EDUCAÇÃO PARA O PATRIMÔNIO: MEDIAÇÃO CULTURAL NA PERSPECTIVA DOS MUSEUS E BIBLIOTECAS: UMA EXPERIÊNCIA INTERSISCIPLINAR NA CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO

Autores

  • Anita Helena Vieira de Souza
  • Valdir Rodrigues dos Santos

Resumo

O presente artigo apresenta os pressupostos constitutivos da interdisciplinaridade na Ciência da informação através da mediação cultural realizada por profissionais das áreas de Biblioteconomia e Museologia, focados, sobretudo, na ideia de patrimônio e educação em bibliotecas e museus. Apresenta a importância da mediação realizada nesses espaços assim como, a preservação do patrimônio cultural através de seus acervos, além da valorização de práticas que ressaltem o valor da educação para o patrimônio, faz uma análise da responsabilidade dos profissionais da informação dessas áreas para a noção de documento, de patrimônio, educação e cultura, além de ressaltar a responsabilidade dessas disciplinas para a relevância dos objetos de mediação cultural.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2014-08-31

Como Citar

SOUZA, A. H. V. de; SANTOS, V. R. dos. EDUCAÇÃO PARA O PATRIMÔNIO: MEDIAÇÃO CULTURAL NA PERSPECTIVA DOS MUSEUS E BIBLIOTECAS: UMA EXPERIÊNCIA INTERSISCIPLINAR NA CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO. Múltiplos Olhares em Ciência da Informação, Belo Horizonte, v. 2, n. 2, 2014. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/moci/article/view/16945. Acesso em: 20 abr. 2024.

Edição

Seção

GT1 - Cultura, informação e sociedade