Pioneiras/os da psicologia escolar no estado do Piauí

um estudo historiográfico

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35699/1676-1669.2023.42601

Palavras-chave:

psicologia escolar e educacional, historiografia, pioneiros, história, Piauí

Resumo

A pesquisa apresenta a história da construção e consolidação do campo de estudo e atuação da Psicologia Escolar no Piauí. Utilizou-se abordagem qualitativa, historiográfica, com história oral. Foram definidas como participantes as/os pioneiras/os a contribuir para um determinado campo de atuação. Os seis depoentes foram escolhidos por terem: I) atuação na área; II) sido docentes; e/ou III) participado de órgãos/instituições da área. As análises foram construídas a partir de indicadores e núcleos de significados dos registros orais, a partir dos quais foram organizados em cinco eixos temáticos: a) Atuação em psicologia educacional e psicologia escolar; b) Primeiras incursões da Psicologia no campo da Educação do Piauí; c) Estrutura e recursos disponíveis para atuação profissional; d) Transformação no campo e protagonismo dos estagiários de psicologia escolar; e) Movimentos de descentralização da psicologia escolar no estado.

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Biografia do Autor

Leilanir de Sousa Carvalho, Universidade Federal do Pará (UFPA)

Doutoranda em Psicologia pela Universidade Federal do Pará (UFPA) e mestre em Psicologia pela Universidade Federal do Piauí - UFPI/CMRV (2018-2019). Possui graduação em Psicologia pela Faculdade Integral Diferencial (2009). Membro do Grupo de Pesquisas em Psicologia Escolar Crítica e Políticas - PECPol/UNB, vinculado ao CNPQ.

Thayná Costa Santos, Universidade Federal do Delta do Parnaíba (UFDPar)

Psicóloga e mestranda em Psicologia pela Universidade Federal do Delta do Parnaíba.

Maycon Campos de Almeida, Universidade Federal do Delta do Parnaíba (UFDPAR)

Acadêmico de Psicologia da Universidade Federal do Delta do Parnaíba (UFDPAR) e pós-graduando em Avaliação Psicológica e Psicodiagnóstico. Membro do Núcleo de Pesquisas e Estudos em Desenvolvimento Humano, Psicologia Educacional e Queixa Escolar (PSIQUED). Também é membro do Núcleo de Pesquisas em Psicologia Escolar Crítica e Políticas (PECPol) e do Núcleo de Estudos e de Pesquisa em Intervenção Cognitivo-Comportamental e Saúde Mental da Universidade Federal do Piauí.

Fauston Negreiros, Universidade de Brasília (UNB)

Psicólogo, graduado pela Universidade Estadual do Piauí (2005). Mestre e Doutor em Educação pela Universidade Federal do Ceará. Pós-Doutor em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pela Universidade de São Paulo - USP (2020). É Professor Associado 2 do Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano e orientador de Mestrado e Doutorado do programa de Pós-graduação em Psicologia do Desenvolvimento e Escolar/PG-PDE do Instituto de Psicologia da Universidade de Brasília/UnB.

 

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Publicado

2023-12-15

Como Citar

Carvalho, L. de S., Santos, T. C., Almeida, M. C. de, & Negreiros, F. (2023). Pioneiras/os da psicologia escolar no estado do Piauí: um estudo historiográfico. Memorandum: Memória E História Em Psicologia, 40. https://doi.org/10.35699/1676-1669.2023.42601

Edição

Seção

Artigos