COMPETÊNCIA EM INFORMAÇÃO: as fake news no contexto da vacinação
Palavras-chave:
Competência em informação. Fake news. Vacinação. Profissional da saúde.Resumo
O retorno de doenças que haviam sido erradicadas caracteriza-se como um dos acontecimentos mais marcantes de 2018. Diante disso, diversos estudos foram produzidos a fim de compreender a motivação desta problemática, e o que a maioria deles costuma revelar, é a existência de uma relação direta entre a queda das taxas de vacinação e o aumento da proliferação das chamadas fake news. Assim, analisa-se o entendimento dos profissionais da saúde em relação à expressão fake news, ressaltando sua importância no combate à desinformação e identifica-se as iniciativas que voltam-se ao combate das mesmas, dentro e fora das mídias sociais no contexto da vacinação. A metodologia constitui-se por uma pesquisa exploratória e descritiva, onde foram realizadas entrevistas com profissionais da saúde por intermédio de visitas a Centros Municipais de Saúde das cidades do Rio de Janeiro e Salvador, além da verificação sobre o combate às notícias falsas nas páginas oficiais das Unidades de Saúde, do Ministério da Saúde, das Secretarias Estaduais e Municipais de Saúde e nas mídias sociais dos mesmos. São apresentados os resultados parciais de uma pesquisa em andamento. Conclui-se que é necessário promover campanhas de conscientização e de combate às fake news, bem como capacitar os profissionais de saúde quanto à esta temática, sobretudo, para que este possa intervir junto à população identificando os fatos verídicos das inverdades.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam na Revista Múltiplos Olhares em Ciência da Informação mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Contratos adicionais poderão ser assumidos, separadamente, pelos autores, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (exemplo: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.