Biblioteca comunitária SEMEAR: a biblioteca como espaço cultural e fomentador de práticas sustentáveis ao meio ambiente.

Autores

  • Cíntia Belém
  • Gabriela Gonçalves
  • Caio de Oliveira
  • Jéssyca Marques
  • Eddy Aguirre
  • Roberta Ziolli

Resumo

A Biblioteca Comunitária Semear é um espaço de convívio comunitário cujo eixo norteador é o acesso gratuito ao livro e ao conhecimento. É um projeto de inovação social, sem fins lucrativos e tem como missão o estímulo à leitura com foco no compartilhar e no consumo consciente. Situada no bairro Barra da Tijuca, na cidade do Rio de Janeiro, na Ilha Primeira, no Complexo Lagunar da Baixada de Jacarepaguá, onde permite atender a Ilha da Gigóia, Ilha das Garças e localidades próximas como a Comunidade Vila União, Tijuquinha, Muzema, Floresta da Barra da Tijuca, Furnas, Fazenda, Sítio Pai João, Vila Santa Terezinha, além do bairro vizinho Rio das Pedras. O acesso à ilha é feito exclusivamente por via aquática, através de chalana, sendo essa a fonte de renda dos barqueiros da região. Além de incentivo à leitura, o projeto visa o estímulo às práticas responsáveis ao meio ambiente, oferecendo atividades de educação e consumo consciente. A infra-estrutura é composta por material reutilizado e doação feita por moradores e apoiadores. O espaço oferece oficinas de horta orgânica através de voluntários, atividades lúdicas para crianças, saraus literários e encontro com autores. Uma vez que o projeto não possui incentivo financeiro, foi montado um brechó social para arrecadação de fundos, onde as peças comercializadas são exclusivamente provindas de doação e toda renda destinada à manutenção do projeto. Palavras-chave: Biblioteca comunitária; Inclusão social;. Inovação social; Educação ambiental.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2012-07-14

Como Citar

BELÉM, C.; GONÇALVES, G.; OLIVEIRA, C. de; MARQUES, J.; AGUIRRE, E.; ZIOLLI, R. Biblioteca comunitária SEMEAR: a biblioteca como espaço cultural e fomentador de práticas sustentáveis ao meio ambiente. Múltiplos Olhares em Ciência da Informação, [S. l.], v. 1, n. 2, 2012. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/moci/article/view/16932. Acesso em: 12 ago. 2022.

Edição

Seção

Artigos