O Bem, o Mal – é tudo igual? O drama das palavras e paixões em Macbeth de Shakespeare

Autores

  • Dante Marcello Claramonte Gallian Universidade Federal de São Paulo
  • Rafael Ruiz Universidade Federal de São Paulo

Palavras-chave:

literatura, Shakespeare, palavra, ética, paixão

Resumo

Resumo

Partindo de uma experiência de leitura e reflexão do drama de Shakespeare, Macbeth, no Laboratório de Humanidades do Centro de História e Filosofia das Ciências da Saúde da Escola Paulista de Medicina da Universidade Federal de São Paulo, este artigo procura problematizar a questão do poder das palavras. Dialogando com filósofos antigos, modernos e contemporâneos, procuramos, no itinerário delineado por Shakespeare em sua peça, analisar as qualidades, força e efeitos da palavra no âmbito das paixões, dos atos e da ética humana.           

 

Biografia do Autor

  • Dante Marcello Claramonte Gallian, Universidade Federal de São Paulo
    professor de História da Medicina para o curso médico da UNIFESP, de História e Filosofia das Ciências e Bioética para os cursos biomédico e de enfermagem da mesma universidade. Participa como professor-orientador dos Programas de Pós-Graduação Ensino em Ciências da Saúde do CEDESS da UNIFESP e Saúde Coletiva do Departamento de Medicina da UNIFESP. Suas linhas de pesquisa são História das Ciências da Saúde e da Medicina, Humanidades e educação em Ciências da Saúde e História Oral.
  • Rafael Ruiz, Universidade Federal de São Paulo
    professor adjunto de História da América da Universidade Federal de São Paulo e desenvolve o Projeto Direitos e Justiça nas Américas, aprovado pela FAPESP. Tem experiência na área de História, com ênfase em História da América, atuando principalmente nos seguintes temas: legislação indigenista, união das Coroas, jesuítas em São Paulo e Guairá, política da coroa espanhola, catequese e Francisco de Vitoria.

Referências

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Publicado

2012-10-01

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

O Bem, o Mal – é tudo igual? O drama das palavras e paixões em Macbeth de Shakespeare. (2012). Memorandum: Memória E História Em Psicologia, 23, 198-209. https://periodicos.ufmg.br/index.php/memorandum/article/view/6562