A ação pedagógica de Itard na educação de Victor, o “selvagem de Aveyron”

contribuição à história da psicologia

Autores

  • Aliciene Fusca Machado Cordeiro Universidade da Região de Joinville
  • Mitsuko Aparecida Makino Antunes Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Palavras-chave:

história das ideias psicológicas, práticas pedagógicas, aprendizagem, desenvolvimento, Jean Marc-Gaspard Itard

Resumo

No início do século XIX, Jean Marc-Gaspard Itard, realizou intervenções pedagógicas com um menino encontrado nos bosques do sul da França. Dessas experiências foram redigidos dois relatórios. Tomando-os como base, o objetivo central deste artigo é relatar uma pesquisa histórica, de base documental, que discute as contribuições de Itard sobre as relações entre educação, aprendizagem e desenvolvimento na constituição do homem como ser histórico e cultural. Buscou-se articular três diferentes níveis de análise: o nível interno, que se refere aos conceitos, pressupostos e métodos, relacionados à obra de Itard; a base epistêmico-metodológica adotada pelo autor e a articulação entre seu trabalho e a realidade histórico-social em que viveu. Por meio de sua obra é possível refletir, entre outras questões, sobre a fragilidade e a importância do vínculo entre educando e educador, as concepções do educador que determinam sua prática pedagógica e como a comunicação se faz presente nos processos educativos.

 

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Biografia do Autor

Aliciene Fusca Machado Cordeiro, Universidade da Região de Joinville

psicóloga, mestre e doutora em Educação: Psicologia da Educação. Professora dos cursos de graduação de Psicologia e Pedagogia da Universidade da Região de Joinville – UNIVILLE.

Mitsuko Aparecida Makino Antunes, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

psicóloga, mestre em Filosofia da Educação, doutora em Psicologia Social. Professora Titular da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUCSP, como docente do Programa de Estudos Pós-graduados em Psicologia da Educação.

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Publicado

2010-04-23

Como Citar

Cordeiro, A. F. M., & Antunes, M. A. M. (2010). A ação pedagógica de Itard na educação de Victor, o “selvagem de Aveyron”: contribuição à história da psicologia. Memorandum: Memória E História Em Psicologia, 18, 37–49. Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/memorandum/article/view/6637

Edição

Seção

Artigos