A finitude como consciência da morte em O Sétimo Selo de Ingmar Bergman

Autores

  • Luciana Helena Mussi Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
  • Beltrina Côrte Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Palavras-chave:

envelhecimento, morte, cinema

Resumo

Este trabalho tem como objetivo refletir sobre a finitude e sua contextualização histórica através do filme O Sétimo Selo de Ingmar Bergman. Discute a visão do cineasta, especialmente a existência humana tendo como eixo condutor uma reflexão sobre envelhecimento e morte, questões ligadas ao sentido da vida. Utilizamos a pesquisa documental e bibliográfica, convidando autores a dialogarem com uma arte expressa por imagens e palavras, útil e pertinente quando se estuda temas angustiantes como finitude e envelhecimento. Bergman, a partir da sua própria perspectiva existencialista, trabalha questões como a manipulação da fé pela Igreja, a exploração da ideia da peste como castigo divino e a expiação dos pecados pela dor. A investigação realizada cumpre seu objetivo, mostra que a arte que se faz através do cinema se resume na busca do conhecimento como chave para a compreensão das inquietudes do que representa o morrer para um Ser Finito, independente da velhice.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luciana Helena Mussi, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Engenheira, Psicóloga, Mestre em Gerontologia e Doutoranda em Psicologia Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Assistente-Editorial/Revisora da Revista Kairós Gerontologia e Redatora/Colaboradora do Banco de Vídeos/Filmografia do Portal do Envelhecimento, do Observatório da Longevidade Humana e Envelhecimento (OLHE).

Beltrina Côrte, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Jornalista, Doutora em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (USP), Pesquisadora/Docente/Orientadora do Programa de Estudos Pós-Graduados em Gerontologia da PUC-SP e Editora de conteúdo do Portal do Envelhecimento, do Observatório da Longevidade Humana e Envelhecimento (OLHE).

Referências

Ariés, P. (1989). História da morte no ocidente(2aed.). (P. Jordão, Trad.). Lisboa: Teorema. (Original publicadoem 1975).

Beauvoir, S. (1983). Todos os homens são mortais(3aed.). (S. Milliet, Trad.). Rio de Janeiro: Nova Fronteira. (Original publicadoem 1946).

Bergman, I. (Diretor). (1956). O sétimo selo [DVD]. São Paulo: Versátil Home Vídeo.

Bergman, I. (1996). Imagens(A. Pastor, Trad.). São Paulo: Martins Fontes. (Original publicadoem 1990).

Bilharinho, G. (1999). O cinema de Bergman, Fellini e Hitchcock. Uberaba, MG: Instituto Triangulino de Cultura.

Concone, M. H. V. B. (2007). Medo de envelhecer ou de parecer? Revista Kairós, 10(2), 19-44.

Côrte, B. (2005). Biotecnologia e longevidade: o envelhecimento como um problema solucionável? Em B. Côrte, E. F. Mercadante & I. G. Arcuri (Orgs.). Velhice, envelhecimento (pp. 241-263). São Paulo: Vetor.

Elias, N. (2001). A solidão dos moribundos(P. Dentzien, Trad.). Rio de Janeiro: Zahar. (Original publicado em 1982).

Figurelli, R. (2005). Envelhecimento e morte na obra de Ingmar Bergman. Em N. M. M. Gusmão (Org.). Cinema, velhice e cultura (pp. 123-134). São Paulo: Alínea.

Frankl, V. E. (2008). Em busca de sentido(28a ed.). (W. O. Schlupp & C. C. Aveline, Trads.). Rio de Janeiro: Vozes. (Original publicado em 1981).

Frost-Sharratt, C. (2009). O sétimo selo. Em Larousse (Org.). 501 Filmes que merecem ser vistos(pp. 112-165). (R. Gondim, Trad.). São Paulo: Larousse. (Original publicado em 2004).

Grün, A. & Müller, M. (2010). A alma: seu segredo e sua força(E. Orth, Trad.). Rio de Janeiro: Vozes. (Original publicado em 2008).

Huizinga, J. (1985). O declínio da Idade Média(2a ed.). (A. Abelaira, Trad.). Lisboa: Editora Ulisseia. (Original publicado em 1924).

Jung, C.G. (1991). Introdução à problemática da psicologia religiosa da alquimia. Em C.G. Jung. Psicologia e alquimia(4a ed., pp. 15-48). (M.L. Appy, M. Makray &D.M.R.F. Silva, Trads.). Petrópolis, RJ: Vozes. (Original publicado em 1944).

Monteiro, D. M. R. (2006). O enigma dos enigmas: conjunção nascimento e morte. Em D. M. R. Monteiro (Org.). Espiritualidade e finitude (pp. 43-64). São Paulo: Paulus.

Morin, E. (1997). O homem e a morte(E. A. Carvalho, Trad.). Rio de Janeiro: Imago. (Original publicado em 1951).

Pessini, L. (2009). Vida e morte: uma questão de dignidade. Em F. S. Santos & D. Incontri (Orgs.). A arte de morrer(2a ed.; pp. 159-171). Bragança Paulista, SP: Comenius.

Downloads

Publicado

2012-10-01

Como Citar

Mussi, L. H., & Côrte, B. (2012). A finitude como consciência da morte em O Sétimo Selo de Ingmar Bergman. Memorandum: Memória E História Em Psicologia, 23, 210–227. Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/memorandum/article/view/6563

Edição

Seção

Artigos