A CREDIBILIDADE DAS INFORMAÇÕES ONLINE NA ERA DA PÓS-VERDADE

Autores

  • Lucas Eduardo Ferreira de Souza Silva UNIRIO

Palavras-chave:

Desinformação. Pós-verdade. Credibilidade da informação. Redes sociais online.

Resumo

Com o aumento da utilização de redes sociais online como plataformas de informação, divulgação e busca de notícias, a liberdade na criação e compartilhamento de informação dá à sociedade o poder de ser agente ativo na disseminação cotidiana de informações dentro das redes sociais online. Diante disso, surge o questionamento sobre a veracidade das informações divulgadas nestas plataformas, uma vez que esta autonomia deixa de lado a formalização e verificação dos fatos. A partir disto, este artigo propõe apresentar como a desregulação e a desinformação se tornam fenômenos comuns dentro deste contexto, e no que estes fenômenos afetam a veracidade das informações compartilhadas e a sociedade, enquanto consumidora de informação. Para chegar a este objetivo, se fará a apresentação e exemplificação de casos de compartilhamento de informações falsas, demonstrando critérios de análise de informações e apresentando o conceito de pós-verdade e “fake news”.

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Publicado

2018-11-17

Como Citar

SILVA, L. E. F. de S. A CREDIBILIDADE DAS INFORMAÇÕES ONLINE NA ERA DA PÓS-VERDADE. Múltiplos Olhares em Ciência da Informação, Belo Horizonte, v. 8, n. 2, 2018. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/moci/article/view/16899. Acesso em: 26 abr. 2024.

Edição

Seção

GT 3 - Estudos métricos, estudos de apropriação, acesso, comportamento e uso da informação