História da psicologia em combustão

uma crítica bakhtiniana às apropriações historiográficas no Brasil

Autores

  • Alexandre de Carvalho Castro Centro Federal de Educação Tecnológica do Rio de Janeiro
  • Francisco Teixeira Portugal Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Ana Maria Jacó-Vilela Universidade Estadual do Rio de Janeiro

Palavras-chave:

Bakhtin, Febrônio, Asilo Dr. João Viana, psiquiatria no Brasil

Resumo

O texto apresenta uma crítica a abordagens historiográficas encontradas algumas vezes no Brasil em que são aplicadas perspectivas e análises teóricas desenvolvidas em outros lugares, principalmente na França, sem a devida atenção às condições específicas de emergência e constituição de determinados campos de saberes em nosso país. Neste sentido, apóia-se na perspectiva dialógica de Bakhtin de que a análise de um dado conjunto de relações não pode ser expropriada de seu entorno original. Esta proposição bakhtiniana é complementada com a feliz expressão de Schwarz, de “idéias fora do lugar”. Com estes autores, procede-se a dois estudos de caso, a criação de um hospício em Campos, interior do Rio de Janeiro, e o laudo psiquiátrico de Febrônio Índio do Brasil, personagem exemplar da junção Direito e Psiquiatria em nossa realidade. Considera-se que a análise destes dois casos torna clara a necessidade de atenção às contingências dos acontecimentos para sua análise adequada.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alexandre de Carvalho Castro, Centro Federal de Educação Tecnológica do Rio de Janeiro

doutor em Psicologia Social pela UERJ, professor do Departamento de Ensino Superior do CEFET/RJ.

Francisco Teixeira Portugal, Universidade Federal do Rio de Janeiro

doutor em Psicologia pela PUC-Rio, professor do Departamento de Psicologia Social e do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da UFRJ.

Ana Maria Jacó-Vilela, Universidade Estadual do Rio de Janeiro

doutora em Psicologia pela USP, professora do Departamento de Psicologia Social e do Programa de Pós-graduação em Psicologia Social da UERJ. 

Referências

Assis, M (1991).O Alienista.Em D. P. Filho (Org.),Os melhores contos:Machado de Assis (pp. 158-170). São Paulo: Global.

Bahktin, M. (2004). Marxismo e filosofia da linguagem (M. Lahud &Y. F. Vieira, Trads.). São Paulo: Hucitec. (Original publicado em 1929)

Bastos, G. S. (1994). Como se escreve Febronio. Dissertação de Mestradonão-publicada, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, SP.

Carrara, S. (1998). Crime e loucura:O aparecimento do manicômio judiciário na passagem do século.Rio de Janeiro/São Paulo: Eduerj/Edusp.

Carrilho, H. (1930). Laudo do exame médico-psychológico procedido no accusado Febronio I. do Brasil. Arquivos do Manicômio Judiciário, 1, 77-101.

Castel, R. (1991).A ordem piquiátrica: aidade de ouro do alienismo (M. T.da C.Albuquerque, Trad.).Rio de Janeiro: Graal. (Original publicado em 1977)

Castel, R. (1997). Os médicos e os juízes (D.L.Almeida, Trad.). Em M. Foucault (Org.),Eu, Pierre Riviere, que degolei minha mãe, minha irmã e meu irmão (pp.259-276).Rio de Janeiro: Graal. (Original publicado em 1973)

Castro, A. C. &Vargas, R. P. F. (2010). Abrigo Dr. João Viana. Em A.M. Jacó-Vilela (Org.), Dicionário histórico das instituições de psicologia no Brasil (pp.249-251). Rio de Janeiro: Imago/CFP.Castro, A. C.& Vargas,R. P. F. (2005). Triste e bonito: ahistória dos saberes e práticas psi na criação do Hospital Henrique Roxo. Mnemosine, 1,15-25.

Cendrars, B. (1938). Fébronio (Magia Sexualis). Em B. Cendrars,La vie dangereuse.Paris: Éditions Bernard Grasset.

Cunha, O.M.G. (2002). Intenção e gesto: pessoa, cor e a produção cotidiana da (in)diferença no Rio de Janeiro, 1927-1942. Rio de Janeiro: Arquivo Nacional.

Engel, M. G. (2001). Os delírios da razão: médicos, loucos e hospícios (Rio de Janeiro, 1830-1930).Rio de Janeiro: Fiocruz.

Figueiredo, G. (1998). Crime e loucura:oaparecimento do manicômio judiciário na passagem do século. Revista de antropologia, 41(2), 227-233.

Foucault, M. (1987).História da loucura na Idade Clássica (J. T.Coelho, Trad.).São Paulo: Perspectiva. (Original publicado em 1961)

Foucault, M. (2000). Nietzsche, a genealogia e a história (R.Machado, Trad.). Em M. Foucault, Microfísica do Poder (pp. 15-38).Rio de Janeiro: Graal. (Original publicado em 1971)

Fry, P. (1982). Febrônio Índio do Brasil: onde cruzam a psiquiatria, a profecia,a homossexualidade e a lei. Em C. Vogt (Org.), Caminhos cruzados:linguagem, antropologia e ciências naturais.São Paulo: Brasiliense.

Gondim, D. S. M. (2001). Análise da implantação de um serviço de emergência psiquiátrica no município de Campos: inovação ou reprodução do modelo assistencial?Dissertação de Mestradonão-publicada, Escola Nacional de Saúde Pública da Fundação Oswaldo Cruz, Rio de Janeiro, RJ.Inaugura-se, hoje, o abrigo ―Dr. João Vianna‖ que o sentimento cristão idealizou e a iniciativapopular construiu. (1947, 5 de setembro). A Cidade, 14. Inaugura-se hoje o “Abrigo Dr. João Viana”. (1947, 5 de setembro).

Folha do Povo, 1.Jacó-Vilela, A. M.; Espírito Santo, A. A. & Studart, V. F. P. (2005). Medicina legal nas teses a Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro (1830-1930): o encontro entre medicina e direito, uma das condições de emergência da psicologia jurídica.Interações, 10(19), 9-34.

Rolando, J. (2007). Entrevistaconcedida a Rosimary Paula Ferreira Vargas. Campos dos Goytacazes, 22 de janeiro de 2007.

Schwarz, R. (1977). Ao vencedor as batatas: forma literária e processo social nos inícios do romance brasileiro.São Paulo: Duas Cidades.

Silva, D. G. (1995). Traços biográficos de Dr. João Izidro da Silva Viana. Revista Espírita de Campos, 12(35), 4.

Venâncio, A T. A. (2003). Ciência psiquiátrica e política assistencial: a criação do Instituto de Psiquiatria da Universidade do Brasil. História, Ciências, Saúde-Manguinhos, 10(3), 883-900.

Downloads

Publicado

2010-04-23

Como Citar

Castro, A. de C., Portugal, F. T., & Jacó-Vilela, A. M. (2010). História da psicologia em combustão: uma crítica bakhtiniana às apropriações historiográficas no Brasil. Memorandum: Memória E História Em Psicologia, 18, 95–106. Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/memorandum/article/view/6642

Edição

Seção

Artigos