A criança com deficiência
primeiras experiências de escolarização
DOI:
https://doi.org/10.35699/1676-1669.2023.44591Palavras-chave:
educação especial, inclusão, história da educaçãoResumo
Este artigo apresenta uma análise das primeiras experiências de escolarização de crianças com deficiência nos séculos XVIII, XIX e início do século XX, por meio dos trabalhos de Jacob Rodrigues Pereira (1715-1780), Jean Marc Gaspard Itard (1774-1838), Edouard Séguin (1812-1880) e Maria Montessori (1870-1952), identificando pressupostos metodológicos que contribuíram para a constituição da área da Educação Especial e da Psicologia. Trata-se de uma pesquisa histórica que considera a produção teórica na área da educação especial e da psicologia, contemplando a leitura e a análise de livros, artigos, teses, dissertações e, principalmente, textos e obras completas de autoria dos educadores pesquisados. As análises apontaram que, ao proporcionarem condições de aprendizagem e desenvolvimento para crianças com deficiência, os trabalhos desses educadores contribuíram para a constituição histórica da educação especial, bem como apresentam as raízes do processo hoje denominado de inclusão social.
Downloads
Referências
Angotti, M. (2007). Maria Montessori: uma mulher que ousou viver transgressões. In J. Oliveira-Formosinho, T. M. Kishimoto, & M. A. Pinazza (Orgs.), Pedagogia(s) da infância: dialogando com o passado: construindo o futuro (pp. 95-114). Artmed.
Banks-Leite, L., & Galvão, I. (2000). Uma introdução à história de Victor do Aveyron e suas repercussões. In Banks-Leite, L., & Galvão, I. (Orgs.), A educação de um selvagem: as experiências pedagógicas de Jean Itard (pp.11-24). Cortez.
Cordeiro, A. F. M. (2006). Relações entre Educação, Aprendizagem e Desenvolvimento Humano: As Contribuições de Jean Marc-Gaspard Itard (1774-1838). [Tese de Doutorado, Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Psicologia da Educação, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo] Repositório PUC-SP. https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/16286
Gardou, C., & Develay, M. (2005). O que as situações de deficiência e a educação inclusiva “dizem” às ciências da educação. Revista Lusófona de Educação, (6), 31-45. Recuperado em 09 de novembro, 2023, de https://www.redalyc.org/articulo.oa?id=34900603
Itard, J. M. G. (2000a). Da educação de um homem selvagem ou primeiros desenvolvimentos físicos e morais do Selvagem do Aveyron. In L. Banks-Leite, & I. Galvão (Orgs.), A educação de um selvagem: as experiências pedagógicas de Jean Itard. (pp. 123-177) Cortez. (Original publicado em 1801).
Itard, J. M. G. (2000b). Relatório feito à sua Excelência o Ministro do Interior, sobre os novos desenvolvimentos e o estado atual do Selvagem do Aveyron. In L. Banks- Leite, & I. Galvão (Orgs.), A educação de um selvagem: as experiências pedagógicas de Jean Itard. (pp. 179-229) Cortez. (Original publicado em 1806).
Kramer, R. (1976). Maria Montessori: the biography. University of Chicago Press.
Kupfer, M. C. M., & Petri, R. (2000). "Por que ensinar a quem não aprende?”. Estilos da Clinica, 5(9), 109-117. Recuperado em 26 de janeiro, 2023, de http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1415-71282000000200008&lng=pt&tlng=pt
Luis, C. R. (2000). O Homem Natural e a Revolução Iluminista: linguagem e semiótica em Jean Itard. In L. Banks-Leite, & I. Galvão (Orgs.), A educação de um selvagem: as experiências pedagógicas de Jean Itard (pp. 39-56). Cortez.
Montessori, M. (1909). Il Metodo della Pedagogia Scientifica applicato all'educazione infantile nelle case dei bambini. Città di Castello.
Montessori, M. (1965). A Pedagogia Científica: A descoberta da criança. Flamboyant.
Pessotti, I. (1984). Deficiência Mental: da superstição à ciência. EDUSP.
Rocha, N. M. D. (2002). A Psicologia oitocentista no acervo da Biblioteca Pública do Estado da Bahia: alguns exemplos. Memorandum, (3), 14-49. Recuperado em 09 de novembro, 2023, de http://www.fafich.ufmg.br/~memorandum/artigos03/rocha01.htm
Röhrs, H. (2010). Maria Montessori (D. D. M. Almeida, & M. L. Alves, Trad.). Editora Massangana.
Rosa, K. N. S. (2012). Toda criança é capaz de aprender: as contribuições de Edouard Séguin (1812-1880) para a educação da criança com deficiência intelectual. [Dissertação de Mestrado, Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Psicologia da Educação, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo] Sapientia - Repositório PUC-SP. https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/16053
Rosa, K. N. S. (2017). Da “criança que não aprende” a “toda criança é capaz de aprender”: Lições Históricas de Pereira, Itard, Séguin e Montessori. [Dissertação de Mestrado, Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Psicologia da Educação, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo] Sapientia - Repositório PUC-SP. https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/19799
Salgueiro, E. E. G. (2010). Jacob Rodrigues Pereira: Homem de bem, judeu português do séc. XVIII, primeiro reeducador de crianças surdas e mudas em França. Fundação Calouste Gulbenkian.
Séguin, E. (1847). Jacob Rodrigues Pereire. Premier Instituteur de sourds- muets en france (1744-1780). Notice sur sa vie et ses travaux et analyses raisonnée de sa méthode précédées de l’Eloge de cette méthode par Buffon. BNF Gallica. Recuperado em 16 de novembro, 2023, de https://gallica.bnf.fr/ark:/12148/bpt6k57803124
Séguin, E. (1897a). Conseils a M. O., sur l’éducation de son fils. In Bourneville (Ed.), Premiers Mémoires de Séguin sur l’idiotie (1838 – 1843) (pp. 15-28). Internet Archive. Recuperado em 16 de novembro, 2023, de https://archive.org/details/premiersmmoire00sg/mode/1up (Original publicado em 1839).
Séguin, E. (1897b). Hygiene et Éducation des Idiots. In Bourneville (Ed.), Premiers Mémoires de Séguin sur l’idiotie (1838 – 1843) (pp. 71-180).Internet Archive. Recuperado em 16 de novembro, 2023, de https://archive.org/details/premiersmmoire00sg/mode/1up (Original publicado em 1843).
Séguin, E. (1897c). Résumé de ce que nous avons fait depuis 14 mois (1838-1839). In Bourneville (Ed.), Premiers Mémoires de Séguin sur l’idiotie (1838 – 1843) (pp. 3-14). Internet Archive. Recuperado em 16 de novembro, 2023, de https://archive.org/details/premiersmmoire00sg/mode/1up (Original publicado em 1839).
Séguin, E. (1897d). Théorie et Pratique de l’Éducation des Idiots (Leçons aux jeunes idiots de l’Hospice des Incurables), deux semestres 1841-2. In Bourneville (Ed.), Premiers Mémoires de Séguin sur l’idiotie (1838 – 1843) (pp. 29-70). Internet Archive. Recuperado em 16 de novembro, 2023, de https://archive.org/details/premiersmmoire00sg/mode/1up (Original publicado em 1842).
Séguin, E. (1907). Idiocy: and its treatment by the physiological method. Thomas Hoffmann. Recuperado em 25 de novembro, 2023, de http://www.th-hoffmann.eu/archiv/seguin/seguin.1907.pdf (Original publicado em 1866).
Séguin, E. (1846). Traitement Moral, hygiene et education des idiots et des autres enfants arriérés. BNF Gallica. Recuperado em 25 de novembro, 2023, de https://gallica.bnf.fr/ark:/12148/bpt6k770708.texteImage
Stürmer, P. A., & Umbelino, J. D. (2020). Dificuldades de aprendizagem nos anos iniciais do ensino fundamental: por que as crianças não aprendem?. Perspectiva, 38(1), 1–23. https://doi.org/10.5007/2175-795X.2020.e65283
Tezzari, M. L. (2009). Educação especial e ação docente: da medicina à educação. [Tese de doutorado, Programa Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul] Lume - Repositório digital UFRGS. https://www.lume.ufrgs.br/handle/10183/21389
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Memorandum: Memória e História em Psicologia
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os trabalhos publicados na revista eletrônica Memorandum: Memória e História em Psicologia são licenciados sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.