DESIGN DA INFORMAÇÃO EM REPOSITÓRIOS INSTITUCIONAIS: contribuições para a visibilidade de trabalhos referentes à comunidade LGBT, diversidade de gênero e sexualidade

Autores

  • Simão Marcos Apocalypse
  • Maria José Vicentini Jorente

Palavras-chave:

Erebd. Informação e Tecnologia. Design da Informação. Repositório Institucional Digital. LGBT.

Resumo

Considerando os aspectos da sociedade, observa-se que a comunidade LGBT e indivíduos que não correspondem às expectativas de gênero e sexualidade, encontram-se a margem da sociedade. As universidades suscitam abordar essas questões, que necessitam ser compartilhadas. Os Repositórios Institucionais exercem papel relevante referente ao acesso às informações produzidas. O problema levantado refere-se à visibilidade das pesquisas de gênero e sexualidade em ambientes universitários. Objetiva-se melhorar o compartilhamento e visibilidade de trabalhos referentes a temática LGBT, diversidade de gênero e sexualidade, justificando-se que o acesso a produções deste segmento é relevante para a construção de uma sociedade mais igualitária. A pesquisa aponta a seguinte questão: de que maneira o Design da Informação pode contribuir para a visibilidade das produções científicas relacionadas à comunidade LGBT, diversidade de gênero e sexualidade? Utilizou-se metodologia de caráter teórico exploratório. Mediante ao desenvolvimento da pesquisa identificou-se que o Design da Informação pode contribuir para que os Repositórios Institucionais ofereçam melhor visibilidade às pesquisas de suas instituições.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2018-11-17

Como Citar

APOCALYPSE, S. M.; JORENTE, M. J. V. DESIGN DA INFORMAÇÃO EM REPOSITÓRIOS INSTITUCIONAIS: contribuições para a visibilidade de trabalhos referentes à comunidade LGBT, diversidade de gênero e sexualidade. Múltiplos Olhares em Ciência da Informação, Belo Horizonte, v. 8, n. 2, 2018. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/moci/article/view/16888. Acesso em: 20 abr. 2024.

Edição

Seção

GT1 - Cultura, informação e sociedade