Medindo o que não se conhece

o conceito de inteligência no contexto educacional brasileiro nas décadas de 1920 e 1930

Autores

  • César Rota Júnior Faculdades Integradas Pitágoras de Montes Claros
  • Sérgio Dias Cirino Universidade Federal de Minas Gerais
  • Laurent Gutierrez Université de Paris Nanterre

DOI:

https://doi.org/10.35699/1676-1669.2019.6542

Palavras-chave:

história da psicologia, medida da inteligência, psicologia escolar

Resumo

Os testes de inteligência desenvolvidos no início do XX tiveram papel decisivo no processo de reorganização da educação escolar brasileira. Em Belo Horizonte, à Escola de Aperfeiçoamento de Professores cabia a função de capacitar os professores para práticas modernas e científicas. O objetivo da presente pesquisa foi analisar os conceitos de inteligências que circularam em Minas Gerais nas décadas de 1920 e 1930, sob a influência do ensino dos testes aos alunos da Escola de Aperfeiçoamento. Como metodologia, partimos do conceito de recepção/circulação, que se refere ao processo de apropriação dos instrumentos, ideias e conceitos produzidos em outros locais. Como resultado, pudemos demonstrar que a utilização prática dos testes teve supremacia sobre o debate teórico sobre a noção de inteligência. Concluímos que a experiência da Escola de Aperfeiçoamento deu ênfase à utilização pragmática dos testes, em detrimento da discussão teórica sobre a inteligência.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

César Rota Júnior, Faculdades Integradas Pitágoras de Montes Claros

Psicólogo, doutor em Educação (FAE/UFMG), professor nas Faculdades Integradas Pitágoras de Montes Claros (FIPMoc).

Sérgio Dias Cirino, Universidade Federal de Minas Gerais

Psicólogo, Doutor em Psicologia pela Universidade de São Paulo (USP). Professor associado IV no Departamento de Psicologia da UFMG.

Laurent Gutierrez, Université de Paris Nanterre

Professeur des universités en Sciences de l’éducation à l’université de Paris Nanterre, travaille sur l’histoire du mouvement de l’Education nouvelle et, plus largement, sur celle des réformes de l’enseignement en France depuis la fin du XIXe jusqu’à nos jours.

Downloads

Publicado

2019-06-02

Como Citar

Rota Júnior, C., Cirino, S. D., & Gutierrez, L. (2019). Medindo o que não se conhece: o conceito de inteligência no contexto educacional brasileiro nas décadas de 1920 e 1930. Memorandum: Memória E História Em Psicologia, 36, 1–18. https://doi.org/10.35699/1676-1669.2019.6542

Edição

Seção

Artigos