Psychology at FADAFI-FUCMT

History and Social Memory (1980-1993)

Authors

  • Bianca dos Santos Cara Centro Universitário UNIGRAN Capital
  • Rodrigo Lopes Miranda Universidade Católica Dom Bosco
  • Marcio Luis Costa Universidade Católica Dom Bosco

DOI:

https://doi.org/10.35699/1676-1669.2020.6867

Keywords:

History of Psychology, Salesians, FADAFI-FUCMT

Abstract

This research in the Social History of Psychology produces a historical narrative about the undergraduate course of Psychology at the Faculdades Unidas Católicas de Mato Grosso (FUCMT). It considers social and documental memories as sociocultural constructs; thus, it uses textual and oral sources to produce such narrative. Our results point out that this undergraduate course was related to the demand of ‘modernization’ of the city of Campo Grande through the development of Higher Education. In addition to this, it met social, economic, and political demands of West expansion promoted by the military regime at the time. This course was operationalized through an idiosyncratic curriculum with an emphasis on Education. In conclusion, this paper contributes to identifying and preserving memories of Psychology in one of the first undergraduate courses in the state, extending knowledge on the general history of Psychology in the country.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Bianca dos Santos Cara, Centro Universitário UNIGRAN Capital

Bianca dos Santos Cara é mestra em Psicologia da Saúde (UCDB). Professora do Centro Universitário UNIGRAN Capital.

Rodrigo Lopes Miranda, Universidade Católica Dom Bosco

Rodrigo Lopes Miranda é doutor em Educação (UFMG). Professor do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB).

Marcio Luis Costa, Universidade Católica Dom Bosco

Márcio Luís Costa é doutor em Filosofia (Universidad Nacional Autonóma de Mexico). Professor do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB).

References

Almeida, D. T. R. (1996) História da criação da Universidade Dom Bosco. Dissertação de Mestrado, Programa de Pós-graduação em Educação, Universidade Mackenzie, São Paulo, SP.

Alves, B. M. & Pitanguy, J. (2003). O que é feminismo. São Paulo: Brasiliense.

Aulas de Psicologia Clínica iniciarão em agosto, na FUCMT. (1975). Em Diário da Serra (pp. 8). (Disponível em Arquivo Histórico de Campo Grande – ARCA, Campo Grande, MS).

Azzi, E. (2010). A situação atual do psicólogo brasileiro. Em O. H. Yamamoto & A. L. F. Costa (Orgs.). Escritos sobre a profissão de psicólogo no Brasil (pp.105-120). Natal: Editora da UFRN. (Originalmente publicado em 1964).

Badargi, M. P. e outros (2008). Avaliação da formação e trajetória profissional na perspectiva de egressos de um curso de Psicologia. Psicologia: Ciência e Profissão, 28(2), 304-315.

Baptista, M. T. D. S. (2010). A Regulamentação da Profissão Psicologia: Documentos Que Explicitam o Processo Histórico. Psicologia: Ciência e Profissão, 30, 170-191. Recuperado em 18 de setembro, 2016, de http://dx.doi.org/10.1590/S1414-98932010000500008

Bauer, C. (2001). Breve história da mulher no mundo ocidental. São Paulo: Xamã/Pulsar.

Bittar, M. (2009). Mato Grosso do Sul, a construção de um estado: poder político e elites dirigentes sul-mato grossenses. Campo Grande, MS: UFMS.

Cara, B. S. (2017). Memórias da Psicologia em Campo Grande: uma história do curso de graduação em psicologia da FUCMT (1980-1993). Dissertação Mestrado, Programa de Pós-graduação em Psicologia, Universidade Católica Dom Bosco, Campo Grande, MS.

Carvalho, D. B., Seixas, P. S. & Yamamoto, O. H. (2002). Modernização urbana e a consolidação da psicologia em Natal – Rio Grande do Norte. Psicologia em Estudo, 7(1), 131-141. Recuperado em 16 de agosto, 2016, de https://dx.doi.org/10.1590/S1413-73722002000100016

Castro, A. (2014). História da Missão Salesiana de Mato Grosso (1894-2008). Campo Grande, MS: UCDB.

Cirino, S. D., Miranda, R. L. & Souza Júnior, E. J. (2012). The Laboratory of Experimental Psychology: establishing a psychological community at a Brazilian university. Revista Interamericana de Psicologia, 46(1), 135-142. Recuperado em 16 de março, 2017, de: http://www.redalyc.org/html/ 284/28424858013/

Coimbra, C. M. B. (1999). Práticas “psi” no Brasil do “milagre”: Algumas de suas produções. Em A. M. Jacó-Vilela, F. Jabur & H. B. C. Rodrigues (Orgs.). Clio-Psyché: Histórias da Psicologia no Brasil (pp. 75-91). Rio de Janeiro: UERJ, NAPE.

Cunha, L. A. (1988). A universidade reformada. Rio de Janeiro: Francisco Alves.

Fernandes, E. B. (2003). Expansão universitária em Mato Grosso do Sul (1979-2003). Dissertação de Mestrado, Programa de Mestrado em Educação, Universidade Católica Dom Bosco, Campo Grande, MS.

Ferreira Neto, J. L. (2010). Uma genealogia da formação do psicólogo brasileiro. Memorandum, 18, 130-142. Recuperado em: 12 de maio, 2017, de http://www.fafich.ufmg.br/~memorandum/a18/ferreiraneto01.pdf>.

FUCMT tem “Orelhão”. (1975). Em Diário da Serra (pp. 1). (Disponível em Arquivo Histórico de Campo Grande – ARCA, Campo Grande, MS).

Jacó-Vilela, A. M. J. (2012). História da Psicologia no Brasil: uma narrativa por meio de seu ensino. Psicologia: Ciência e Profissão, 32(num.esp.), 28-43. Recuperado em 13 de março, 2017 de http://www.scielo.br/pdf/pcp/v32nspe/v32speca04.pdf>.

Jansz, J. & Van Drunen, P. (2004). A social history of Psychology. Malden: Blackwell Publishing.

Lei n. 4.119 (1962, 27 de agosto). Dispõe sobre os cursos de formação em psicologia e regulamenta a profissão de psicólogo. Diário Oficial da União, Brasília, DF.

Lisboa, F. S. & Barbosa, A. J. G. (2009). Formação em psicologia no Brasil: um perfil dos cursos de graduação. Psicologia: Ciência e Profissão, 29(4), 718-737. Recuperado em 16 de março, 2017, de http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1414-98932009000400006&script=sci_abstract&tlng=pt>.

Mancebo, D. (1999). Formação em Psicologia: gênese e primeiros desenvolvimentos. Em A. M. Jacó-Vilela, F. Jabur & H. B. C. Rodrigues (Orgs.), Clio-Psyché: Histórias da Psicologia no Brasil (pp. 93-120). Rio de Janeiro: EdUERJ.

Margotto, L. R. & Souza, M. C. C. C. (2017). A constituição de um curso de psicologia durante a ditadura civil-militar no Brasil: investigação a partir dos relatos dos primeiros professores. Memorandum (32), 58-77. Recuperado em 16 de junho, 2017, de https://seer.lcc.ufmg.br/index.php/memorandum/article/view/6206>.

Martins, G. I. V. (2000). Indicadores demográficos do desenvolvimento econômico no Mato Grosso do Sul (1970-1996). Campo Grande, MS: UCDB.

Miranda, R. L. (2010). Laboratórios de análise do comportamento no Brasil: percursos na UFMG na década de 1970. Dissertação Mestrado, Programa de Pós-graduação em Educação, Universidade Federal de Minas Gerais, Faculdade de Educação, Belo Horizonte, MG.

Miranda, R. L., Cara, B. & Delmondes, G. F. S. (2016). Jornais, universidades e psicologia: notas para uma história institucional em MT/MS. Em 3° CONPCER – Congresso de Psicologia do Cerrado. Centro Universitário de Várzea Grande. Cuiabá, MT.

Moro, N. (2012). Uma cidade (in)civilizada: elite, povo comum e viver urbano em Campo Grande (décadas 1960-1970). Clio: Revista de Pesquisa Histórica, 30, 1-27.

Motta, R. P. S. (2014). As universidades e o regime militar: cultura política brasileira e modernização autoritária. Rio de Janeiro: Zahar.

Mulheres invadem a FUCMT. (1975, 12 de janeiro). Em Diário da Serra (pp.1). (Disponível em Arquivo Histórico de Campo Grande – ARCA, Campo Grande, MS).

Parecer n. 3.824 (1974, 07 de novembro). Ministério da Educação. Conselho Federal de Educação. Assunto: Autorização para funcionamento do curso de Psicologia na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras. Brasília, DF.

Parecer n. 353 (1978, 14 de fevereiro). Ministério da Educação. Conselho Federal de Educação. Assunto: Reconhecimento do curso de Psicologia, habilitação em Licenciatura. Brasília, DF.

Parecer n. 1097 (1979, 1 de agosto). Ministério da Educação. Conselho Federal de Educação. Assunto: Autorização da habilitação de Formação de Psicólogos das Faculdades Unidas Católicas de Mato Grosso. Brasília, DF.

Pereira, F. M. & Pereira Neto, A. P. (2003). O psicólogo no Brasil: Notas sobre seu processo de profissionalização. Psicologia em Estudo, 8, 19-27. Recuperado em 16 de agosto, 2016, de https://dx.doi.org/10.1590/S1413-73722003000200003.

Política do Desenvolvimento Regional na VI SEMEEC. (1975). Em Diário da Serra (pp. 8). (Disponível em Arquivo Histórico de Campo Grande – ARCA, Campo Grande, MS).

Portugal, F. T., Facchinetti, C. & Castro, A. C. (2018). História social da Psicologia. Rio de Janeiro: NAU.

Psicologia: aulas doze dias após encerrado o vestibular (1975, 8 de agosto). Em Diário da Serra (pp.1). (Disponível em Arquivo Histórico de Campo Grande – ARCA, Campo Grande, MS).

Rodrigues, D. J. S. (2013). A História da Psicologia no Brasil: 40 anos do curso de Psicologia da PUC Goiás. Goiânia: Editora da PUC Goiás.

Rothen, J. C. (2008). Os bastidores da Reforma Universitária de 1968. Educação & Sociedade, 29(103), 453-475. Recuperado em 16 de março, 2017, de http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0101-73302008000200008&script=sci_abstract&tlng=pt>.

Rosas, P.; Rosas, A.; & Xavier, I. B. (1988). Quantos e quem somos? Em Conselho Federal de Psicologia (Org.), Quem é o psicólogo brasileiro? (pp. 194-216). São Paulo: EDICON.

Rosemberg, F. (1984). Afinal, por que somos tantas psicólogas? Psicologia: Ciência e Profissão, 4, 6-12.

Rudá, C., Coutinho, D. & Almeida Filho, N. (2015). Formação em Psicologia no Brasil: O período do currículo mínimo (1962-2004). Memorandum: memória e história em psicologia, 29, 59-85. Recuperado em 18 de agosto, 2016, de //periodicos.ufmg.br/index.php/memorandum/article/view/6471

Sá, C. P. (2007). Sobre o campo de estudo da memória social: uma perspectiva psicossocial. Psicologia: Reflexão e Crítica, 20(2), 290-295. Recuperado em 16 de maio, 2017, de https://dx.doi.org/10.1590/S0102-79722007000200015

Sá, C. P. (2012). A memória histórica numa perspectiva psicossocial. Morpheus – Revista Eletrônica em Ciências Humanas, 9(14), 94-103.

Sampaio, H. (2000). O ensino superior no Brasil: o setor privado. São Paulo: FAPESP/Hucitec.

Seis anos de Diário da Serra – Um jornal de Mato Grosso para o Brasil. (1974, 29 de maio). Em Diário da Serra (pp. 3). (Disponível em Arquivo Histórico de Campo Grande – ARCA, Campo Grande, MS).

Van Kolck, O. L. (1975). O exercício da psicoterapia no Brasil. Revista Interamericana de Psicología, 9(1/2), 111-123.

Vestiba de Psicologia: cursinho abre inscrições. (1975, 18 de fevereiro). Em Diário da Serra (pp.1). (Disponível em Arquivo Histórico de Campo Grande – ARCA, Campo Grande, MS).

Vestibular de Psicologia: mulheres conquistam a maioria das vagas. (1975, 13 de agosto). Em Diário da Serra (pp. 1). (Disponível em Arquivo Histórico de Campo Grande – ARCA, Campo Grande, MS).

Published

2020-04-01

How to Cite

Cara, B. dos S., Miranda, R. L., & Costa, M. L. (2020). Psychology at FADAFI-FUCMT: History and Social Memory (1980-1993). Memorandum: Memory and History in Psychology, 37. https://doi.org/10.35699/1676-1669.2020.6867

Issue

Section

Articles