LIBERDADE, AMOR E GUERRA: a representação da biblioteconomia em Library War

Autores

  • José Ricardo da Silva Neto
  • Raquel Cristina Teixeira Jardim
  • Michelle Prates Otoni

Palavras-chave:

Erebd. Bibliotecários. Representação. Animê. Censura. Liberdade Informacional.

Resumo

O artigo tem como principal base o Animê Library War, animação japonesa que demonstra o confronto entre o governo e as bibliotecas, em uma era de forte censura imposta na sociedade. Portanto a partir dessa obra, o artigo estabelece um paralelo entre a censura imposta nas bibliotecas do Animê e a censura imposta hoje, de modo a refletir até que ponto se está disposto a lutar pela liberdade informacional. Elaborado com base em pesquisas de cunho indutivo e bibliográfico, o artigo se divide em três tópicos importantes: liberdade, amor e guerra, em que, liberdade é referente ao acesso da população à informação, buscando entender os fatores que possibilitam e interferem nesse processo; amor é considerado a motivação do bibliotecário e seu comprometimento para a realização das tarefas profissionais; e guerra, a própria situação de conflito entre a liberdade e a censura, demonstrando a necessidade de a comunidade de bibliotecário se unir para o combate à desinformação. Com base em diferenciados pontos de vista e ancorados na obra analisada, formularam-se as teses para elaboração do artigo, ampliando-se a discussão em torno dos temas censura e liberdade, e podendo abranger com mais detalhes todo o assunto em si. Com isso, o artigo explora as vertentes do conflito, buscando demonstrar com maior domínio, o ponto de vista do bibliotecário e sua importante função na disponibilização da informação na sociedade, com foco na forma como o bibliotecário é retratado

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Publicado

2018-11-17

Como Citar

NETO, J. R. da S.; JARDIM, R. C. T.; OTONI, M. P. LIBERDADE, AMOR E GUERRA: a representação da biblioteconomia em Library War. Múltiplos Olhares em Ciência da Informação, Belo Horizonte, v. 8, n. 2, 2018. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/moci/article/view/16879. Acesso em: 5 nov. 2024.

Edição

Seção

GT1 - Cultura, informação e sociedade