Revisão narrativa

controvérsias acerca do construto teórico da memória autobiográfica

Autores

  • Artemis Paiva de Paula Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Izabel Augusta Hazin Pires Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Palavras-chave:

desenvolvimento infantil, desenvolvimento neuropsicológico, memória autobiográfica, infância, abordagens teóricas

Resumo

Na atualidade a memória autobiográfica ainda se apresenta como um construto teórico de conceituação polêmica. Embora os teóricos, em sua maioria, concordem com seu caráter declarativo, predominantemente episódico e autorreferenciado, coexistem diferentes concepções sobre suas especificidades e processo de desenvolvimento. As diferenças aqui mencionadas refletem divergentes pontos de vista, apoiados em perspectivas teóricas diferentes que, consequentemente adotam distintos métodos de pesquisa, resultando em dados nem sempre análogos. Neste contexto, o presente artigo pretende discutir as principais concepções teóricas existentes sobre a memória autobiográfica, assim como, considerando o posicionamento das diferentes abordagens teóricas, elucidar o período da amnésia infantil, que se refere diretamente ao desenvolvimento da memória autobiográfica. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Artemis Paiva de Paula, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Graduada e mestre em psicologia pela UFRN, especialista em Neuropsicologia clínica pela UFRN. Integrante do Laboratório de Pesquisa e Extensão em Neuropsicologia (LAPEN).

Izabel Augusta Hazin Pires, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Graduação em psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC), especialista em Neuropsicologia pela Universidade Federal de Pernambuco, Mestre e Doutora em Psicologia Cognitiva pela Universidade Federal de Pernambuco e Pós-Doutorado pela Universitè René Descartes - Paris V. Atualmente é professora adjunto 4 do Departamento de Psicologia da UFRN, coordena o Grupo de Pesquisa LAPEN (Laboratório de Pesquisa e Extensão em Neuropsicologia da UFRN), é vice-coordenadora do Programa de Pós-graduação em Psicologia da UFRN, Presidente do Instituto Brasileiro de Neuropsicologia e Comportamento (IBNeC), Integrante do Fórum de produção Científica da ANPEPP, integrante do GT da Anpepp Psicobiologia, Neurociências e Comportamento e Bolsista de Produtividade do CNPq - Nível 2.

Referências

Baddeley, A., Anderson, M. & Eysenck, M. (2011). Memória (C.Stolting,Trad.) Porto Alegre: Artemed.(Original publicado em 2009).

Baker-Ward, L. & Ornstein, P. A. (2013). The coaction of theory and methods in the study of the development of memory. Em P. J. Bauer &R. Fivush (Org.s). The Wiley Handbook on the development of children’s memory (pp. 41–64). Chichester, Reino Unido: John Wiley & Sons. doi.org/10.1002/9781118597705.ch3

Bauer, P. (2013). The development of forgetting: childhood amnesia. Em P. J. Bauer & R. Fivush (Org.s). The Wiley Handbook on the development of children’s memory(pp. 513–544). Chichester, Reino Unido: John Wiley & Sons. doi.org/10.1002/9781118597705.ch22

Bauer, P. (2015a). A complementary processes account of the development of childhood amnesia and a personal past. Psychological Review, 122(2), 204–231. doi.org/10.1037/a0038939

Bauer, P. (2015b). Development of episodic and autobiographical memory: the importance of remembering forgetting. Developmental Review, 38, 146–166. doi.org/10.1016/j.dr.2015.07.011

Bauer, P. & Fivush, R. (2010). Context and consequences of autobiographical memory development. Cognitive Development, 25(4), 303–308. doi.org/10.1016/j.cogdev.2010.08.001

Bauer, P. & Fivush, R. (2013a). The development ofmemory: multiple levels and perspectives. Em P. J. Bauer & R. Fivush (Org.s). The Wiley Handbook on the development of children’s memory (pp. 1–13). Chichester, Reino UnidoK: John Wiley & Sons. doi.org/10.1002/9781118597705.ch1

Bauer, P. & Fivush, R. (Org.s). (2013b). The Wiley Handbook on the development of children’s memory. Chichester, Reino Unido: John Wiley & Sons. doi.org/10.1002/9781118597705

Bauer, P.& Larkina, M. (2014). The on set of childhood amnesia in childhood: aprospective investigation of the course and determinants of forgetting of early-life events. Memory, 22(8), 907–924. doi.org/10.1080/09658211.2013.854806

Bjorklund, D. & Sellers, P. (2013). Memory development in evolutionary perspective. Em P. J. Bauer & R. Fivush(Org.s). The Wiley Handbook on the development of children’s memory(pp. 126–150). Chichester, Reino Unido: John Wiley & Sons. doi.org/10.1002/9781118597705.ch7

Brainerd, C., & Reyna, V. (1993). Domains of fuzzy trace theory. Em M. L. Howe & R. Pasnak (Org.s). Emerging themes in cognitive development (vol. 1, pp. 50–93). New York: Springer-Verlag.

Brainerd, C. & Reyna, V. (2013). Dual processes in memory development: Fuzzy-Trace Theory. Em P. J. Bauer & R. Fivush (Org.s). The Wiley Handbook on the development of children’s memory (pp. 480–512). Chichester, Reino Unido: John Wiley & Sons. doi.org/10.1002/9781118597705.ch21

Brainerd, C. & Reyna, V. F. (2002). Fuzzy-Trace Theory and false memory. Current Directions in Psychological Science, 11(5), 164–169. doi.org/10.1111/1467-8721.00192

Brainerd, C.& Reyna, V. F. (2005). The science of false memory. Oxford, Reino Unido: Oxford University. doi.org/10.1093/acprof:oso/9780195154054.001.0001

Durkheim, D. E. (1996). As formas elementares da vida religiosa(P. Neves, Trad.). São Paulo: Martins Fontes. (Original publicado em 1912).

Eisenberg, A. R. (1985). Learning to describe past experiences in conversation. Discourse Processes, 8(2), 177–204. doi.org/10.1080/01638538509544613

Fagan, J. F. (1973). Infants’ delayed recognitionmemory and forgetting. Journal of Experimental Child Psychology, 16(3), 424–450. doi.org/10.1016/0022-0965(73)90005-2

Fivush, R. (2011). The development of autobiographical memory. Annual Review of Psychology, 62(1), 559–582. doi.org/10.1146/annurev.psych.121208.131702

Fivush, R., Gray, J. T. & Fromhoff, F. A. (1987). Two-year-old talk about the past. Cognitive Development, 2(4), 393–409. doi.org/10.1016/S0885-2014(87)80015-1

Fivush, R., Habermas, T., Waters, T. E. A. & Zaman, W. (2011). The making of autobiographical memory: intersections of culture, narratives and identity. International Journal of Psychology, 46(5), 321–345. doi.org/10.1080/00207594.2011.596541

Fivush, R. & Nelson, K. (2004). Culture and language in the emergence of autobiographical memory. Psychological Science, 15(9), 573–577. doi.org/10.1111/j.0956-7976.2004.00722.x

Freud, S. (1934). New Introductory lectures on psycho-analysis. The Journal of Nervous and Mental Disease, 79(1), 86–87. doi.org/10.1097/00005053-193401000-00046

Gabora, L.& Aerts, D. (2010). A model of the emergence and evolution of integrated worldviews. Journal of Mathematical Psychology, 53(5), 434–451. doi.org/10.1016/j.jmp.2009.06.004

Gilboa, A. (2004). Autobiographical and episodic memory—one and the same? Neuropsychologia, 42(10), 1336–1349. doi.org/10.1016/j.neuropsychologia.2004.02.014

Gonçalves, D. C. (2006). Estimulação e promoção de memórias autobiográficas específicas como metodologia de diminuição de sintomatologia depressiva em pessoas idosas. Dissertação de Mestrado, Programa de Pós-Graduação em Psicologia, Universidade do Minho, Braga.

Greenberg, D. & Rubin, D. (2003). The neuropsychology of autobiographical memory. Cortex, 39(4–5), 687–728. doi.org/10.1016/S0010-9452(08)70860-8

Howe, M. (2003). When autobiographical memory begins. Developmental Review, 23(4), 471–494. doi.org/10.1016/j.dr.2003.09.001

Howe, M. (2013). The co-emergence of the self and autobiographical memory: an adaptive view of early memory. Em P. J. Bauer & R. Fivush (Org.s). The Wiley Handbook on the development of children’s memory (pp. 545–567). Chichester, Reino Unido: John Wiley & Sons. doi.org/10.1002/9781118597705.ch23

Howe, M., & Courage, M. (2004). Demystifying the beginnings of memory. Developmental Review, 24(1), 1–5.doi.org/10.1016/j.dr.2003.09.006

Linton, M. (1975). Memory for real-world events. Em D. Norman & D. Rumelhart (Org.s). Explorations in cognition (pp. 376-404). San Francisco: Freeman.

Matura, S., Muth, K., Magerkurth, J., Walter, H., Klein, J., Haenschel,C. & Pantel, J. (2012). Neural correlates of autobiographical memory in amnestic Mild Cognitive Impairment. Psychiatry Research, 201(2), 159–67. doi.org/10.1016/j.pscychresns.2011.06.007

Miller, P. H. (2013). The History of Memory Development Research: Remembering our roots. Em P. J. Bauer & R. Fivush (Org.s). The Wiley Handbook on the development of children’s memory (pp. 15–40). Chichester, Reino Unido: John Wiley & Sons. doi.org/10.1002/9781118597705.ch2

Neisser, U. (1986). Nested structure in autobiographical memory. Em D. C. Rubin (Org.). Autobiographical memory (pp. 71–81). Cambridge: Cambridge University. doi.org/10.1017/CBO9780511558313.009

Nelson, K. (2006). Monologue as representation of real-life experience. Em K. Nelson (Org.). Narratives from the Crib(pp. 27–72). Cambridge: Harvard University.

Nelson, K. (2013). Sociocultural Theories of Memory Development. Em P. J. Bauer &R. Fivush(Org.s). The Wiley Handbook on the development of children’s memory (pp. 87–108). Chichester, Reino Unido: John Wiley & Sons. doi.org/10.1002/9781118597705.ch5

Nelson, K.& Fivush, R. (2004). The emergence of autobiographical memory: a social cultural developmental theory. Psychological Review, 111(2), 486–511. doi.org/10.1037/0033-295X.111.2.486

Pathman, T., Samson, Z., Dugas, K., Cabeza, R.& Bauer, P. (2011). A ―snapshot‖ of declarative memory: differing developmental trajectories in episodic and autobiographical memory. Memory, 19(8), 825–835. doi.org/10.1080/09658211.2011.613839

Pergher, G. K. (2010). Falsas memórias autobiogáficas. EmL. Stein (Org.).Falsas memórias (pp. 101–115). Porto Alegre: Artemed.

Rabin, J. S., Gilboa, A., Stuss, D. T., Mar, R. A.& Rosenbaum, R. S. (2010). Common and unique neural correlates of autobiographical memory and theory of mind. Journal of Cognitive Neuroscience, 22(6), 1095–1111. doi.org/10.1162/jocn.2009.21344

Reyna, V. F. & Brainerd, C. (1998). Fuzzy-trace theory and false memory: new frontiers. Journal of Experimental Child Psychology, 71(2), 194–209.

Riggins, T. & Nelson, C. A. (2013). Memory in at-risk populations: infants and children who experience metabolic disturbances during the prenatal period. Em P. J. Bauer & R. Fivush (Org.s). The Wiley Handbook on the development of children’s memory (pp. 1017–1043). Chichester, Reino Unido: John Wiley & Sons. doi.org/10.1002/9781118597705.ch43

Rovee-Collier, C.& Giles, A. (2010). Why a neuromaturational model of memory fails: exuberant learningin early infancy. Behavioural Processes, 83(2), 197–206. doi.org/10.1016/j.beproc.2009.11.013

Rubin, D. C. (Org.). (1986). Autobiographical memory. Cambridge: Cambridge University. doi.org/10.1017/CBO9780511558313

Rubin, D. C. & Umanath, S. (2015). Event memory: atheory of memory for laboratory, autobiographical, and fictional events. Psychological Review, 122(1), 1–23. doi.org/10.1037/a0037907

Rubin, D. C., Wetzler, S. E. & Nebes, R. D. (1986). Autobiographical memory across the lifespan. Em D. C. Rubin (Org.). Autobiographical memory (pp. 202–222). Cambridge: Cambridge University. doi.org/10.1017/CBO9780511558313.018

Sachs, J. (1983). Talking about the there and then: the emergence of displaced reference in parent–child discourse. Em K. Nelson (Org.). Children’s language (pp. 1–96). New Jersey: Erlbaum.

Schneider, W. (2015a). A brief History of memory development research. Em W. Schneider (Org.). Memory Development from early childhood through emerging adulthood(pp. 9–23). Cham, Suíça: Springer International. doi.org/10.1007/978-3-319-09611-7_2

Schneider, W. (2015b). Memory development from early childhood through emerging adulthood. Cham, Suíça: Springer International. doi.org/10.1007/978-3-319-09611-7

Schneider, W.& Ornstein, P. (2015). The development of children’s memory. Child Development Perspectives, 9(3), 190–195. doi.org/10.1111/cdep.12129

Spreng, R. N., Mar, R. A.& Kim, A. S. N. (2009). The common neural basis of autobiographical memory, prospection, navigation, theory of mind, and the default mode: a quantitative meta-analysis. J ournal of Cognitive Neuroscience, 21(3), 489–510. doi.org/10.1162/jocn.2008.21029

Tulving, E. (1972). Episodic and semantic memory. Em E. Tulving & Donaldson (Org.s), Organization of memory(pp. 382–403). New York: Academic.

Tulving, E. (2002). Episodic memory: from mind to brain. Annual Review of Psychology, 53(1), 1–25. doi.org/10.1146/annurev.psych.53.100901.135114

Valsiner, J. (2012). Fundamentos da psicologia cultural: mundos da mente, mundos da vida. (A. Bastos, Trad.). Porto Alegre: Artmed. (Original publicado em 2007).

Van Abbema, D. & Bauer, P. (2005). Autobiographical memory in middle childhood: recollections of the recent and distant past. Memory, 13(8), 829–845. doi.org/10.1080/09658210444000430

Vygotsky, L.S. (1962). Thought and language. Cambridge: MIT. (Original publicado em 1932).

Downloads

Publicado

2017-12-11

Como Citar

Paula, A. P. de, & Pires, I. A. H. (2017). Revisão narrativa: controvérsias acerca do construto teórico da memória autobiográfica. Memorandum: Memória E História Em Psicologia, 33, 112–127. Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/memorandum/article/view/6655

Edição

Seção

Artigos