Psicologia e educação rural na obra de Helena Antipoff
um olhar sobre o passado
Palavras-chave:
Helena Antipoff, educação rural, história da psicologiaResumo
Helena Antipoff muito contribuiu para o desenvolvimento dos estudos e pesquisas em Psicologia e Educação no Brasil. Ao vislumbrar sua produção bibliográfica, percebe-se seu interesse pelo meio rural e pela aplicação da Psicologia à formação de professores para atuação nestes espaços. Este estudo teve por objetivo refletir sobre as concepções de “rural”, “escola” e “educação” presentes na obra de Helena Antipoff. Foram analisados textos do quarto volume da Coletânea de Obras Escritas de Helena Antipoff, intitulado Educação Rural. Na perspectiva antipoffiana, o meio rural é percebido como local propício ao ensino e aprendizagem, sendo eleito como local de sua atenção e implementação de estratégias pedagógicas. Helena Antipoff defendia o desenvolvimento de um modelo democrático de educação que pudesse contribuir com a população rural brasileira. Revisitar sua obra faz-se necessário num momento de grandes debates sobre a inclusão e ampliação de políticas públicas de educação e aplicação dos conhecimentos psicológicos a novos contextos.
Downloads
Referências
Antipoff, D. I. (1975).Helena Antipoff: sua vida/sua obra. Rio de Janeiro: J. Olympio.
Antipoff, H. (1992). Educação rural(Centro de Documentação e Pesquisa Helena Antipoff, Org.).Belo Horizonte:Imprensa Oficial.
Antunes-Rocha, M. I.&Martins, A. A. (2009). Educação do campo: desafios para a formação de professores. Belo Horizonte: Autêntica.
Augusto, R. C.&Rocha, M. I. A. (1994). O significado da experiência do ISER no contexto da educação rural no Brasil. Boletim do Centro de Documentação e Pesquisa Helena Antipoff, 14(12), 27-33.
Augusto, R. C. (2011). Aprender na prática:narrativas e histórias de lideranças camponesas, no sertão, norte de minas, nas últimas três décadas. Tese de Doutorado, Programa de Pós Graduação em Educação, Faculdade de Educação, UniversidadeFederal de Minas Gerais, Belo Horizonte.
Bardin, L. (1976). Análise de conteúdo(L.A.Reto &A.Pinheiro, Trads.). Lisboa: Edições 70.
Campos, R. H. F. (1992). Helena Antipoff: da orientação sócio-cultural em psicologia a uma concepção democrática de educação. Psicologia Ciência e Profissão, 12(1), 4-13.
Campos, R. H. F. (2001). Helena Antipoff (1892-1974): a synthesis of swiss and soviet psychology in the context of brazilian education. History of Psychology, 4(2), 133-158.
Campos, R. H. F. (2002). Helena Antipoff: textos escolhidos. São Paulo: Casa do Psicólogo.
Campos, R. H. F. (2003).Helena Antipoff: razão e sensibilidade na psicologia e na educação. Estudos Avançados, 17(49), 209-231.
Campos, R. H. F. (2009). História da psicologia e história da consciência através do estudo das representações sociais. Memorandum, 16, 77-84.Recuperado em 08 setembro, 2009, de www.fafich.ufmg.br/memorandum/a16/campos02
Campos, R. H. F.&Quintas, G. A. (2007). O ensino de psicologia para educadores em Minas Gerais: a experiência de Helena Antipoff (1930-1987). Mosaico: estudos em Psicologia, 1(1), 61-76.
Di Giorgi, C. (1992). Escola nova(3a ed.).São Paulo: Ática.
Fernandes, B. M.,Cerioli, P. R.&Caldart, R. S. (2004). Primeira conferência nacional por umaeducação básica do campo. Em M. G. Arroyo, R. S.Caldart& M. C.Molina.(Orgs.).Por uma educação do campo(pp. 19-62). Petrópolis, RJ: Vozes.
Fernandes, F. (2006) A revolução burguesa no Brasil: ensaio de interpretação sociológica(5aed.).São Paulo: Globo.
Fonseca, M. T L. (1985). A extensão rural no Brasil:um projeto educativo para o capital. São Paulo: Loyola.
Ianni, O. (1985). O ciclo da revolução burguesa(2aed.).Petrópolis, RJ: Vozes.
Lourenço, E. (2001). A psicologia da educação na obra deHelena Antipoff: uma contribuição para a historiografia da psicologia. Dissertação de Mestrado, Programa de Pós-Graduação em Psicologia, Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte.
Manacorda, M. A. (1995).História da educação: da antiguidade aos nossos dias(4aed.)São Paulo: Cortez.
Massimi, M.,Campos, R. H. F.&Brozek, J. (1996). Historiografia da psicologia: métodos. Em R. H. F. Campos(Org.).História da psicologia: pesquisa, formação, ensino(pp. 29-56). São Paulo: Educ.
Nassif, L. E.&Campos, R. H. F. (2005). Édouard Claparède (1873-1940): interesse, afetividade e inteligência na concepção da psicologia funcional. Memorandum,9, 91-104.Recuperado em 08 setembro, 2009, de www.fafich.ufmg.br/memorandum/a09/nassifcampos01
Nassif, L. E.&Nunes, M. T. (2008). Formação de professores: diálogos com a experiência antipoffiana. Belo Horizonte: Puc Minas.
Nagle, J. (2001). Educação e sociedade na primeira república(2a ed.).Rio de Janeiro: DP&A.
Paiva, V. (1987). Educação popular e educação de adultos. São Paulo: Loyola.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os trabalhos publicados na revista eletrônica Memorandum: Memória e História em Psicologia são licenciados sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.