ESTUDOS DE USUÁRIOS:O COMPORTAMENTO INFORMACIONAL DOS ALUNOS DA UFMG DOADORES E NÃO DOADORES DE SANGUE

Autores

  • Michelle Umbelino Miranda Oliveira Universidade Federal de Minas Gerais
  • Angelita Berndt
  • Xillon Ribeiro

Palavras-chave:

Estudos de Usuários, Doação de Sangue, Comportamento informacional, Estudantes Doadores de Sangue.

Resumo

O estudo tem por objetivo analisar o comportamento informacional dos doadores e não doadores de sangue, tomando por base uma amostra de alunos de graduação na UFMG. Para tanto, foram realizadas duas etapas de pesquisa: a primeira, uma fase quantitativa, em que 121 questionários foram aplicados entre alunos de graduação da UFMG, seguida de uma análise quantitativa. Na segunda etapa, realizaram-se 14 entrevistas com outros alunos, configurando-se como uma etapa de natureza qualitativa do trabalho. Como metodologia de coleta de dados, foram realizadas entrevistas pessoais seguidas por transcrição do áudio e por fim uma análise de conteúdo, com base em oito categorias de análise, sendo que seis são comuns a doadores e não doadores, uma para doadores e outra para não doadores. A coleta e a análise dos dados permitiram compreender que a maioria dos alunos da UFMG doa sangue como uma forma de exercer o papel de cidadão. Pôde-se concluir que a maioria dos alunos pesquisados que doam sangue frequentemente o fazem com o intuito de ajudar o próximo, exercendo assim sua cidadania. Já os alunos que nunca doaram, em sua grande maioria, apresentam alguma razão que os impedem de fazer a doação. Foi identificado que a fonte de informação mais utilizada pelos alunos é a Internet, especificamente o site da Fundação Hemominas. Constatou-se também que nem sempre as informações disponibilizadas influenciam na decisão de doar ou não.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Michelle Umbelino Miranda Oliveira, Universidade Federal de Minas Gerais

Possui graduação em Design de Interiores pela Faculdade Tecnológica INAP (2012). Pós graduação em Iluminação e Design de Interiores pelo Instituto de Pós-graduação e Graduação IPOG. Atualmente é graduanda em Biblioteconomia pela Universidade Federal de Minas Gerais e estagiária no Centro de Memória da Farmácia da UFMG.

Xillon Ribeiro

Graduando em Biblioteconomia na Universidade Federal de Minas Gerais

Downloads

Publicado

2017-08-06

Como Citar

OLIVEIRA, M. U. M.; BERNDT, A.; RIBEIRO, X. ESTUDOS DE USUÁRIOS:O COMPORTAMENTO INFORMACIONAL DOS ALUNOS DA UFMG DOADORES E NÃO DOADORES DE SANGUE. Múltiplos Olhares em Ciência da Informação, [S. l.], v. 6, n. 2, 2017. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/moci/article/view/17012. Acesso em: 14 ago. 2022.

Edição

Seção

Artigos