Psicologia e educação rural na obra de Helena Antipoff

um olhar sobre o passado

Autores

  • Alberto Mesaque Martins Universidade Federal de Minas Gerais
  • Rosely Carlos Augusto Universidade Federal de Minas Gerais
  • Maria Isabel Antunes-Rocha Universidade Federal de Minas Gerais

Palavras-chave:

Helena Antipoff, educação rural, história da psicologia

Resumo

Helena Antipoff muito contribuiu para o desenvolvimento dos estudos e pesquisas em Psicologia e Educação no Brasil. Ao vislumbrar sua produção bibliográfica, percebe-se seu interesse pelo meio rural e pela aplicação da Psicologia à formação de professores para atuação nestes espaços. Este estudo teve por objetivo refletir sobre as concepções de “rural”, “escola” e “educação” presentes na obra de Helena Antipoff. Foram analisados textos do quarto volume da Coletânea de Obras Escritas de Helena Antipoff, intitulado Educação Rural. Na perspectiva antipoffiana, o meio rural é percebido como local propício ao ensino e aprendizagem, sendo eleito como local de sua atenção e implementação de estratégias pedagógicas. Helena Antipoff defendia o desenvolvimento de um modelo democrático de educação que pudesse contribuir com a população rural brasileira. Revisitar sua obra faz-se necessário num momento de grandes debates sobre a inclusão e ampliação de políticas públicas de educação e aplicação dos conhecimentos psicológicos a novos contextos.

 

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Biografia do Autor

Alberto Mesaque Martins, Universidade Federal de Minas Gerais

Graduando em Psicologia pelo Centro Universitário UNA de Belo Horizonte, membro do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Educação do Campo e Sustentabilidade da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (FAE/UFMG) – Brasil.

Rosely Carlos Augusto, Universidade Federal de Minas Gerais

Psicóloga (UFMG), Mestre em Psicologia Social (UFMG), Doutora em Educação (FAE-UFMG) e membro da Rede Educação Cidadã – Brasil.

Maria Isabel Antunes-Rocha, Universidade Federal de Minas Gerais

Psicóloga (UFMG), Mestre em Psicologia Social (UFMG), Doutora em Educação. Professora Adjunta da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (FAE/UFMG) e Coordenadora do EduCampo (FAE/UFMG) – Brasil.

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Publicado

2011-10-15

Como Citar

Martins, A. M., Augusto, R. C., & Antunes-Rocha, M. I. (2011). Psicologia e educação rural na obra de Helena Antipoff: um olhar sobre o passado. Memorandum: Memória E História Em Psicologia, 21, 88–104. Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/memorandum/article/view/6606

Edição

Seção

Artigos