Anotações de história da psicologia em sumários e prefácios dos manuais introdutórios

Autores

  • William B. Gomes Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Luciano da Silva Alencastro Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Palavras-chave:

história da psicologia, livros de introdução à psicologia, psicologia geral

Resumo

Ensaio historiográfico sobre sumários e prefácios de manuais introdutórios à psicologia publicados entre 1890 e 1999, destacando: 1) primeiros grandes manuais (1890-1949); 2) textos influentes na afirmação da psicologia como ciência e profissão no Brasil, (1950-1974); 3) tradição dos textos norte-americanos ao longo do século XX; e 4) características inovadoras apresentadas no último quartil do século XX. Concluiu-se que: 1) os sumários mantêm-se coerentes com os mesmos tópicos temáticos 2) os prefácios escritos entre 1890 e 1974 mostraram-se preocupados com os desafios da integração do grande campo psicológico, insistindo que teorias e sistemas eram perspectivas e contribuições, devendo ser evitados como modos reducionistas e radicais de introdução a um ponto de vista apenas; 3) os prefácios escritos entre 1975 e 1999, apresentam a psicologia como campo de múltiplas perspectivas, estando nesta condição sua peculiaridade e contribuição, e esperam dos profissionais a capacidade de lidar com a diferença e a diversidade.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

William B. Gomes, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

professor associado do Instituto de Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), onde coordena o Núcleo de Epistemologia e História da Psicologia e o MuseuPsi. É bolsista de produtividade 1A do CNPq.

Luciano da Silva Alencastro, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

doutorando do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e bolsista do CNPq.

Downloads

Publicado

2011-10-15

Como Citar

Gomes, W. B., & Alencastro, L. da S. (2011). Anotações de história da psicologia em sumários e prefácios dos manuais introdutórios. Memorandum: Memória E História Em Psicologia, 21, 105–135. Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/memorandum/article/view/6607

Edição

Seção

Artigos