Como as pessoas compram na Internet

Autores

  • Giovani Barcelos Universidade Federal de Minas Gerais
  • Laís Albinati Universidade Federal de Minas Gerais
  • Reuben Morais Universidade Federal de Minas Gerais
  • Vitor Aguiar Universidade Federal de Minas Gerais

Palavras-chave:

e-commerce, compra online, conversão

Resumo

Este trabalho apresenta o estudo do comportamento das pessoas ao comprar na Internet, além de fatores que as motivam ou desmotivam na hora de escolher o site para realizar as compras, por meio de pesquisa realizada junto a usuários aplicando técnicas de entrevista, questionário e análise de conteúdo de website. Conclui-se que poucas são as pessoas que não fazem compras online, e que aquelas que compram são atentas à segurança, buscando a veracidade e confiabilidade do site em plataformas de reclamação, como “ReclameAqui”. Apesar de mencionarem e reconhecerem um risco abstrato sobre a segurança de compras online, para a maioria das pessoas isso não é um impedimento para em fornecer suas informações pessoais, desde que seja verificada a confiabilidade do site. Os sites de vendas online têm o potencial de conquistar uma boa faixa do mercado, desde que saibam investir nas áreas mais problemáticas: entregas e pagamentos. Foi possível inferir que as maiores vantagens de comprar online são os preços e a praticidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2017-06-23

Como Citar

BARCELOS, G.; ALBINATI, L.; MORAIS, R.; AGUIAR, V. Como as pessoas compram na Internet. Múltiplos Olhares em Ciência da Informação, [S. l.], v. 6, n. 1, 2017. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/moci/article/view/17007. Acesso em: 14 ago. 2022.

Edição

Seção

Artigos