COMPETÊNCIA EM INFORMAÇÃO: as fake news no contexto da vacinação

Autores

  • Barbara Cristina Marques dos Santos Ribeiro UFF
  • Isabela de Melo Franco UFRJ
  • Charlene Carvalho Soares UFRJ

Palavras-chave:

Competência em informação. Fake news. Vacinação. Profissional da saúde.

Resumo

O retorno de doenças que haviam sido erradicadas caracteriza-se como um dos acontecimentos mais marcantes de 2018. Diante disso, diversos estudos foram produzidos a fim de compreender a motivação desta problemática, e o que a maioria deles costuma revelar, é a existência de uma relação direta entre a queda das taxas de vacinação e o aumento da proliferação das chamadas fake news. Assim, analisa-se o entendimento dos profissionais da saúde em relação à expressão fake news, ressaltando sua importância no combate à desinformação e identifica-se as iniciativas que voltam-se ao combate das mesmas, dentro e fora das mídias sociais no contexto da vacinação. A metodologia constitui-se por uma pesquisa exploratória e descritiva, onde foram realizadas entrevistas com profissionais da saúde por intermédio de visitas a Centros Municipais de Saúde das cidades do Rio de Janeiro e Salvador, além da verificação sobre o combate às notícias falsas nas páginas oficiais das Unidades de Saúde, do Ministério da Saúde, das Secretarias Estaduais e Municipais de Saúde e nas mídias sociais dos mesmos. São apresentados os resultados parciais de uma pesquisa em andamento. Conclui-se que é necessário promover campanhas de conscientização e de combate às fake news, bem como capacitar os profissionais de saúde quanto à esta temática, sobretudo, para que este possa intervir junto à população identificando os fatos verídicos das inverdades.

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Publicado

2018-11-17

Como Citar

RIBEIRO, B. C. M. dos S.; FRANCO, I. de M.; SOARES, C. C. COMPETÊNCIA EM INFORMAÇÃO: as fake news no contexto da vacinação. Múltiplos Olhares em Ciência da Informação, Belo Horizonte, v. 8, n. 2, 2018. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/moci/article/view/16904. Acesso em: 25 abr. 2024.

Edição

Seção

GT 3 - Estudos métricos, estudos de apropriação, acesso, comportamento e uso da informação