Análise da descrição bibliográfica do inventário da primeira biblioteca pública de São Paulo

Conteúdo do artigo principal

Leonardo Gonçalves Silva
José Fernando Modesto da Silva

Resumo

OBJETIVO: Analisar as características da descrição bibliográfica do inventário da primeira biblioteca pública de São Paulo.
MÉTODO: Análise do inventário. Revisão bibliográfica sobre a história e o desenvolvimento da catalogação e dos catálogos, e sobre o contexto histórico e social da biblioteca pública paulista.
RESULTADOS: A análise do inventário da biblioteca pública mostrou que a sua descrição é bastante incompleta, faltando elementos básicos para a correta identificação das obras. Além disso, a descrição possui características peculiares, como o fato de apresentar os títulos sempre traduzidos.
CONCLUSÕES: Provavelmente o inventário não foi elaborado com base em regras de descrição bibliográfica já existentes. O seu objetivo era apenas listar o que havia no acervo, sem qualquer intenção de servir para a recuperação da informação.

Detalhes do artigo

Seção

Artigos

Biografia do Autor

Leonardo Gonçalves Silva, Colégio São Luís

Mestrando em Ciência da Informação (ECA-USP). Graduado em Biblioteconomia (ECA-USP).

José Fernando Modesto da Silva, Departamento de Informação e Cultura da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo

Doutor em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo

Como Citar

SILVA, Leonardo Gonçalves; SILVA, José Fernando Modesto da. Análise da descrição bibliográfica do inventário da primeira biblioteca pública de São Paulo. Múltiplos Olhares em Ciência da Informação, Belo Horizonte, v. 5, n. 1, 2016. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/moci/article/view/16998. Acesso em: 23 jul. 2026.