Enunciados sobre primitivismo na origem da Psicologia da Arte no Brasil

algumas notas históricas

Autores

  • Ricardo Mendes Mattos Universidade de São Paulo
  • Arley Andriolo Universidade de São Paulo
  • Richard de Oliveira Fundação Hermínio Ometto

DOI:

https://doi.org/10.35699/1676-1669.2022.35279

Palavras-chave:

primitivismo, Psicologia Social, arte, Mário de Andrade

Resumo

Neste artigo, os autores investigam uma série de tensões notáveis pela presença do termo “primitivo” como um enunciado na origem da psicologia das artes no Brasil. A exploração dos significados relacionados a esse termo e palavras correlatas (tal como “primitivismo”) permite-nos mapear as marcas da dominação colonial, a crítica e possibilidades de superação. Nossa base histórica foram alguns textos escritos por importantes autores, os quais tornaram-se referências fundamentais para o campo acadêmico da psicologia das artes no Brasil. O estudo da conceituação então elaborada possibilita os pesquisadores compreenderem o primitivismo como um problema acadêmico e como uma sombra a cobrir as origens tanto da psicologia da arte quanto da psicologia social. A interpretação daqueles escritos permite identificar enunciados que articulam a abordagem psicológica de objetos estéticos produzidos pelas classes populares e a invenção de algumas categorias discursivas coerentes. Como resultado, esperamos evidenciar a própria genealogia da psicologia da arte brasileira, a qual foi construída a partir de fundamentos ambíguos, estes articulados à dominação colonial e seus reflexos históricos e políticos no discurso científico. Concluímos pontuando a relevância do mapeamento e reflexão acerca da presença de tais ambiguidades na abordagem científica da produção estética de diferentes grupos sociais subalternos, historicamente invisíveis e representados em termos de minorias.

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Biografia do Autor

Ricardo Mendes Mattos, Universidade de São Paulo

 Ricardo Mendes Mattos é doutor em Psicologia Social pela Universidade de São Paulo. 

Arley Andriolo, Universidade de São Paulo

Arley Andriolo é professor-associado do Departamento de Psicologia Social e do Trabalho do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo. Coordenador do Laboratório de Estudos em Psicologia da Arte e líder do Grupo de Estética Social.

Richard de Oliveira, Fundação Hermínio Ometto

Richard de Oliveira é mestre e doutorando em Psicologia e integra o Laboratório de Psicologia da Arte, junto ao Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo.

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Publicado

2022-07-02

Como Citar

Mattos, R. M. ., Andriolo, A., & Oliveira, R. de. (2022). Enunciados sobre primitivismo na origem da Psicologia da Arte no Brasil : algumas notas históricas. Memorandum: Memória E História Em Psicologia, 39. https://doi.org/10.35699/1676-1669.2022.35279

Edição

Seção

Artigos