Resgate da teoria de motivação de Joseph Nuttin

Autores

  • Jáder dos Reis Sampaio Universidade Federal de Minas Gerais

Palavras-chave:

motivação, Joseph Nuttin, história da psicologia

Resumo

Joseph Nuttin foi um psicólogo belga, influente em seu tempo, que tratou o comportamento humano como uma função de relação entre a representação interna e o ambiente externo tal qual é percebido e vivido. Ele desenvolveu uma teoria complexa de motivação, ao mesmo tempo cognitivista e fenomenológica. Este trabalho é um esforço de síntese desta teoria interacionista, que focaliza os projetos de ação construídos pelas pessoas em seu ambiente. O sujeito interage com o objeto a partir de três formas de contato, a física, a cognitiva e a interpessoal ou social. Nuttin recusa-se a reduzir o homem a esquemas simplificados de reforçamento ou à mera reação a necessidades ou a impulsos internos, demandando uma abordagem compreensiva e interativa com o sujeito. Esta teoria, ao mesmo tempo em que aborda o homem com sua subjetividade, põe limites ao desejo subjacente de se manipulá-lo através do mero controle de contingências ou da administração da satisfação de necessidades, demandando uma interação singular e dialógica com o empregado como condição para o estabelecimento de políticas e programas.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jáder dos Reis Sampaio, Universidade Federal de Minas Gerais

psicólogo, doutor em Administração pela Universidade de São Paulo. É Professor Adjunto do Departamento de Psicologia da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Federal de Minas Gerais. Coordenador da Câmara de Assessoramento do Programa de Capacitação de Recursos Humanos da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - FAPEMIG

Referências

Bowditch, J.& Buono, A. (1992). Elementos de comportamento organizacional (J. H. Lamendorf, trad.). São Paulo: Pioneira. (Original publicado em 1990)

Haslam, S. A. (2001). Psychology in organizations: the social identity approach.London: SAGE.

Madsen, K. B. (1967). Teorias de la motivación. Buenos Aires: Editorial Paidós.

Mcclelland, D. (1953). The achievement motive. New York: Appleton Century Crofts.

Mcclelland, D. (1955). Notes for a revised theory of motivation. Em D.Mcclelland(Org.). Studies in motivation(pp. 226-234).New York: Appleton-Century-Crofts.

Mcclelland, D. (1959). Issues for the identification of talent. Em D.Mcclelland(Org.).Talent and society: new perspectives in the identification of talent(pp.1-28). New Jersey: Van Nostrand.

Mcclelland, D. (1967). Personality. New York: Holt, Rhinehart and Winston.

Mcclelland, D. (1972).A sociedade competitiva: realização e progresso social (A. Cabral, trad.). Rio de Janeiro: Expressão e Cultura. (Original de 1955b).

Mcclelland, D. (1973). Testing for competence rather than for “intelligence”. American Psycologist, 28, 1-14.

Mcclelland, D. (1975). Power motivation and organizational leadership. Em D. Mcclelland.Power:the inner experience(pp. 252-271). New York: Irvington.

Mcguire, W. J. (1986). The vicissitudes of attitudes and similar representational constructs in twentieth century psychology. European Journal of Social Psychology, 16, 89-130.

Mucchielli, A. (1981). Les motivations. Paris: PUF.

Murray, H. A. (1955). Types of humanneeds. Em D. Mcclelland (Org.).Studies in motivation(pp. 63-70).New York: Appleton-Century-Crofts.

Nuttin, J. (1980). Théorie de la motivation humaine: du besoin au projet d’action. Paris: PUF.

Taylor, F. W. (1995). Princípios de administração científica (A. V. Ramos, trad.). São Paulo: Atlas.(Original publicado em 1964).

Downloads

Publicado

2010-04-23

Como Citar

Sampaio, J. dos R. (2010). Resgate da teoria de motivação de Joseph Nuttin. Memorandum: Memória E História Em Psicologia, 18, 84–94. Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/memorandum/article/view/6641

Edição

Seção

Artigos