A experiência religiosa em Charles Taylor

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35699/1676-1669.2024.45783

Palavras-chave:

psicologia e religião, experiências religiosas, Charles Taylor, William James

Resumo

O artigo dialoga com o conceito de experiência religiosa em Charles Taylor. Nosso propósito é tanto confrontar a noção emergente de experiência religiosa da obra de William James com a concepção que Taylor formula, quanto inserir a noção tayloriana no contexto maior de sua obra. Como veremos, a experiência religiosa em Taylor não é pensada apenas como uma experiência místico-religiosa, conforme a abordagem de James, mas também, como uma experiência ético-moral. A partir da noção fenomenológica de mundo, traçamos a compreensão básica da crença no mundo pré-moderno, seguida das transformações modernas ocasionadas pelo desencantamento do mundo e pela Reforma Protestante. Em seguida, focamos a revolução cultural individualista do século XX, pondo em perspectiva os impactos na compreensão da crença. Para Taylor, embora a experiência religiosa tenha sido compreendida cada vez mais como uma experiência individual, o conteúdo dessa experiência ainda é coletivo.

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Biografia do Autor

Felipe Henrique Canaval Gomes, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro

Doutor em Psicologia pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (FFCLRP-USP) e professor substituto no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologiado Triângulo Mineiro (IFTM). E-mail:felipecanaval@iftm.edu.br

Reinaldo Furlan, Universidade de São Paulo

Doutor em Filosofia pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e Professor do Departamento de Psicologia e Educação Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (FFCLRP-USP).

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Publicado

2024-09-01

Como Citar

Gomes, F. H. C., & Furlan, R. (2024). A experiência religiosa em Charles Taylor. Memorandum: Memória E História Em Psicologia, 41, e45783. https://doi.org/10.35699/1676-1669.2024.45783

Edição

Seção

Artigos