Um estudo ator-rede para o brinquedo artesanal

herança que se traduz em Minas

Autores

  • Maria de Fátima Aranha de Queiroz e Melo Universidade Federal de São João del-Rei
  • Roselne Santarosa de Souza Universidade Federal de São João del-Rei
  • Yone Maria Andrade Paiva Rogério Universidade Federal de São João del-Rei
  • Ana Luiza Brandão Leal Universidade Federal de São João del-Rei
  • Fernanda Rodrigues Ferreira Universidade Federal de São João del-Rei
  • Liliam Medeiros da Silva Universidade Federal de São João del-Rei
  • Elaine Maria Almeida de Andrade Universidade Federal de São João del-Rei

Palavras-chave:

brinquedos e jogos, memória coletiva, psicologia social

Resumo

Este artigo apresenta uma revisão crítica de literatura que teve como objetivo contextualizar, em uma região de Minas Gerais, a pesquisa sobre os brinquedos e jogos tradicionais que, passando de grupo em grupo, foram assumindo versões particulares na produção artesanal. Tendo como suporte teórico-metodológico a Teoria Ator-Rede, defendemos a realização desta investigação no campo da Psicologia Social num movimento de mapear, registrar e preservar objetos que, em sua mistura de materialidade e socialidade, fazem parte da memória e da identidade dos grupos de brincantes. Nesta primeira etapa do projeto, para seguir o traçado deixado por estes artefatos, foi realizado este estudo no sentido de fundamentar a nossa entrada no campo para a verificação das práticas artesanais vigentes na região.

 

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Biografia do Autor

Maria de Fátima Aranha de Queiroz e Melo, Universidade Federal de São João del-Rei

Professora do Mestrado em Psicologia da UFSJ, membro do Laboratório de Pesquisa e Intervenção Psicossocial (LAPIP), coordenadora da Brinquedoteca da UFSJ e coordenadora/orientadora do projeto.

Roselne Santarosa de Souza, Universidade Federal de São João del-Rei

foi Bolsista de Iniciação Científica pelo Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica UFSJ/Fapemig no período de março de 2008 a fevereiro de 2009. Titulou-se em 2012 pelo mestrado em Psicologia da UFSJ.

Yone Maria Andrade Paiva Rogério, Universidade Federal de São João del-Rei

Pedagoga, Funcionária Técnica Administrativa da Brinquedoteca da UFSJ, atualmente aluna do mestrado em Psicologia da UFSJ.

Ana Luiza Brandão Leal, Universidade Federal de São João del-Rei

foi Bolsista de Iniciação Científica pelo Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica UFSJ /CNPq no período de agosto de 2008 a julho de 2009, atualmente aluna do mestrado em Psicologia da UFSJ.

Fernanda Rodrigues Ferreira, Universidade Federal de São João del-Rei

foi Bolsista de Iniciação Científica pelo Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica UFSJ/ Fapemig no período de março de 2009 e fevereiro de 2010.

Liliam Medeiros da Silva, Universidade Federal de São João del-Rei

foi Bolsista de Iniciação Científica por projeto financiado pela Fapemig no período de março de 2009 e fevereiro de 2010, atualmente aluna do mestrado em Psicologia da UFSJ.

Elaine Maria Almeida de Andrade, Universidade Federal de São João del-Rei

foi Bolsista de Iniciação Científica por projeto financiado pela Fapemig no período de março de 2010 e fevereiro de 2011 e orientanda do Programa Institucional de Iniciação Científica da UFSJ de março de 2011 a fevereiro de 2012.

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Publicado

2012-04-14

Como Citar

Melo, M. de F. A. de Q. e, Souza, R. S. de, Rogério, Y. M. A. P., Leal, A. L. B., Ferreira, F. R., Silva, L. M. da, & Andrade, E. M. A. de. (2012). Um estudo ator-rede para o brinquedo artesanal: herança que se traduz em Minas. Memorandum: Memória E História Em Psicologia, 22, 187–210. Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/memorandum/article/view/6598

Edição

Seção

Artigos