A DOCUMENTAÇÃO AUDIOVISUAL PARA O ENSINO DA BIBLIOTECONOMIA E CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO NO BRASIL

Autores

  • Ana Beatriz Almagro Rodrigues Rosa
  • Raniel Alessandro Andrade Santos
  • Ana Carolina Simionato

Palavras-chave:

Erebd. Ciência da Informação. Biblioteconomia. Documentação Audiovisual. Ensino de Biblioteconomia.

Resumo

A documentação audiovisual é muitas vezes encarada como um problema para as bibliotecas, devido a lacunas na capacitação dos bibliotecários atuantes e as especificidades do acervo. Nesse contexto, esse trabalho incita o questionamento inicial, em que contexto se encontra o ensino da documentação audiovisual nos cursos de Biblioteconomia e Ciência da Informação no domínio das regiões do sudeste, centro-oeste e sul do Brasil. O objetivo principal é verificar se a documentação audiovisual consta como um conteúdo programático para o ensino da Biblioteconomia e Ciência da Informação. A análise exploratória e descritiva da literatura disponível sobre o tema proposto e a coleta de dados em páginas da web permitirá analisar qual o contexto que o ensino da documentação audiovisual se encontra. Espera-se que seja identificado quais instituições oferecem disciplinas sobre a representação temática e descritiva de documentos audiovisuais, bem como o seu conteúdo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2018-11-17

Como Citar

ROSA, A. B. A. R.; SANTOS, R. A. A.; SIMIONATO, A. C. A DOCUMENTAÇÃO AUDIOVISUAL PARA O ENSINO DA BIBLIOTECONOMIA E CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO NO BRASIL. Múltiplos Olhares em Ciência da Informação, Belo Horizonte, v. 8, n. 2, 2018. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/moci/article/view/16916. Acesso em: 5 nov. 2024.

Edição

Seção

GT 5 - Currículo: ensino e debate sobre a formação dos alunos estudantes de Biblioteconomia, Documentação...