PROGRAMA DE MONITORIA COMO EXERCÍCIO DO TRABALHO DOCENTE: UMA EXPERIÊNCIA NA FACULDADE DE BIBLIOTECONOMIA DA UFPA

Autores

  • Carlos Alberto Souza do Nascimento Jr. Universidade Federal do Pará
  • Orinete Costa Souza
  • Rubens da Silva Ferreira

Resumo

Trata sobre a monitoria acadêmica como prática onde o sujeito participante entra em contato com os dois aspectos do processo de ensino-aprendizagem: por um lado, está em contato com o professor-orientador, auxiliando-o e participando em atividades de docência e planejamento pedagógico relativas à disciplina na qual a monitoria é realizada; por outro, tem a chance de compartilhar com os discentes monitorados suas experiências e vivências de estudante, assim como orientações, expectativas e instruções do professor. Analisa a monitoria como uma possibilidade de formação docente no campo da Biblioteconomia. Discute a necessidade da inserção de conhecimentos relativos à prática do ensino na formação dos que pretendem seguir a carreira do magistério superior.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Carlos Alberto Souza do Nascimento Jr., Universidade Federal do Pará
    Bibliotecário na Biblioteca Central da Universidade Federal do Pará.

Downloads

Publicado

2014-09-02

Edição

Seção

GT2 - Dimensões Acadêmicas

Como Citar

PROGRAMA DE MONITORIA COMO EXERCÍCIO DO TRABALHO DOCENTE: UMA EXPERIÊNCIA NA FACULDADE DE BIBLIOTECONOMIA DA UFPA. Múltiplos Olhares em Ciência da Informação, Belo Horizonte, v. 2, n. 2, 2014. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/moci/article/view/16955. Acesso em: 14 dez. 2025.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)