Aliança indissociável entre internacionalidade e pesquisa

o imperativo da visibilidade

Autores

  • William B. Gomes Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Palavras-chave:

publicações, formação pós-graduada, história, políticas científicas

Resumo

O presente memorandum traz anotações documentadas sobre questões concernentes à pertinência da língua franca (inglês) na formação e publicação em pesquisa, definidas respectivamente como internacionalidade e visibilidade. Reviso marcos históricos como: (1) criação da Revista Psicologia: Reflexão e Crítica, (2) fundação de pós-graduação stricto sensu (UFRGS), (3) proposição do Brazilian Psychological Abstract, base para o Index Psi Periódicos; (4) Fóruns de Internacionalização da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Psicologia; e (5) projeto do International Journal of Psychological Reviews. Os documentos consultados indicam que a internacionalidade como formação em pesquisa é hoje fato assimilado e aceito pelos programas de pós-graduação, assim como o interesse pela visibilidade das publicações. Reconhece-se que a prática da língua franca acarreta dificuldades operacionais e financeiras. Trazer a língua franca para o cotidiano dos programas mostra-se iniciativa oportuna e promissora. Contudo, o incremento da internacionalidade e da visibilidade dependem de políticas científicas adequadas, consistentes e continuadas.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

William B. Gomes, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Professor Titular na Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Departamento de Psicologia do Desenvolvimento, Bolsista Produtividade 1A, com pesquisas na área da história da psicologia, fenomenologia, psicologia cognitiva, e psicoterapia. 

Downloads

Publicado

2017-12-11

Como Citar

Gomes, W. B. (2017). Aliança indissociável entre internacionalidade e pesquisa: o imperativo da visibilidade. Memorandum: Memória E História Em Psicologia, 33, 14–36. Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/memorandum/article/view/6649

Edição

Seção

Artigos