ESTUDOS DE USUÁRIOS:O COMPORTAMENTO INFORMACIONAL DOS ALUNOS DA UFMG DOADORES E NÃO DOADORES DE SANGUE
Palavras-chave:
Estudos de Usuários, Doação de Sangue, Comportamento informacional, Estudantes Doadores de Sangue.Resumo
O estudo tem por objetivo analisar o comportamento informacional dos doadores e não doadores de sangue, tomando por base uma amostra de alunos de graduação na UFMG. Para tanto, foram realizadas duas etapas de pesquisa: a primeira, uma fase quantitativa, em que 121 questionários foram aplicados entre alunos de graduação da UFMG, seguida de uma análise quantitativa. Na segunda etapa, realizaram-se 14 entrevistas com outros alunos, configurando-se como uma etapa de natureza qualitativa do trabalho. Como metodologia de coleta de dados, foram realizadas entrevistas pessoais seguidas por transcrição do áudio e por fim uma análise de conteúdo, com base em oito categorias de análise, sendo que seis são comuns a doadores e não doadores, uma para doadores e outra para não doadores. A coleta e a análise dos dados permitiram compreender que a maioria dos alunos da UFMG doa sangue como uma forma de exercer o papel de cidadão. Pôde-se concluir que a maioria dos alunos pesquisados que doam sangue frequentemente o fazem com o intuito de ajudar o próximo, exercendo assim sua cidadania. Já os alunos que nunca doaram, em sua grande maioria, apresentam alguma razão que os impedem de fazer a doação. Foi identificado que a fonte de informação mais utilizada pelos alunos é a Internet, especificamente o site da Fundação Hemominas. Constatou-se também que nem sempre as informações disponibilizadas influenciam na decisão de doar ou não.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2017-08-06
Como Citar
OLIVEIRA, M. U. M.; BERNDT, A.; RIBEIRO, X. ESTUDOS DE USUÁRIOS:O COMPORTAMENTO INFORMACIONAL DOS ALUNOS DA UFMG DOADORES E NÃO DOADORES DE SANGUE. Múltiplos Olhares em Ciência da Informação, [S. l.], v. 6, n. 2, 2017. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/moci/article/view/17012. Acesso em: 14 ago. 2022.
Edição
Seção
Artigos