília: Presidência da República.

Mancebo, D (1999). Formação em psicologia: gênese e primeiros desenvolvimentos. Em A. M. Jacó-Vilela & H. B. C. Rodrigues. (Orgs.). Clio-Psyché: histórias da psicologia no Brasil. (pp. 93-120). Rio de Janeiro: UERJ/NAPE.

Massimi, M. (1990). História da Psicologia brasileira: da época colonial até 1934. São Paulo: E.P.U.

Massimi, M. (2016). História dos saberes psicológicos. São Paulo: Paulus.

Massimi, M., Campos, R. H. F. & Brožek, J. (1996). Historiografia da Psicologia: métodos. Em R. H. F. Campos (Org.). Historiografia da Psicologia: pesquisa, formação, ensino (pp. 21-48). São Paulo: Educ; Anpepp.

Mota, A. M. G. F., Cara, B. S. & Miranda, R. L. (2018). História da Psicologia, por quê? Estudos e Pesquisas em Psicologia, 18(4), 1049-1067. Recuperado em 05 de julho, 2021, de https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/revispsi/article/view/42222/29269.

Parecer n. 403. (1962, 19 de dezembro). Parecer do Conselho Federal de Educação sobre currículo mínimo dos cursos de Psicologia. Brasília: Ministério da Educação e Cultura. Recuperado em 25 de maio, 2020, de abepsi.org.br/wp-content/uploads/2011/07/1962-parecern403de19621.pdf.

Parecer n° 412. (1957, 20 de setembro). Parecer da Comissão de Ensino Superior sobre a regulamentação da profissão de psicólogo. Rio de Janeiro: Ministério da Educação e Cultura. Recuperado em 05 de julho, 2021, de http://abepsi.org.br/wp-content/uploads/2011/07/1957-parecer412.pdf.

Penna, A. G. (1992). História da Psicologia no Rio de Janeiro. Rio de Janeiro: Imago.

Pereira, F. M. & Pereira Neto, A. (2003). O psicólogo no Brasil: notas sobre seu processo de profissionalização. Psicologia em Estudo, 8(2), 19-27. Recuperado em 05 de julho, 2021, de https://dx.doi.org/10.1590/S1413-73722003000200003.

Piñeda, M. A. & Jacó-Vilela, A. M. (2014). Ciencia psicológica y profesionalización en Argentina y Brasil: 1930-1980. Universitas Psychologica, 13(5), 2015-2033. Recuperado em 05 de julho, 2021, de https://psycnet.apa.org/doi/10.11144/Javeriana.upsy13-5.cppa.

Portaria n. 272 (1946, 13 de abril). Aprova as instruções reguladoras da execução do disposto nos artigos 5º e 6º do Decreto-lei nº 9.092, de 26 de março de 1946. Rio de Janeiro: Ministério de Educação e Saúde.

Portaria n. 328 (1946, 13 de maio). Modifica e amplia instruções expedidas pela Portaria nº 272, de 13 de abril do corrente ano. Rio de Janeiro: Ministério de Educação e Saúde.

Projeto de Lei nº 3825, de 11 de abril de 1958 (1958, 11 de abril). Dispõe sobre os cursos de formação em psicologia e regulamenta a profissão de psicologista [transformado na Lei Ordinária 4119/1962]. Brasília: Câmara dos Deputados. Recuperado em 05 de julho, 2021, de: https://www.camara.leg.br/proposicoesWeb/fichadetramitacao?idProposicao=216279.

Rudá, C., Coutinho, D. & Almeida-Filho, N. (2015). Formação em Psicologia no Brasil: o período do currículo mínimo (1962-2004). Memorandum, 29, 59-85. Recuperado em 23 de agosto, 2019, de periodicos.ufmg.br/index.php/memorandum/article/view/6471.

Saviani, D. (2013). História das ideias pedagógicas no Brasil. – 4. Ed. – Campinas, SP: Autores Associados. – (coleção memória da educação).

Seixas, P. S. (2014). A formação graduada em Psicologia no Brasil: reflexão sobre os principais dilemas em um contexto pós-DCN. Tese de Doutorado, Programa de Pós-Graduação em Psicologia, Sociedade e Qualidade de Vida, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, RN.

Stein, E (2003). Sobre el concepto de formación. Em E. Stein. Obras completas. V. IV: escritos antropológicos y pedagógicos. (pp. 127-148). (F. J. Sancho e col., Trads.) Vitoria, Espanha: El Carmen. (Publicação original de 1930).

Downloads

Publicado

2021-07-09

Como Citar

Lisboa, D., Cardoso, C. L., Leite, R. V. ., & Gaspar, Y. E. . (2021). O Conceito de Formação nas Propostas Curriculares da Psicologia brasileira de 1932 e 1962 . Memorandum: Memória E História Em Psicologia, 38. https://doi.org/10.35699/1676-1669.2021.29199

Edição

Seção

Artigos