Critérios para seguir usuários e bots no Twitter

Autores

  • Carina Capelão de Oliveira Universidade Federal de Minas Gerais
  • Carolina Coimbra Vieira Universidade Federal de Minas Gerais
  • Ananda de Oliveira Lopes Universidade Federal de Minas Gerais

Palavras-chave:

Análise de rede social, Twitter, pesquisa de usuários, bot.

Resumo

A ciência tem procurado refletir sobre as redes sociais na internet, dada a sua popularidade. Muitos artigos científicos têm feito referência à utilização de bots como forma de publicar conteúdo com maior abrangência em tais redes, e alguns deles demonstram que simples técnicas de programação podem fazer com que os bots se tornem muito populares. Com o objetivo de investigar o que levam as pessoas a seguirem bots, neste trabalho, analisamos a dinâmica entre seguidores/seguidos na rede social Twitter para obter informações acerca dos fatores que motivam os indivíduos a seguir pessoas desconhecidas, de forma a investigar por que alguns bots são mais populares que os outros. Foram aplicados questionários junto a 31 usuários do Twitter e entrevistados outros 5. Por meio desta pesquisa de campo, concluiu-se que a qualidade do conteúdo postado (tema e dinâmica de atualização) são os fatores mais importantes para que um usuário opte por seguir outro, seja este um bot ou não.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2016-06-23

Como Citar

CAPELÃO DE OLIVEIRA, C.; COIMBRA VIEIRA, C.; DE OLIVEIRA LOPES, A. Critérios para seguir usuários e bots no Twitter. Múltiplos Olhares em Ciência da Informação, [S. l.], v. 5, n. 2, 2016. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/moci/article/view/17002. Acesso em: 16 ago. 2022.

Edição

Seção

Artigos