Performance musical em corporações dos Campos das Vertentes e sua articulação com tradições culturais

Autores

  • Marcos Vieira Silva Universidade Federal de São João del Rei
  • Sabrina Simões Castilho Universidade Federal de São João del Rei

Palavras-chave:

identidade, patrimônio cultural imaterial, performance

Resumo

O trabalho apresenta dados referentes às investigações sobre a constituição histórica das formações identitárias nos grupos musicais e articulações com a formação musical na atualidade. Tanto a dimensão técnica quanto a presença da afetividade e da identidade grupal foram consideradas na análise do desenvolvimento da performance musical. Algumas características do processo grupal e seu papel no desenvolvimento das atividades cotidianas das corporações são apresentadas. Buscou-se, ainda, compreender as reações afetivo-emocionais manifestas pelos músicos e público nos espetáculos. A metodologia de diagnóstico e intervenção utilizou dos pressupostos da pesquisa participante e da pesquisa-intervenção psicossocial. A coleta de dados envolveu leitura de bibliografia específica e documentos históricos; gravações em vídeo, registros em fotografias de ensaios e apresentações; produção de mapas de registro de fenômenos grupais e entrevistas semiestruturadas com músicos. A manutenção das tradições religiosas locais revela uma identidade musical revestida de determinantes socioculturais e ideológicos. Em meio à manutenção da tradição emerge espaço para o novo.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcos Vieira Silva, Universidade Federal de São João del Rei

doutor em Psicologia Social pela PUC-SP, professor do Departamento de Psicologia da UFSJ e Coordenador do LAPIP/Laboratório de Pesquisa e Intervenção Psicossocial.

Sabrina Simões Castilho, Universidade Federal de São João del Rei

psicóloga, mestranda em Psicologia pela UFSJ, bolsista de Iniciação científica à época da realização da pesquisa.

Downloads

Publicado

2011-10-17

Como Citar

Silva, M. V., & Castilho, S. S. (2011). Performance musical em corporações dos Campos das Vertentes e sua articulação com tradições culturais. Memorandum: Memória E História Em Psicologia, 21, 217–237. Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/memorandum/article/view/6615

Edição

Seção

Artigos