MUSEU DE CIDADE: Entrecruzando Patrimônio e Cidades

Autores

  • moacir fagundes freitas UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais

Resumo

Este artigo tem como fonte textos de dois importantes autores do pensamento museológico brasileiro: José Reginaldo Gonçalves em "Ressonância, Materialidade e Subjetividade: As Culturas como Patrimônio" (2005) e Ulpiano Toledo Bezerra de Meneses com o seu "O museu e a consciência de cidade" (2003). Proponho-me a trabalhar a partir dessas duas matrizes, desvelando seus conceitos e definições a fim de que iluminem os significados de patrimônio, de cidade e de museu de cidade. Desta forma, busco entrecruzar os caminhos propostos pelos autores, percorrendo a tríade "Cidade-Patrimônio-Museu", a partir da análise e aplicação de conceitos como cidade-artefato, ressonância, materialidade e subjetividade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

moacir fagundes freitas, UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais

Formado em História pela UFMG em 1996. Atualmente, cursando Museologia, 3º período. Professor de História da Rede Municipal de Belo Horizonte.

Downloads

Publicado

2015-02-10

Como Citar

FREITAS, moacir fagundes. MUSEU DE CIDADE: Entrecruzando Patrimônio e Cidades. Múltiplos Olhares em Ciência da Informação, Belo Horizonte, v. 4, n. 1, 2015. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/moci/article/view/16979. Acesso em: 23 abr. 2024.