O corpo em discurso

significações imaginárias em épocas e lugares diferentes

Autores

  • Marília Novais da Mata Machado Universidade Federal de São João Del Rei

Palavras-chave:

corpo, análise do discurso, imaginário

Resumo

Este artigo teve como objetivo apreender imagens do corpo e explicitar as significações imaginárias sociais relativas a ele, construídas em diferentes épocas e lugares. Foi estudada uma dúzia de obras literárias, incluindo utopias, peças teatrais, livros de aventura e romances, nas quais aparecem sociedades fictícias e há descrições do corpo de personagens. A noção de Castoriadis de domínio social-histórico foi o principal referencial teórico, levando à busca das significações imaginárias e de suas diferentes determinações. Procedimentos de análise do discurso foram utilizados para apreender as descrições do corpo e contrapô-las às informações sobre os autores e suas épocas. Foram detectadas as seguintes imagens do corpo: virtuoso, do mal, velado, asqueroso, real, involuído, uniforme, hierárquico, ideal, produzido, condenado, exposto. Como esperado, verificou-se que há diversas imagens e que elas refletem o lugar e a época em que surgiram. Há, porém, imagens que persistem ao longo do tempo.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marília Novais da Mata Machado, Universidade Federal de São João Del Rei

Professora Visitante Nacional Sênior (PVNS/Capes) na Universidade Federal de São João Del Rei (Laboratório de Pesquisa e Intervenção Psicossocial/Lapip e Mestrado em Psicologia). Doutora pela Universidade de Paris XIII.

Downloads

Publicado

2011-10-15

Como Citar

Machado, M. N. da M. (2011). O corpo em discurso: significações imaginárias em épocas e lugares diferentes. Memorandum: Memória E História Em Psicologia, 21, 147–161. Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/memorandum/article/view/6609

Edição

Seção

Artigos