Cultura, Globalização, Informação e Rede

Autores

  • Heloisa Guimarães Vidigal Rezende UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS
  • Miguel Tadeu Rodrigues UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS

Resumo

Este artigo aborda a noção de cultura, informação e rede presentes no processo de globalização com enfoque antropológico. Aborda conceitos e questionamentos de vários teóricos do século XX e primeira década do XXI. A cultura é entendida como sistema de códigos inserida num conjunto de mecanismos de controle, planos, receitas, regras e instruções que direcionam os comportamentos avaliados na ótica das relações sociais. A informação é percebida como elemento constituinte das dimensões sociais e culturais. A articulação das novas tecnologias em redes de relacionamentos participa de construções identitárias. Discute influência da globalização na formação de gostos e preferências.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2015-02-10

Como Citar

REZENDE, H. G. V.; RODRIGUES, M. T. Cultura, Globalização, Informação e Rede. Múltiplos Olhares em Ciência da Informação, [S. l.], v. 4, n. 1, 2015. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/moci/article/view/16984. Acesso em: 9 ago. 2022.

Edição

Seção

Artigos