A criança com deficiência

primeiras experiências de escolarização

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35699/1676-1669.2023.44591

Palavras-chave:

educação especial, inclusão, história da educação

Resumo

Este artigo apresenta uma análise das primeiras experiências de escolarização de crianças com deficiência nos séculos XVIII, XIX e início do século XX, por meio dos trabalhos de Jacob Rodrigues Pereira (1715-1780), Jean Marc Gaspard Itard (1774-1838), Edouard Séguin (1812-1880) e Maria Montessori (1870-1952), identificando pressupostos metodológicos que contribuíram para a constituição da área da Educação Especial e da Psicologia. Trata-se de uma pesquisa histórica que considera a produção teórica na área da educação especial e da psicologia, contemplando a leitura e a análise de livros, artigos, teses, dissertações e, principalmente, textos e obras completas de autoria dos educadores pesquisados. As análises apontaram que, ao proporcionarem condições de aprendizagem e desenvolvimento para crianças com deficiência, os trabalhos desses educadores contribuíram para a constituição histórica da educação especial, bem como apresentam as raízes do processo hoje denominado de inclusão social.

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Biografia do Autor

Kaciana Nascimento da Silveira Rosa, Universidade Federal do Maranhão

Doutora em Educação: Psicologia da Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e docente da Universidade Federal do Maranhão (UFMA).

Mitsuko Aparecida Makino Antunes, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Doutora em Psicologia Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e é docente na mesma universidade.

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Publicado

2023-12-18

Como Citar

Rosa, K. N. da S., & Antunes, M. A. M. (2023). A criança com deficiência: primeiras experiências de escolarização. Memorandum: Memória E História Em Psicologia, 40. https://doi.org/10.35699/1676-1669.2023.44591

Edição

Seção

Artigos