Memória e identidade afrodescendente

considerações a partir de um projeto de extensão universitária

Autores

  • Marcos Vieira Silva Universidade Federal de São João del-Rei
  • Danielle Laísa Oliveira Paiva Universidade Federal de São João del-Rei
  • Sheila Ferreira Miranda Universidade Federal de São João del-Rei

Palavras-chave:

memória coletiva, psicologia comunitária, afrodescedência, identidade grupal

Resumo

O texto apresenta questionamentos e considerações produzidos a partir de um trabalho de extensão desenvolvido ao longo de oito anos, com o Grupo de Inculturação Afrodescendente Raízes da Terra, na cidade de São João del-Rei, MG. As reflexões e análises são resultados construídos a partir de diários de campos dos estagiários, uma entrevista semi-estruturada realizada com a Coordenadora do Grupo e dados da ata de registro civil do Grupo. Articulam-se elementos teóricos ligados aos conceitos de produção da identidade afrodescendente e memória coletiva, bem como às vicissitudes sofridas pelo Grupo, principalmente no que se refere às manifestações de preconceito, atuando como entraves ao desenvolvimento do processo grupal e, como conseqüência direta, influenciando no trabalho de transmissão da memória coletiva, processo este que fornece o alicerce cultural, a base para a produção da identidade grupal. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcos Vieira Silva, Universidade Federal de São João del-Rei

Psicólogo, Mestre em Educação pela UFMG e Doutor em Psicologia Social pela PUC-SP, é professor da Universidade Federal de São João del-Rei. Trabalha com pesquisa e extensão em Psicologia Social Comunitária. Atualmente é o Coordenador do LAPIP – Laboratório de Pesquisa e Intervenção Psicossocial da UFSJ.

Danielle Laísa Oliveira Paiva, Universidade Federal de São João del-Rei

estudante do 13º período do Curso de Psicologia da UFSJ,
estagiária do LAPIP – Laboratório de Pesquisa e Intervenção Psicossocial da UFSJ, junto ao Grupo de Inculturação Afrodescente Raízes da Terra.

Sheila Ferreira Miranda, Universidade Federal de São João del-Rei

estudante do 11º período do Curso de Psicologia da UFSJ. É
bolsista de Iniciação Científica PIBIC-CNPq/UFSJ e estagiária do LAPIP – Laboratório de Pesquisa e Intervenção Psicossocial da UFSJ, junto ao Grupo de Inculturação Afrodescente Raízes da Terra.

Referências

Baremblitt, G. (1994). Sociedades e instituições. Em G. Baremblitt (Org.). Compêndio de Análise Institucional e outras correntes: teoria e prática. Rio de Janeiro: Rosa dos Tempos.

Bosi, E. (1983). Cultura e desenraizamento. Revista de cultura vozes, 77 (7), 508-512.

Bosi, E. (1987). Memória e sociedade: lembranças de velhos. 2 ed. São Paulo: T.A. Queiroz; Edusp.

Chauí, M. (1987). Os trabalhos da memória. Em E. Bosi. Memória e sociedade: lembranças de velhos. (pp. XVII-XXXII). São Paulo: T.A. Queiroz; Edusp.

Ciampa, A. C. (1990). A estória do Severino e a história da Severina: um ensaio de psicologia social. São Paulo: Brasiliense.

Crochík, J. L. (1995). Preconceito: indivíduo e cultura. São Paulo: Robe Editorial.

Ferreira, R. C. (2002) O brasileiro, o racismo silencioso e a emancipação do afro-descendente. Psicologia & Sociedade, 14 (1), 69-86. Retirado em 24/06/2005, no Wold Wide Web: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-71822002000100005

Gilroy, P. (2002). O Atlântico Negro: modernidade e dupla consciência. (C. K. Moreira, Trad.). Rio de Janeiro: Editora 34. (Original publicado em 1992).

Goffman, E. (1988). Estigma: notas sobre a manipulação da identidade deteriorada. (M. B. M. L. Nunes, Trad.). Rio de Janeiro: Zahar Editores. (Original publicado em 1963).

Halbwachs, M. (1990). A memória coletiva. (L. L. Schaffter, Trad.). São Paulo: Vértice. (Original publicado em 1950).

Lane, S. T. M. (1989a). A psicologia social e uma nova concepção do homem para a psicologia. Em S. T. M. Lane (Org.). Psicologia social: o homem em movimento. (pp. 10-19). São Paulo: Brasiliense.

Lane, S. T. M. (1989b). O processo grupal. Em S. T. M. Lane (Org.). Psicologia social: o homem em movimento. (pp.78-98). São Paulo: Brasiliense.

Munanga, K. (1988). Negritude: usos e sentidos. 2 ed. São Paulo: Ática.

Munanga, K. (2004). Rediscutindo a mestiçagem no Brasil: identidade nacional vesus identidade negra. Belo Horizonte: Autêntica.

Pereira, D. S. (2000). Sincretismo, ecumenismo ou inculturação? Inquice: Revista de Cultura, 1. Retirado em 26/05/2005, no World Wide Web: www.inquice.ufba.br/01dirceu.html.

Pichon-Rivière, E. (1982). Teoria do vínculo. (E. T. Zamikhouwsky, Trad.). São Paulo: Martins Fontes. (Original publicado em 1980).

Pichon-Rivière, E. (1991). O processo grupal. (M. A. F. Velloso, Trad.). São Paulo: Martins Fontes. (Original publicado em 1980).

Silva, M. V. (2000). Processo grupal, afetividade, identidade e poder em trabalhos comunitários: paradoxos e articulações. Tese de Doutorado em Psicologia Social, Programa de Estudos Pós-Graduados em Psicologia Social, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo.

UNESCO (2003). Convención para la salvaguardia del patrimonio cultural imaterial. Retirado em 10/06/2005, no World Wide Web: http://unesdoc.unesco.org/images/0013/001325/132540s.pdf

Downloads

Publicado

2005-10-01

Como Citar

Silva, M. V., Paiva, D. L. O., & Miranda, S. F. (2005). Memória e identidade afrodescendente: considerações a partir de um projeto de extensão universitária. Memorandum: Memória E História Em Psicologia, 9, 28–41. Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/memorandum/article/view/6744

Edição

Seção

Artigos