Competência informacional de estudantes do ensino médio de rede de ensino de Belo Horizonte – Minas Gerais

Autores

  • Daniela Mello Andrade UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS - UFMG
  • Lucas Correa da Cunha Silva UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS - UFMG
  • Mariana Langkammer Bohler Motta UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS - UFMG
  • Matheus Aguiar de Carvalho UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS - UFMG
  • Yuri Cordeiro D'Agostini UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS - UFMG

Palavras-chave:

Ensino Médio. Pesquisa Escolar. Estudo de Usuário.

Resumo

Relata uma pesquisa sobre o estudante de ensino médio de Belo Horizonte como consumidor e produtor de informação. Esta pesquisa divide-se em duas etapas, uma quantitativa e outra, complementar, qualitativa. Na primeira utilizou-se, na coleta de dados, a técnica do questionário tendo se obtido uma amostra não-probabilística de 75 respostas válidas. Na segunda etapa optou-se pela entrevista semi estruturada que foi aplicada a oito estudantes. Os resultados obtidos indicam que 90% dos alunos apontam o trabalho escolar como o principal motivador da busca pela informação. As fontes mais utilizadas pelos alunos são os sites de busca. A biblioteca escolar é utilizada principalmente como sala de estudos. Verificou-se ainda que os alunos repassam as informações obtidas nos ambientes virtuais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2016-06-23

Como Citar

ANDRADE, D. M.; SILVA, L. C. da C.; MOTTA, M. L. B.; CARVALHO, M. A. de; D’AGOSTINI, Y. C. Competência informacional de estudantes do ensino médio de rede de ensino de Belo Horizonte – Minas Gerais. Múltiplos Olhares em Ciência da Informação, Belo Horizonte, v. 5, n. 2, 2016. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/moci/article/view/17004. Acesso em: 13 out. 2024.