A construção do legado de Lev Vigotski

a necessidade de discussões históricas

Autores/as

  • Eustáquio José de Souza Júnior Universidade Federal de Minas Gerais
  • Sergio Dias Cirino Universidade Federal de Minas Gerais
  • Maria de Fátima Cardoso Gomes Universidade Federal de Minas Gerais

Palabras clave:

Lev Semenovich Vigotski, psicologia histórico-cultural, história e epistemologia da Psicologia

Resumen

Este trabalho tem por objetivo o estabelecimento de diretrizes para a pesquisa atual em Psicologia Histórico-Cultural por meio de uma breve revisão da trajetória percorrida por Lev Semionovich Vigotski. Considerando as implicações advindas dos períodos históricos prévio e posterior à revolução socialista, assim como os impactos provenientes de diversas vertentes da psicologia do seu tempo, sustenta-se que o incremento de abordagens históricas do processo de construção da obra do autor bielo-russo pode competir para o incremento da compreensão atual do seu pensamento, além de auxiliar no desenvolvimento de aplicações mais alinhadas com os significados originais da produção intelectual Vigotskiana.

 

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Biografía del autor/a

Eustáquio José de Souza Júnior, Universidade Federal de Minas Gerais

psicólogo e mestre em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais. É docente das disciplinas Análise Experimental do Comportamento, História da Psicologia e Técnicas Psicoterápicas da Universidade Presidente Antônio Carlos campus Bom Despacho. Também leciona na Faculdade de Ciências Econômicas e Administrativas de Divinópolis, Minas Gerais. É Membro do Laboratório de Psicologia e Educação Helena Antipoff (LAPEd) da Faculdade de Educação da UFMG.

Sergio Dias Cirino, Universidade Federal de Minas Gerais

Doutor em Psicologia Experimental pela Universidade de São Paulo, docente e pesquisador da Faculdade de Educação da UFMG. Membro do Laboratório de Psicologia e Educação Helena Antipoff

Maria de Fátima Cardoso Gomes, Universidade Federal de Minas Gerais

Doutora em Educação pela UFMG e docente da Faculdade de Educação da UFMG. Pesquisadora do Laboratório de Psicologia e Educação Helena Antipoff e do Centro de Alfabetização, Leitura e Escrita da Faculdade de Educação da UFMG.

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Publicado

2010-04-23

Cómo citar

Souza Júnior, E. J. de, Cirino, S. D., & Gomes, M. de F. C. (2010). A construção do legado de Lev Vigotski: a necessidade de discussões históricas. Memorandum: Memória E História Em Psicologia, 18, 118–129. Recuperado a partir de https://periodicos.ufmg.br/index.php/memorandum/article/view/6644

Número

Sección

Artigos