Critérios para seguir usuários e bots no Twitter
Palavras-chave:
Análise de rede social, Twitter, pesquisa de usuários, bot.Resumo
A ciência tem procurado refletir sobre as redes sociais na internet, dada a sua popularidade. Muitos artigos científicos têm feito referência à utilização de bots como forma de publicar conteúdo com maior abrangência em tais redes, e alguns deles demonstram que simples técnicas de programação podem fazer com que os bots se tornem muito populares. Com o objetivo de investigar o que levam as pessoas a seguirem bots, neste trabalho, analisamos a dinâmica entre seguidores/seguidos na rede social Twitter para obter informações acerca dos fatores que motivam os indivíduos a seguir pessoas desconhecidas, de forma a investigar por que alguns bots são mais populares que os outros. Foram aplicados questionários junto a 31 usuários do Twitter e entrevistados outros 5. Por meio desta pesquisa de campo, concluiu-se que a qualidade do conteúdo postado (tema e dinâmica de atualização) são os fatores mais importantes para que um usuário opte por seguir outro, seja este um bot ou não.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam na Revista Múltiplos Olhares em Ciência da Informação mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Contratos adicionais poderão ser assumidos, separadamente, pelos autores, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (exemplo: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.